Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos.

Precisava mais uma vez de uns conselhos para remover estas algas do meu aquario...

img01891.th.jpg

O meu aqua é de 80l, com um filtro eheim 2213 e 3x24W durante 6h por dia.

Os meus otos e ancystrus nem se aproximam delas, por isso presumo que não vai ser com eles que isto se vai resolver.

As algas vermelhas estão em redução depois de TPAs de 3 em 3 dias com limpeza a fundo dos tubos e filtro durante 2 semanas, mas as verdes estão cada vez pior.

O grande mal é que ao tirá-las manualmente vem tudo colado, seja plantas, substrato e mesmo as rochas.

Já reparei que por vezes sugerem reduzir drasticamente a iluminação, mas isso não dará cabo das plantas todas também?

Também pensei em meter um SAE, mas o aqua é muito pequeno para ele.

O que sugerem?

Cumps,

xz

Publicado:

quais os valores da agua do aquario e que lampadas tens?

Tive um incidente com luz no meu aquario à 2 semanas e posso te dizer que nunca tive um boom tão grande de algas verdes, nem se via as plantas, esta semana já quase nem tenho algas, reduzi a luz para 2x39w (uma gro-lux e uma 6,5k) e consegui atinar com os valores de fertelização, as plantas de estagnadas crescerem mais de 5 cms e já tocam na superficie da agua, tb tenho uma equipa de 8 otos.

o truque está na luz, c02 e fertelização certa, e vais ver que desaparecem em menos de nada

Publicado:

Boas...

Desculpa pelo atraso na resposta.

Luz tenho 3x24w a 10k, 3h por dia neste momento.

Não tenho medidores de valores de fertilização, mas de resto está com pH7, nitratos 0, nitritos 1, KH 6ºd, GH >7ºd.

Não se devo aumentar o CO2 ou cortar para reduzir algas...

Publicado:

as lampadas que tens seriam mais bem aplicada com 4000k e 6500 pois seria melhor para as plantas e reduzia melhor as algas.

já utilizei a técnica de não ter a iluminação por 2 dias e vêm-se os resultados, as plantas não morrem em 2 dias nem em 3.

contudo espera por outras sugestões.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

Para essas que já estão bem desenvolvidas, platys, guppies, colisas, entre outros, comem-nas e podes reduzir se os tiveres a sua alimentação um pouco que eles viram-se às algas. Para começares a resolver sem grande stress o problema reduz o ciclo de luz em uma ou duas horas diárias durante o tempo que vires ser necessário para as algas começarem a estar em menor quantidade isso tu é que vais ver. Para as plantas vai deitando diariamente uma mão cheia de gotitas de fertilizante líquido que elas sobrevivem. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!