Farto de algas


jTwin

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquario à mais de dois anos e nos primeiros meses tudo bem mas depois começaram a aparecer muuuitas algas.

Retirei as que pude, mudando muita decoração do aquario e passando a fazer TPA de 40% de 2 em 2 semanas. A cada TPA deito 10ml de Plant Gro da Nutrafin e umas pastilhas da sera (flore plus e florenette A) - 5 de cada +-. Dariamente 3 ou 4 gotitas de ferropol 24 da JBL.

Este último deixei de pôr e as algas "tipo cabelos" parecem ter diminuido - excesso de ferro?

As outras algas verdes escuras que fazem uns "tufos" no areão, nas pedras de xisto, vidros etc estão sempre a aparecer e em força.

Estas algas aparecem só nas zonas expostas à luz, por exemplo por baixo das plantas em que há mais sombra, nada de algas... Penso que será também importante acrescentar que o aquario não está encostado a uma parede, mas sim no meio da sala, obtendo luz pelos 4 vidros.

Gostaria que me pudessem ajudar a acabar com elas pois assim o meu aquario está muito feio, como se vê nas fotos:

https://picasaweb.google.com/jmTwin78/FotosAquario#

 

Setup do aquario:

Juwel Rio de 180 L.

Iluminação: 54W X 2

Filtragem: Bio Box de origem + filtro interno 750 l/h.

CO2: caseiro, com o doseador Nutrafin em ZIG-ZAG. (nº de bolhas/min variável, mais quando faço o CO2 que depois vai diminuindo...)

Flora: Cabombas, para ver se acabava com as algas... e 2 Anubias?

Peixes: 2 escalares, 2 botias, 2 coridoras, 1 L vidros, 6 neos, 3 gupis, 2 trichogaster, 2 zebras, 1 ancistrus

Decoração: algumas pedras de xisto. 1 tronco.

Se me puderem ajudar...

Obrigado.

Editado por jTwin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma pergunta que iluminação tens, as lampadas já tem quanto tempo? é que me dá a sensação que as lampadas que tens já são "velhas" dando origem a estas algas... mas não excluo um falha no equilibrio de PO4 e NO3...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma pergunta que iluminação tens, as lampadas já tem quanto tempo? é que me dá a sensação que as lampadas que tens já são "velhas" dando origem a estas algas... mas não excluo um falha no equilibrio de PO4 e NO3...

 

Cumps

 

As lampadas são as que vieram com o aquario. Têm tempo de vida útil é?

Tenho testes de PO4 e NO3, daqueles com escala de cores. Noutro dia fiz e deu:

PO4 - 0,5 a 1,0 m/l

NO3 - 25 mg/l

Editado por jTwin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lampadas T8 e T5 normalmente deverão ser substituidas todos os anos, visto que apesar de ao final de um ano ainda emitirem luz estas já não apresentam os parametro ideais para as plantas...

 

No entanto estive a ver neste site muito bom sobre algas guitarfish, em que refere as causas provaveis para as algas que apresentas, segundo o site existem duas causas possiveis:

1 excesso de FE e como adicionavas ferropol poderás ter valores muito altos...

 

2 Ph essas algas gostam de agua acidas...

 

No entanto continuo a apontar também para as lampadas que já tem mais de dois anos logo já deveriam ter sido substituidas a muito... solução mais rapida para ajudar a remover esta praga será a introdução de dois SAEs ou umas neritinas que se alimentão deste tipo de algas...

 

Cumps

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lampadas T8 e T5 normalmente deverão ser substituidas todos os anos, visto que apesar de ao final de um ano ainda emitirem luz estas já não apresentam os parametro ideais para as plantas...

 

No entanto estive a ver neste site muito bom sobre algas guitarfish, em que refere as causas provaveis para as algas que apresentas, segundo o site existem duas causas possiveis:

1 excesso de FE e como adicionavas ferropol poderás ter valores muito altos...

 

2 Ph essas algas gostam de agua acidas...

 

No entanto continuo a apontar também para as lampadas que já tem mais de dois anos logo já deveriam ter sido substituidas a muito... solução mais rapida para ajudar a remover esta praga será a introdução de dois SAEs ou umas neritinas que se alimentão deste tipo de algas...

 

Cumps

Então será melhor começar por investir em lâmpadas novas...

Os SAEs e Neritinas apenas controlam a praga, não a erradicam não é? Mas vou comprar uns...

Obrigado.

Mais sugestões são bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

De facto não resolvem o problema mas sempre ajudão a controlar a praga, depois com lampadas novas o problema deve começar a diminuir isto também com a ajuda das TPAs para tentares baixares os niveis de ferro, mas o ideal era teres o teste de Fe para confirmar se esta era uma das fontes do problema...

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando montei o aquario as plantas cresciam bastante bem, até demais...

Mas com o tempo e também com algum desleixo da minha parte começaram a estagnar e a aparecer algas.

Usava diariamente o DayDrops da sera. Este produto é bom? Nas TPAs Plant Gro como Micro e outro produto também da nutrafin que penso seriam Macro Nutrientes.

Que fertelização me aconselham? Sei que isto da fertilização dá pano para mangas mas de uma forma simples que produtos adicionar e com que frequência, para ter plantas a crescer e algas controladas?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,tem em atenção que quando trocares de lâmpadas,muito provavelmente as algas vão novamente atacar em força,provavelmente de outras especies,devido aos nutrientes que se vão acumulando na agua devido as lâmpadas estarem velhas.

mais uma coisa,neste momento deves ter as luzes ligadas cerca de 9/10 horas diárias,acertei?experimenta baixar para 6/7 põe co2 a bombar que vais ver que isso acalma.aquando o co2 coloca também mais plantas para elas o absorverem.as algas acalmam,mas nunca desaparecem.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais