1º aquario,Semi Plantado...


tmaster

Recommended Posts

Boas a todos. quem frequenta o forum regularmente,principalmente a parte dos lagos de agua fria ja me deve ter visto por ca, mas mudei de casa, e deixei os lagos ao cuidados dos meus pais, e agora só tenho espaço para aquários (provisoriamente) :puppydogeyes:

 

entao meti maos a obra e comecei a montar um nano depois de ter visto um aquario a 25€ de 30L no "deborlex" e como o vicio dos peixes não nos larga, meti mãos a obra(ou a carteira)

 

comprei o aquário ja com filtros de esponja da chinezex e com uns peixes de plástico(que foram nadar no caixote do lixo) e comprei umas plantas e um areao e substrato fértil e umas pedras que encontrei nas redondezas e montei isto:

 

medidas 37x25x27 (supostamente 30l)mas deve ter +- 25 com substrato e areão

termostado 25w

filtro esponja,(marca made in china?)

 

substrato aquatic-nature

areão branco 2-3mm

1x rotala (green) veio na forma emersa

1x ludwigia repen(salvo erro)

1x anubia nana(que deu 3 depois de abrir o vazo:P)

pedras da serra ...

 

P2200299.jpg

 

 

P2200300.jpg

 

 

P2200301.jpg

 

 

Falta o musgo willow(Fontinalis antipyretica) que vem algures no correio, do ebay para dar outra vista a coisa.

 

e possivelmente as pedras sao para trocar por umas mais...ideais, quando encontrar umas ..

 

deverá levar uns neons cardinali, ou uns neons black se os encontrasse a venda.(acho-os uma beleza:P) e uns camaroes red para decorar o musgo :flick_tongue:

 

 

a luz é somente 11w(6700k) mas está-me a parecer suficiente pois ludwigia repens está a dar rebentos avermelhados, o que é sinonimo de que a planta está a receber boa luz. queria trocar para uma de 18w mas como esta se esta a portar bem..deixa ver no que dá.

 

há que reparar que é um aquário sem co2 logo muita luz é desperdício,apesar de ter comprado fertiliante liquido para colocar da aquatic nature para colocar.mas acho que ainda é desnecessario.

 

é que ja tenho visto na net aquarios com menos plantas e com sistemas de co2..va-se la saber para que....

 

 

Va-la comentem e digam por onde comecei mal..e bem:)

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

 

O aquário está bastante bonito, só deixava crescer um pouco as plantas a ver no que dá. Só não sei o que é essa "espiral" no meio do aquário.

O co2, se quiseres podes, fazer co2 caseiro com ou sem gelatina. Há várias receitas no forum.

 

Cumprimentos João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espiral? as bolhinhas? é da pedra que tinha sido colocada ha pouco tempo. a agua ainda estava turva na foto. mas já esta cristalina.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo aquário, está aí um belo começo.

 

Só não gosto muito das "pedras brancas no fundo" mas é só a minha opinião. Mas de resto acho bem porreiro ;)

 

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. essa das anubias ja me lixou bem lixado mesmo eu sabendo que não as devia enterrar. disseram-me na loja mas ao trancadas debaixo das pedras(o rizoma ficou de fora) so trancando as raízes, mas depois pus mais um bocado de areão e esqueci-me de desenterrar a anubia la de traz.. resultado: fiquei ontem com as folhas na mão porque o rizoma apodreceu mesmo.. para uma planta tão resistente achei-as demasiado sensíveis a isso.

 

agora ando as turras com outras coisas. com o ph por exemplo. ja ia em mais de 7.8 ,quando a agua da rede vem a 7 /7.2 ...deixa ver se agora com o tpa de 50% estabiliza mais baixo... é que tenho de ver se estabiliza pelo menos em ph neutro porque gostava de por tetras(so sei qual quando chegar a loja, talvez neons cardinal ou assim)

e ja li que eles preferem de ph de 6.5.

 

acho que é muito sensível para primeiro peixe do aquario:/ alem de serem peixes que não gosta de muita luz..em aquários plantados é dificil...ainda por cima agora quero por outra lampada de 11w(ficando com 2 ) pois as plantas estão a crescer para o centro devido a luz estar ao meio

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse areão branco ou as pedras não são calcárias?

Se forem, aí está a razão do pH alto.

Com esse pH desaconselho os néons.

Coloca uns guppys, platys ou mollys.

É também um pH bom para um caracol maçã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem as pedras nem o areao é calcário, as pedras sao um xisto qualquer e o areao é proprio para aquario. ja os coloquei ambos(amostras das pedras e areao) dentro de de vinagre e limao e naõ reagiram...

 

vamos ver se não era do processo de nitrificação ou algo assim .... deixa ver se estabiliza nos 7.0 que é o valor dela e depois arranjo maneira de baixar o ph 0,5.

 

aconcelham alguma maneira em especial de baixar o ph sem ser atravez de troncos??? é que eu não gosto de viviparos,fazem-me lembrar as gambuzias que tinha lol

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se fizer troca de metade da agua por agua emgarrafada(do dia:P) lá diz que o ph é 5.30.

 

se mudar metade da agua talvez baixe o ph?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se adicionar co2 baixo ligeiramente o ph enquanto o co2 está a funcionar. quando a mistura caseira começar a baixar de pressãO O PH soube outra vez(sim porque 150€ por um equipamento de co2 decente,comprava mas era um aquário grande com mesa e tudo lol)

 

eu não penso em colocar co2 a menos que note que as plantas não crescem... e até agora parecem crescer bem..

 

a ideia de misturar o agua mais acida(ph5.31) com a agua normal da torneira(7 /7.2) era deixar o ph a meio(tipo 6 ou 6.5) para neons e camaroes. uma vez que o aquário ainda está sem peixes não haveria grande problema de baixar meio ponto de ph ou 1 ponto. as plantas penso que sejam resistente a pouca diferença de ph...

 

que acham?

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou baixar gradualmente o ph antes de por neons a ver o que dá.

 

agora estou com outro probleminha. coisa pequena..

:bs_quesexclaim:

estão a aparecer ,no areao branco, algumas pedras esverdiadas. parece ser isto a tal cianobacteria que ja li algures, é mesmo verde? o que eu tenho sao algumas zonas nas pedras ,ficam verdes claras em vez de brancas, também noto um pouco nos vidros(coisa mínima) parecem um pó ou uns filamentos esverdeados/acastanhados nos vidros ..

 

 

o que sao? e como se erradicam?? cumps

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou baixar gradualmente o ph antes de por neons a ver o que dá.

 

agora estou com outro probleminha. coisa pequena..

:bs_quesexclaim:

estão a aparecer ,no areao branco, algumas pedras esverdiadas. parece ser isto a tal cianobacteria que ja li algures, é mesmo verde? o que eu tenho sao algumas zonas nas pedras ,ficam verdes claras em vez de brancas, também noto um pouco nos vidros(coisa mínima) parecem um pó ou uns filamentos esverdeados/acastanhados nos vidros ..

 

 

o que sao? e como se erradicam?? cumps

 

Viva,

 

Soluções para reduzir os "filamentos esverdeados" olol:

 

- Baixa as horas de luz/iluminação. Quantas tens?

- Compra um limpa vidros ou um iman de limpeza.

- Usa um cartão tipo "multibanco" para raspar o vidro. Também podes usar laminas de x-acto ou de barbear, em bom estado!

 

Penso que seja o principal.

 

Abraço e boa limpeza

Editado por dias_lm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja descubri o que é: é green dust algae ou seja algas poeirentas verdes.

 

agora só não sei como me livro delas. mas parece que ninguem sabe:/ isto começa bem.. e ainda nem tem peixes....

 

a iluminação foi aumentada. tinha somente uma lampada de 11w mas agora tenho 2 de 11w /6500k

 

Está 1W/por litro

 

irei implementar co2 (apartir do diy com acido cloridrico/bicarbonato de sodio) mas para já as plantas estão a crescer, ja chegam a linha de agua.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

a ideia de misturar o agua mais acida(ph5.31) com a agua normal da torneira(7 /7.2) era deixar o ph a meio(tipo 6 ou 6.5) para neons e camaroes. uma vez que o aquário ainda está sem peixes não haveria grande problema de baixar meio ponto de ph ou 1 ponto. as plantas penso que sejam resistente a pouca diferença de ph...

 

que acham?

 

Eu não sou químico e a química que tenho é a que aprendi na escola, mas isso que estás a dizer não funciona assim. A escala do pH é uma escala logarítima, pelo que de certeza que (já lá vão uns anos das aulas de química e já não me lembro) se juntares 1litro de água com 7 pH com 1litro de água com 5 pH o pH final é de 5,01 ou aproximado.

 

Alguém que me corrija se estiver enganado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. sei que a escala e logarítmica mas na pratica realmente não sei como funciona. se agua mais acida "tem mais força" a mudar o ph numa agua alcalina ou se uma alcalina tem "mais força" a mudar o ph de uma agua acida...

 

acho que vou mesmo testar isso com 2 copos de agua e medir(1 da torneira e outro de compra(7.5ph para 5.3ph)

:P

 

ja digo o resultado.

 

Quanto as algas em po(green dust algae) alguem tem alguma ideia?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo a experiência fica a metade. coloquei 20cl de agua da torneira e 20cl de água do garrafão e fiquei com +-6.6ph.

 

ficou a metade das 2 escalas. ou seja se quiser manter a agua do aquário a estes 6.6 tenho de misturar partes iguais... se quiser a 6.8 tenho de colocar mais agua da torneira que do garrafão...

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. até agora a experiência na pratica ,colocando agua engarrafada saiu-me furada. coloquei 1 garrafão e meio e o restante agua da torneira ficando mais ou menos 3 para 1,maioritariamente agua da torneira.

 

apesar de o ph inicial ser 6.8 ele vai sempre subindo ate estabilizar no 7.4+-

 

deve ser porque o kh da agua da torneira é muito alto.

 

vou continuar a utilizar agua engarrafada para fazer as tpa pequenas para ver se aumentando a quantidade de agua engarrafada consigo inverter esta tendência de ph alto. alguem recomenda utilizar alcido?do próprio para baixar o ph de aquarios la esta.?

 

 

entretanto coloquei hoje peixes memso o ph nºao estando grande coisa, la na loja eram mantidos a ph neutro(7.0) logo não variou muito, contudo sao especies de levemente acida. to tramado....

 

a fauna são : 8 rasboras arlequim(1 sem rabo,não reparei na altura da compra mas amanha vão-me ouvir)

 

2 ramirezi(supostamente um casal, são juvenis ainda dai ter uma femea e um suposto macho(que pode ser também uma fêmea)

 

Aqui ficam os videos(sim são videos, tem de carregar para ver)

th_P3060318.jpg

o primeiro vídeo não consigo perceber se é realmente macho, o 2º sim que se ve que é femea

alguem percebe se o 1ºvideo é macho?

 

 

th_P3060319.jpg

o aspecto final é o seguinte:

th_P3060320.jpg

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.