Help help, CO2...


MiguelSCosta

Recommended Posts

meus amigos, tenho o aquario cheio de algas, e o que me preocupa sãoe as plantas cobertas de algas... algas tipo pelinhos agarrados às folhas, ou mesmo cabelos gigantescos agarrados aos caules das plantas... os cabelos dos caules ainda se vão tirando mais ou menos, mas o resto nao sai.

72watts para +ou-100L e trocas de aqua de 50L por semana. 2 ottocinclus e um crossocheilus (porque vá-se lá saber porquê, as lojas dizem que avisam quando chegarem os bichinhos mas nem respondem aos mails que se lhes mandam).

 

as plantas nao serão provavelmente das mais exigentes, mas ainda são algumas dentro do aquário. a montagem tem menos de um mês, sendo que no inicio estava escassamente plantado.

 

abraços e que soluções haverá?

 

obrigado.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O que dizes é insuficiente.

Quantos peixes tens?

Quais os níveis de nitratos e fosfatos antes das trocas de água? E depois destas?

Que filtro tens?

Qual o tipo de iluminação?

Que plantas usaste no início?

Tens solo fértil?

Usas CO2?

Só na psse destes dados è que poderemos tentar fazer um diagnóstico e então propor a cura.

Saudações aquqriófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não entres em pânico. Para já continua a adicionar Co2 e corta em todo o tipo de fertilização. Começa a mudar água a isso. Todos os dia de 10 a 20%. Vais ver que isso passa. Deixa estabelecer as plantas. Se tiveres poucas põe mais e de crescimento rápido.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna:

1 crossocheilus, 2 ottocinclus, 6 gambuzias e um escalar grande.

 

Flora:

Anubias barteri var. nana; Salvinia natans; riccia fluitans; ceratopteris cornuta; ceratopteris thalictroide; hygrophila polysperma; shinnersia rivularis; hemianthus micranthemoides; limnophila sessiflora; Heteranthera zosterifolia(esta ainda numa fase de arranque, não sei se pega)...

 

Não tenho nem teste de nitratos nem de fosfatos, não tenho substracto fertil, apenas uso TMG(5mL/semana), não tenho injecção de CO2, filtro externo eheim 2213, iluminação 4*18w de fluorescentes normais.

 

as plantas mesmo do inicio foram as anubias e as ceratopteris, mas quanto a plantas, têm vindo constantemente a aparecer espécies diferentes.

 

obrigado e abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Sem adição de CO2 aconselho-te a parar com os 5ml de TMG semanais, aliás porque é que estás a adubar e porquê com TMG? só deves adubar com adubos fortes quando o crescimento vegetal assim o exige e isso só irá acontecer com adição de CO2. Para já basta que coloques uma gota por dia, só para garantir que nenhum nutriente fica esgotado no aquário (deves ter muitos em excesso já).

Não te preocupes com os testes de Nitratos e Fosfatos para já, faz o que o Jacinto disse que está correctíssimo, ajuda ainda com mais alguns comedores de algas - há ambos os que referes na NATURLINE se tiveres dificuldade em os encontrar.

Tens uma iluminação decente o que é um bom começo, mas isso pode melhorar. Presumo que tenhas 4 lâmpadas todas iguais, tens reflector? aconselho-te a manter duas dessas lâmpadas (as outras duas ficam como sobresselentes) e colocar uma Flora e uma daylight de tonalidade diferente das que tens.

Investe no CO2, podes começar com o caseiro que já desenrasca bem, precisas por essas plantas a crescer se quiseres ver as algas a perder a batalha.

Tens boas plantas para o arranque, H. polysperma e C. cornuta são fáceis de de crescimento muito rápido o que é o ideal.

 

Vais ver que não custa nada,

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho 64L de agua de parte para fazer trocas, e cortarei então no TMG, sendo que quando tiver tempo vou ao hipermercado comprar os ingredientes e a garrafa(que por estranho que pareça não há nenhuma cá em casa) para fazer o CO2.

Muito obrigado e fiquem certos de que irei dando noticias.

obrigado mais uma vez.

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Praticamente já foi tudo dito.

O mais importante é estimular o crescimeno das plantas, de modo a estas consumirem os nutrientes das algas.

As mudanças de água aconselhadas, permitirão eliminar o excesso de adubação e fornecerão os micronutrienes, mais importantes para as plantas que para as algas.

A boa iluminação e o CO2 tb são fundamentais num aquário plantado.

Controla o Ferro e se necessário aduba com este elemento 1 vez por semana , pois o crescimento rápido das tuas plantas rapidamente o consumirão.

Saudações aquriófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de montar um DIY de CO2 aqui do forum, e coloquei-o no aquario há 5minutos. coloco a pedra difusora a que disância da superficie? visto que no inicio a introdução em profundidade desta possa causar facilmente um abaixamento repentino do pH, devo colocá-la perto da superficie, ou a meio do aquario?

troquei uma das philips de 18w por uma fluora de 18w que vinha com uma calha que comprei e tem côr rosada.

 

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, a cor rosada é bom sinal.

Mantém a pedra difusora a meio do aquário, mas não te esqueças de a retirar quando apagas a luz e só voltar a colocar quando a voltares a acender, outra opção é injectares ar com uma bomba que liga quando desligam as luzes e desliga quando voltam a ligar.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro com CO2 caseiro se retirares a pedra difusora durante a noite a mistura vai continuar a fabricar CO2 fora do aqua, além de se estar a perder Co2 está-se a alimentar o ar deste gás.

 

No caso de meteres uma bombar de ar durante a noite ninguem dorme :evil: eeheheheh...pelo menos a minha bomba faz imenso barulho porque vibra.

 

Abraço,

Bruno

 

P.S: Vou ver se junto uns trocos é para comprar a calha e lâmpadas que falamos ontem para depois fazer a mistura de CO2.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro com CO2 caseiro se retirares a pedra difusora durante a noite a mistura vai continuar a fabricar CO2 fora do aqua, além de se estar a perder CO2 está-se a alimentar o ar deste gás.

Durante a noite tu não queres esse CO2 na água do teu aquário, para além do mais o CO2 que é libertado para atmosfera é ridículo, talvêz o de uma noite inteira se compare a 1/2 duzia de expirações humanas.

Podes descarregar uma botija inteira de 500g de CO2 num quarto pequeno que nem notas.

Quanto à pedra difusora fazer barulho é conforme a qualidade da bomba de ar. O barulo das bolhas e da água em sí é até tranquilizante (eu pelo menos acho)

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais