eXistenZe Publicado Fevereiro 9, 2011 Publicado Fevereiro 9, 2011 Boa tarde a todos. Precisava mais uma vez de uns conselhos para remover estas algas do meu aquario... O meu aqua é de 80l, com um filtro eheim 2213 e 3x24W durante 6h por dia. Os meus otos e ancystrus nem se aproximam delas, por isso presumo que não vai ser com eles que isto se vai resolver. As algas vermelhas estão em redução depois de TPAs de 3 em 3 dias com limpeza a fundo dos tubos e filtro durante 2 semanas, mas as verdes estão cada vez pior. O grande mal é que ao tirá-las manualmente vem tudo colado, seja plantas, substrato e mesmo as rochas. Já reparei que por vezes sugerem reduzir drasticamente a iluminação, mas isso não dará cabo das plantas todas também? Também pensei em meter um SAE, mas o aqua é muito pequeno para ele. O que sugerem? Cumps, xz Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
cesarrf Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 quais os valores da agua do aquario e que lampadas tens? Tive um incidente com luz no meu aquario à 2 semanas e posso te dizer que nunca tive um boom tão grande de algas verdes, nem se via as plantas, esta semana já quase nem tenho algas, reduzi a luz para 2x39w (uma gro-lux e uma 6,5k) e consegui atinar com os valores de fertelização, as plantas de estagnadas crescerem mais de 5 cms e já tocam na superficie da agua, tb tenho uma equipa de 8 otos. o truque está na luz, c02 e fertelização certa, e vais ver que desaparecem em menos de nada Citar
eXistenZe Publicado: Fevereiro 13, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2011 Boas... Desculpa pelo atraso na resposta. Luz tenho 3x24w a 10k, 3h por dia neste momento. Não tenho medidores de valores de fertilização, mas de resto está com pH7, nitratos 0, nitritos 1, KH 6ºd, GH >7ºd. Não se devo aumentar o CO2 ou cortar para reduzir algas... Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
eXistenZe Publicado: Fevereiro 16, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2011 Alguem? Citar O meu aqua 200l A minha calha 36x3W LED
robintiago Publicado: Fevereiro 16, 2011 Publicado: Fevereiro 16, 2011 as lampadas que tens seriam mais bem aplicada com 4000k e 6500 pois seria melhor para as plantas e reduzia melhor as algas. já utilizei a técnica de não ter a iluminação por 2 dias e vêm-se os resultados, as plantas não morrem em 2 dias nem em 3. contudo espera por outras sugestões. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 17, 2011 Publicado: Fevereiro 17, 2011 (editado) Para essas que já estão bem desenvolvidas, platys, guppies, colisas, entre outros, comem-nas e podes reduzir se os tiveres a sua alimentação um pouco que eles viram-se às algas. Para começares a resolver sem grande stress o problema reduz o ciclo de luz em uma ou duas horas diárias durante o tempo que vires ser necessário para as algas começarem a estar em menor quantidade isso tu é que vais ver. Para as plantas vai deitando diariamente uma mão cheia de gotitas de fertilizante líquido que elas sobrevivem. Cumps. Editado Fevereiro 17, 2011 por Fernando_regio Citar
Recommended Posts