Golden Bee ovada


desteves

Recommended Posts

Boas pessoal.

Hoje andava à procura dos heteropoda wild juvenis que tinham nascido à poucas semanas quando parei para olhar para os bee e encontrei a minha primeira femea ovada. não estava nada à espera pois ainda me pareciam pequenos para se reproduzirem mas pelos vistos não. não sei é se o pai é um golden ou um cr. Mas fiquei bastante contente e gostava de partilhar algumas fotos com voces.

 

por agora vão as do telemovel, depois tiro com a maquina.

 

img0049bxt.jpg

img0050dm.jpg

img0051lu.jpg

img0052ug.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabens, espero que tenhas sucesso com essa Golden.

 

Quais as grades que tens nesse aquario?

 

Obrigado :)

por enquanto tenho 2 CR grade S e 5 golden.

 

boa sorte com as futuras crias

 

Obrigado ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Viva !

Vão-se desenvolvendo. Ainda são pequenas. Quando esta femea ovou, todas as caridinas que tinha ovaram. Ou seja, 1 CR e mais 3 golden. Entretanto nasceu tudo e ovou tudo logo a seguir outra vez. Enquanto uns vão crescendo, eu vou esperando pela segunda remessa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desteves, menos conversa o pessoal quer é fotos :discuss_gathering:

 

;)

 

Boa sorte com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, lá fui colecionando umas fotos dos putos para ver se punha aqui algumas. Como disse, em 120l apanhar estras crias para fotografar é muito dificil. Tenho goldens tão pequenos que nem aparecem nas fotos lol.

Mas lá consegui apanhar uns CR nascidos cá em casa para mostrar. A qualidade já sabem..

aq002.jpg

aq005.jpg

aq007.jpg

 

e o novo rei do aquário

aq008.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva amigos camaroeiros !

 

Ora bem, venho desenterrar o topico por motivos completamente opostos aos que me fizeram abri-lo em primeiro lugar.

A minha colonia de caridinas desapareceu completamente. E venho partilhar para que outros tenham cuidados que talvez eu não tenha tido.

Tudo começou quando comecei a ver planárias no meu aqua. Não liguei muito pois li que raramente atacavam camaroes e fui deixando a coisa por resolver..

Entretanto começam-me a aparecer carcaças (e não cascas) pelo aquário. Começo nos testes a agua e nada estava errado. Achei estranho mas acabei por não ligar. No dia seguinte, mais um ou duas carcaças e as coisas estavam neste ritmo. 1/2 mortes por dia. Até que me decidi a ficar especado a olhar para o aqua (nunca se sabe, podia ver alguma acção) e não é que vejo 4 ou 5 planárias a "atacar" um camarão ? Quando começo a tirar as carcaças do aqua e a po-las numa taça, começo a ver 4 ou 5 planarias a sair de cada uma delas. Ou seja, eram estes bichos (que eu acho nojentos) que me estavam a matar os camarões. Nesta altura já só tinha meia duzia de juvenis. Deparei-me com uma situação que não sabia o que fazer: deixar os juvenis no aqua até resolver a situação das planárias ou tirá-los de lá e arriscar que sobrevivam num aqua montado a apenas 2 semanas. Optei por troca-los de aqua e a verdade é que nenhum sobreviveu.

No final de contas, fiquei com talvez uns 15 heteropodas wild e o resto morreu tudo. Entretanto, com o aqua sem vivos, decidi aumentar a temperatura para 33º a ver se matava as planárias mas parece não estar a resultar.

Gostava então que me indicassem onde posso comprar o fluvermal (ou outro medicamento para o mesmo efeito).

 

Já aconteceu algo semelhante a algum de vós (planarias sedentas de sangue)?

 

Bom, estou muito triste porque andei durante muito tempo cheio de vontade de finalmente passar para as caridinas e agora acontece isto.. Nem nunca tinha tido planária em aquários... Enfim. Vamos ver se se arranja mais uns para substituir.

Espero que possa ter ajudado alguém :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Infelizmente acontecem estas situações :( . Fluvermal podes encontrar em qualquer farmácia, é o comum "remédio das bichas". As planárias são terriveis, e são bichos realmente nojentos. Cuidado com a dosagem do Fluvermal, e convém fazeres muitas mudas de agua posteriormente pois planarias mortas estragam a agua. Quanto à temperatura tem de ser acima de 35º, mas isso ia provocar danos nas plantas. Força e não desistas, agora com calma mata as planarias todas, estabiliza bem o aquario depois e boa sorte para a próxima.

 

Conselho: Da próxima mete uns caracóis anetome helena que eles comem planarias.

 

Cumps

Editado por Maze
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por partilhares a tua situação!

Agora, não desanimes e toca a recomeçar novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Raios partam as planárias, também as tive e muitas, não posso dizer que as erradiquei na totalidade mas que matei 90% digo, e com o quê? Molies, elas adoram-nas, mas aqui pôe-se outro problema, elas também gostam de crias de camarões, por isso, resolver o problema das planárias, só mesmo desmontando tudo e colocar um pouco de lixivia para matar tudo, depois do tratamento, lavar bem o areão, mas atenção "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", não quero ser responsabilizado por crimes voluntários.

