problemas com o termoestato


Recommended Posts

Boas, é o seguinte eu comprei um termoestato á uma semana e quando o meti a trabalhar estava tudo bem, trabalhou bem durante 3 dias e no quarto durante a noite estragou-se aquecendo a agua muito, "cozendo" os meus peixes todos.

 

A minha duvida é se existe alguma forma de fazer com que me tentem minimizar o prejuizo visto que trazer os peixes de volta é impssivel.

 

já aconteceu isto a alguem?

O que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que sim... mas não ao abrigo da garantia, que vai cobrir provavelmente apenas a reparação/substituição do aquecedor.

 

De qualquer forma, tenho dúvidas quanto a tua essa intenção, pelo simples facto de que se pode argumentar, na minha opinião bem, que se o aquecedor cozeu os peixes e o aquário tem uma manutenção dita normal (ao menos olhar para ele uma vez ao dia) é porque estava sobre dimensionado para o aquário onde estava.

 

De quantos litros é o aquário e de que potência era o aquecedor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a temperatura a que estava o aqua quando viste os peixes "cozidos"?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos, pelos menos os dois últimos modelos, os aquecedores/termostatos da JAGGER têm um sistema de calibração.

 

Nos primeiros dias tem de se estar atento à temperatura e aí regular o aquecedor p a temperatura correcta, mas daí até ter cozido os peixes vai um longo caminho.

 

 

Cumps

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já te disse o que tens de fazer agora pergunto..

 

a quanto tempo tinhas o aquario montado?

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já está montado á um ano e tal, mas estava a trabalhar com um termoestato igual mas de 250 watts e como me tinham oferecido aquele decidir mudar e meter o de 300 watts e utilizar o que lá estava num aquario ligeiramente inferior, o que foi grave. Se o tivesse acontecido no outro aquario nao me teria morrido quase nada, visto so la ter quatro pseudotrofeus em crescimento (250 LITROS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.desculpa mas tenho k dizer isto.

a meu ver o erro foi teu.

se tinhas um de 250 watts a funcionar bem,temperatura ideal,foste trocar por um superior...

logo a partida tinhas k baixar bastante a temperatura para te dar mais ou menos a mesma.

o k eu acho k nao fizeste...

mais uma razao para eu axar isso é tu nem saberes kual a temperatura k estava quando cozeste os peixes.

pode haver varias falhas aí.

eu tb troquei um termostato k tinha de 100 por um de 150 pensando k o de 100 nao aquecia a agua o suficiente,pelo k via no termometro.

meti o de 150 e pouco mais subiu a temperatura,mas logo pensei k algo estava mal e comprei outro termometro...

o defeito era do termometro,mas tive sorte k nao cozi nenhum peixinho.

se o problema for mesmo do termostato,apenas te vao dar outro.

nada mais.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que tenho é que a diferença de um termostato de 250w para um de 300w consiste na velocidade (devido à potência) com que a água atinge a temperatura desejada. Faz sentido o que estou a dizer?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a potencia tambem pode ter alguma coisa a ver com a velocidade com k atinge a temperatura,mas o principal efeito é para conseguir atingir a temperatura desejada.

se tentares meter um de 150 por exemplo nesses 300 litros de agua,se o tiveres ligado durante dias,semanas nao vais conseguir atingir a temperatura nunca.

quanto mais potente mais aquece a agua.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Acho que todos esses equipamentos têm uma ressalva na garantia em como não cobre danos causados. Foi pena não verificares a temperatura que atingiu, porque se o mecanismo de corte automático não funcionou à temperatura máxima permitida, então o termóstacto estava ilegal, penso que isso pode ser verificado com uma pequena experiência, e de certeza com uma peritagem ao termóstacto.

Se valer a pena (valor dos peixes) fala com a DECO, se fores sócio tens apoio jurídico gratuito, podem esclarecer a questão em termos jurídicos e ajudar caso se possa reclamar.

Senão, é só o termo, já que está na garantia.

 

Cumps,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tem de admitir: houve uma falha do aquecedor! Se está dentro da garantia, activa-a.

 

Seja um aquecedor de 50 ou de 500Watts, se forem regulados para 26ºC, por exemplo, eles chegam a essa temperatura e deixam de aquecer. Isto claro se estiverem calibrados e a funcionar sem problemas.

 

A razão de existirem aquecedores de várias potências é simples: a relação com a quantidade de água a aquecer! Assim como não se coloca um aquecedor de 50Watts em 500litros de água, também não se mete um de 500Watts em 50 litros de água. A potência do aquecedor é proporcional com o volume de água a aquecer, nada mais.

 

Podes tentar junto da Deco, para que te indemnizem dos danos causados, mas creio que não leva a nada nenhum.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquecedor desliga-se ao atingir a temperatura.nao se desliga a atingir a temperatura da agua.logo se é mais potente(maior)vai-se desligar quando atingir aquela temperatura,mas a agua pode estar mais quente.

mas para os cozeres foi preciso muito mesmo.

eu ja tive o meu aqua 3 dias seguidos a 30 graus por causa do ictio,mas a fauna sempre andou bem.

 

cumprimentos.

 

testa tudo novamente antes de ires fazer qualquer reclamaçao

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.