 

Muda, inventa, experimenta, é assim que aprendemos, uns com os outros

 

BOA SORTE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desteves não desnimes isso acontece a todos.

 

As planaria são tramadas e se elas não fossem sedentas de sangue não havia preocupação por parte do pessoal dos camarões em exterminar-las.

 

Se queres te desfazer delas a forma que já fiz foi a seguinte:

 

-1mg por litro de fluvermal(normalmente os comprimidos são de 100mg).

 

-desfazes a dose certa para a tua litragem em agua e espalhas pelo aquário.

 

-esperas 3 dias e fazes tpa de 30%

 

-aplicas outra dose igual e , para matares as novas planarias que possam ter nascido entretanto, pois o fluvermal não mata os ovos.

 

-esperas mais 3 dias fazes tpa de 80%(se for com agua de outro aquário melhor)

 

-colocas carvão activo no filtro durante 15dias.

 

-mede os parâmetros.

 

 

Em aquários em que se faz o tratamento com camarões convém ir fazendo medições aos níveis de amónia e nitritos.

 

Abraços

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Raios partam as planárias, também as tive e muitas, não posso dizer que as erradiquei na totalidade mas que matei 90% digo, e com o quê? Molies, elas adoram-nas, mas aqui pôe-se outro problema, elas também gostam de crias de camarões, por isso, resolver o problema das planárias, só mesmo desmontando tudo e colocar um pouco de lixivia para matar tudo, depois do tratamento, lavar bem o areão, mas atenção "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", não quero ser responsabilizado por crimes voluntários.

 

Muda, inventa, experimenta, é assim que aprendemos, uns com os outros

 

BOA SORTE

 

Lixívia não é nada boa ideia Miguel!!!Não inventem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostava apenas de sugerir que se comprar fluvermal em xarope é mais fácil porque dissolve-se rapidamente. As pastilhas é mais difícil. Mas isso sou eu. De salientar que 1 colher-medida do xarope equivale a 100mg de flubendazol. Costuma matar também todos os caracóis. O fluvermal pode originar um boom de bactérias que vai consumir muito O2, oxigenar bem a agua. Cuidado com esses neocaridina wild, se não forem desparasitados não sei até que ponto podem introduzir novamente planarias nesse aquário.

 

 

Cumps

Editado por Maze
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas ajudas.

Eu de tudo o que li o que me pareceu mais correcto foi o fluvermal e é isso que vou utilizar. Obrigado por esse "esquema" Fábio. Vou seguir o conselho. Aproveito para dizer que o vou fazer nos 2 aquas, visto os wild poderem ter transportado o bicho para a nova casa. E o melhor será faze-lo com os camarões lá dentro, para também os desparasitar. Ver se corre tudo bem e esperar que esteja tudo em ordem para voltar a carga :)

Pessoal, obrigado pelo suporte e ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lixívia não é nada boa ideia Miguel!!!Não inventem.

 

Eu sei Fábio, por isso ter dito, "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", eu o que muitas vezes faço é antes de as luzes acenderem ir á pesca na tona de água, pois nessa altura as planárias andam sempre por lá, e ás carradas, depois então meto em um alguidar com água e lixivia para as exterminar.

 

 

 

Obrigado a todos pelas ajudas.

Eu de tudo o que li o que me pareceu mais correcto foi o fluvermal e é isso que vou utilizar. Obrigado por esse "esquema" Fábio. Vou seguir o conselho. Aproveito para dizer que o vou fazer nos 2 aquas, visto os wild poderem ter transportado o bicho para a nova casa. E o melhor será faze-lo com os camarões lá dentro, para também os desparasitar. Ver se corre tudo bem e esperar que esteja tudo em ordem para voltar a carga :)

Pessoal, obrigado pelo suporte e ajuda :)

 

A meu ver não devias fazer o tratamento com os camarões, pois se mata as planárias e os caracóis, penso que mais facilmente mata os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fluvermal não mata camarões, o que pode matar será a sua má aplicação (antes, durante e depois).

 

Fábio indicas que o fluvermal não mata os ovos, tens a certeza? Pergunto isto pois a utilização de fluvermal começou a ser utilizada contra os parasitas intestinais dos discus e era o escolhido pois mataria os ovos.... não é a mesma coisa (ténias e planarias) mas poderá matar ou não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo pelo que tenho lido em alguns sites, não mata, ve aqui.

 

Este método que usei não é uma formula que toda a gente use como sendo a mais correcta, eu usei desta forma e tive sucesso, sem mortes registadas(era no meu antigo aquario onde tinha os stripes, antes de os colocar no actual, aguentaram o tratamento sem que tivesse visto mortes), por isso decidi partilhar, mas cada caso é o seu caso.

 

Já apliquei o mesmo tratamento para matar hydras no aquário dos white pearl quando os comprei, já tinha fêmeas ovadas e aguentaram o tratamento sem perder ovos.

 

Convém sim, como disse o Maze,retirar o máximo de caracóis pois a morte certa destes pode gerar um pico de amónia.

 

Se não forem medindo os parâmetros pode ser perigoso, pois se se gerar um grande pico pela quantidade de planarias e caracóis mortos , pode matar os camarões, depende sempre de quantas planarias e caracóis há...

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais