3 aquas - Que espécies escolher?


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

tenho tudo quase pronto para dedicar três aquários a camarões.

 

O maiorzinho (50x35x35) está reservado para CRS, sendo que pode partilhar com outras espécies.

Depois tenho dois pequenos (de 10L 25x20x20) que estou a terminar de montar onde queria apostar na reprodução de outras espécies.

A ideia é ter uma ligeiríssima camada de areão e depois um pedaço de tronco com feto ou musgo. Nada de plantas no substrato.

 

Em termos de orçamento para aquisição dos animais ele é relativamente reduzido e em termos de água estou claramente virado para a utilização de água mineral, a rondar os 6,5 de pH.

Este pH ainda pode descer mais, se necessário...

 

Se pudessem arrancar com um cenário destes, que espécies escolhiam para ocupar os três aquários?

 

Obrigado pela atenção e pela paciência!!! :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

no de 50, crs parece-me bem. nao sei se juntava outra especie.

 

nos mais pequenos , pelo tamanho do aqua , deves procurar especies mais resistente e menos exigentes. neocaridina parece-me uma boa opçao, red cherry, white pearl, heteropoda "wild form", ou os caridina caerulea (sulawesi) sao os mais resistentes.

as japonicas sao bem resistentes mas criam em agua sagada, apesar de serem de agua doce.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

nos mais pequenos , pelo tamanho do aqua , deves procurar especies mais resistente e menos exigentes. neocaridina parece-me uma boa opçao, red cherry, white pearl, heteropoda "wild form", ou os caridina caerulea (sulawesi) sao os mais resistentes.

 

optima dica geral para o forum essa dos caridina caerulea do Lago Poso no Sulawesi :D é pressionar as lojas para venderem mais sulawesis. Concordo contigo em relação às japonicas /amano a sua popularidade advem dos aquarios naturais japoneses, a espécie em si não tem grande interesse para o "aquariologo" de água doce devido ao seu metodo reprodutivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ja quase tudo dito. Concordo com as escolhas ditas pelo pessoal.

Ao nivel do PH atenção que alguns dos Neocaridinas gostam de um PH mais elevado.

 

Já que é uma espécie em risco ... porque não tentas num desses aquas de 10 L colocares uns Greens (verdadeiros), e tentares assim ser mais um a contribuir com a manutenção da espécie.

 

Apesar de não ser um investimento, eu mantenho especies que não consigo reproduzir (agua salobra) pela beleza dos animais em si. É uma hipotese, até porque 10 L ao fim de um tempo com espécies que reproduzem bem, será excesso de vivos caso nao consigas dar conta do recado com vendas ou trocas.

 

Abraço e boa sorte

Assim que tiveres fotos do projecto mostra.

Força nisso :transport027:

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... tantas respostas em tão pouco tempo!!! :-D

Não estava à espera, confesso.

 

Obrigado a todos!

 

Os Reds estou menos virado para eles. Isto porque, nos aquas pequenos rapidamente seriam tantos que teria de lhes arranjar destino. No grande, não queria ter duas espécies com a mesma cor, por assim dizer.

 

Teria muito gosto em apostar nesses Greens de que falaram mas receio que a sua aquisição não seja fácil...

Curiosamente tenho Greens no meu 180L (ENORMES!!!) mas acho que não estão a falar destes pois julgo que são neocaridina heteropoda var green.

 

Do que aqui foi sugerido, resta: yellows, blue e white pearl, babaulti green, tigers e caridina caerulea.

Blue Pearl já tenho - o que vai condicionar a escolha - por isso vou tentar inventar uma forma de conjugar as restantes espécies.

 

A terminar,

@Labutes77: porque sugeres que não junte outra espécie aos CRS?

 

Mais uma vez agradeço as dicas que aqui forem deixando!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

São mesmo esses: neocaridina heteropoda var green mas sem misturas hehehe .... isso é que é dificil. Tens possivelmente já com "wildmisture" no sangue ou nao ?!!!

Sim ... é dificil ter, eu bem tento conseguir para dar essa ajuda mas tambem não consigo.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já não sei. Comprei-os a uma amiga daqui do fórum...

Acho que os vou tentar tirar do 180L mas não vai ser fácil com tanta planta :(

Eles não podem estar com os pearl, pois não?

 

Entretanto já estive a ver parâmetros do babaulti green e acho que não tenho kH que chegue para eles. Eu devo andar nos 4 e eles pedem 8.

Os caridina caerulea pedem pH um pouco mais alto que o meu. Tenho 7 e eles pedem acima de 7,5. Ainda é alguma diferença.

 

Partindo do princípio que, por motivos de tipo características de água, as duas espécies acima não podem ser tidas em conta, a separação seria algo como:

 

Aqua 1: Blue pearl - Caridina cantonensis cf tiger (uma variante) -

 

Aqua 2: White pearl - Caridina cantonensis cf tiger (outra variante) -

 

nos tiger, dado que tenho areão preto, estava tentado a ir para os que tivessem melhor contraste.

Ou então meto areão branco num dos aquários... Xissa! Tantas indecisões!!! cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

50cm , nao sao muitos litros. se queres criar crs, é melhor sozinhos. assim nao têm competiçao de outra especie. sem esquecer um bom filtro e as trocas de agua. os crs sao chatinhos, requerem alguns cuidados. depois de apanhares o jeito é facil.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já não sei. Comprei-os a uma amiga daqui do fórum...

Acho que os vou tentar tirar do 180L mas não vai ser fácil com tanta planta :(

Eles não podem estar com os pearl, pois não?

 

Entretanto já estive a ver parâmetros do babaulti green e acho que não tenho kH que chegue para eles. Eu devo andar nos 4 e eles pedem 8.

Os caridina caerulea pedem pH um pouco mais alto que o meu. Tenho 7 e eles pedem acima de 7,5. Ainda é alguma diferença.

 

Partindo do princípio que, por motivos de tipo características de água, as duas espécies acima não podem ser tidas em conta, a separação seria algo como:

 

Aqua 1: Blue pearl - Caridina cantonensis cf tiger (uma variante) -

 

Aqua 2: White pearl - Caridina cantonensis cf tiger (outra variante) -

 

nos tiger, dado que tenho areão preto, estava tentado a ir para os que tivessem melhor contraste.

Ou então meto areão branco num dos aquários... Xissa! Tantas indecisões!!! cabecadura

 

 

Viva,

Pois, na minha opinião estás a pensar muito grande para apenas 10l.

Os tiger, na minha opinião são camarões que exigem ainda alguma litragem, e ainda tendo em conta que estás a pensar em os manter com outra espécie.

Já agora,

Estás a pensar em manter black ou blue tiger ?

Pela tua conversa das variantes, é o que dás a entender, a não ser que pretendas manter tiger e supertiger...

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ labutes77: compreendido. Logo agora que eu já estava a pensar em juntar-lhes os heteropoda var green para fazer um Sporting x Benfica. :)

 

Entretanto, cometi um erro nos babaulti. O que eles pedem é gH 8 e isso eu tenho.

Assim teria as seguintes possibilidades:

 

Aqua 1: Blue pearl - Caridina cantonensis cf tiger (uma variante) - babaulti green

 

Aqua 2: White pearl - Caridina cantonensis cf tiger (outra variante) -

 

Acho que três espécies seria o nº máximo por aquário, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo:

 

tinha começado o post já há um monte de tempo atrás e tive de ir para uma reunião.

Quando acabei o texto e postei, vi a tua resposta :)

 

Em tua opinião é muita gente em pouco espaço, é isso?

E se escolher outra espécie, poderia dar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não podem estar com os pearl, pois não?

 

Nop, nem pensar nisso !!!

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white ou var. blue não podes colocar.

Só com os Caridina caso queiras ter eles com outra espécie.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a reler o tópico e vi que faltou uma resposta.

 

Estás a pensar em manter black ou blue tiger ?

 

Por ter areão negro estava a pensar em Tiger Red. A outra sub-espécie de tiger ainda não sei.

Preciso de pesquisar um bocado e também, acima de tudo, ver preços!!!

Porque não me parece que consiga encontrar todos estes diferentes animais entre a malta do forum... talvez uma compra conjunta seja uma possibilidade a considerar.

 

btw, hoje estiveram cá em casa os tipos do MEO. Ficaram muito espantados com os CRS e os Blue Pearl. Não conheciam eheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a reler o tópico e vi que faltou uma resposta.

 

 

 

Por ter areão negro estava a pensar em Tiger Red. A outra sub-espécie de tiger ainda não sei.

Preciso de pesquisar um bocado e também, acima de tudo, ver preços!!!

Porque não me parece que consiga encontrar todos estes diferentes animais entre a malta do forum... talvez uma compra conjunta seja uma possibilidade a considerar.

 

btw, hoje estiveram cá em casa os tipos do MEO. Ficaram muito espantados com os CRS e os Blue Pearl. Não conheciam eheheh

 

 

Paulo, sabes que os tiger, tanto os Red como os black ou os blue, são um pouco difíceis de encontrar, além de serem bastante caros.

Por acaso a crystalred.eu, tem agora blue tiger's, se ainda estiverem em stock, a cerca de 10€ cada. Ao seja os red tiger, que são uma espécie que só importada do estrangeiro, será certamente mais cara.

Eu se fosse a ti pensava bem antes de me aventurar por esses caminhos, pois uma colónia desses meninos ficaria por volta de 50-100€, e é um investimento de 50-100€ para uma colónia em menos de 10 l de água.

Não sei se não estarias a brincar com o fogo se tentasses de facto manter uma espécie um tanto ou nada sensível e cara, num espaço tão reduzido...

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

eu nao metia mais do que uma especie em cada aqua. com tempo ... com experiencia ... talvez no de 50.

nos outros sao poucos litros para meteres muita coisa.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vou dar ouvidos a quem sabe.

Notem que não ia meter muitos individuo em cada aquário. Estava a pensar em 4 ou 5 indivíduos de cada espécie, de forma a dar uns 10 camarões por cada aquário.

Tenho estado também a ver preços dos tiger em lojas internacionais e na Garnelio vendem tigers por 4 euros e babaulti green por 3. O problema são os portes, daí ter falado numa compra em conjunto. Mas sempre pensando nuns 4 a 5 individuos de cada especie.

 

De qualquer forma, jogando pelo seguro, talvez pudesse optar por algo como isto:

 

Aqua 1: Blue pearl - babaulti green

 

Aqua 2: White pearl - babaulti stripes

 

O que vos parece?

 

E, não me levem a mal, mas ainda não meti de parte a ideia de meter alguém a fazer companhia aos CRS no aquário maiorzinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois.

 

lembra-te que se tudo correr bem nao sao 10 individuos em cada aqua por muito tempo. em boas condiçoes algumas especies criam que nem coelhos. tens de pensar um pouco no futuro do aqua.

em cada aqua vais ter uma especie de rapida reproduçao com outra de reproduçao mais lenta e sensivel. á partida os babaulti vao estar em desvantagem.

e tens de confirmar bem, as necessidades de cada especie.

 

é um erro comum ( que eu tb fiz ), querer tudo ao mesmo tempo. gosta-se e pronto ...

com paciencia, tens melhores hipoteses de as coisas correrem bem.

e acredita que deves começar por especies mais tolerantes aos nossos erros ... eu levei muito tempo (anos) a conseguir manter e reproduzir os camaroes que tenho. e ainda assim, as vezes, corre mal.

 

mas no final a decisao é tua ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo... keep it simple and stupid ;)

 

Vou ver se me decido quais as especies que vou escolher e aposto numa espécie por aquário.

 

A escolha fácil seriam os blue pearl e os white pearl mas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte pois vi ai referido, pesquisa feedback da loja garnelio, parece que há/houve alguns problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela dica, Hugo.

Na verdade andava só mesmo a ver preços, de forma a perceber a que tipo de animais podia aspirar.

Contudo, fazendo fé naquilo que me aconselham, vou optar por ser mais comedido nas minhas aspirações.

Tenho as três expécies definidas: CRS no maior, Blue Pearl num os mais pequenos e White Pearl no outro pequeno.

Só me está a custar ter os CRS sozinhos no maior. É muito espaço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me está a custar ter os CRS sozinhos no maior. É muito espaço...

Olha, que não é...

Não é mesmo...

Nos meus planos futuros, estou para dedicar um aquário de 180l a uma colónia desses meninos.

 

A ideia é ter uma ligeiríssima camada de areão e depois um pedaço de tronco com feto ou musgo. Nada de plantas no substrato.

 

E cadê de uma camada de substrato razoável, para a instalação e colonização das bactérias ? :?

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, tenho 4 CRSs... :(

E isto se a ovada correr bem porque as últimas três ovadas morreram (2 blue pearl e uma CRS).

 

Julgo que vai demorar muito a colonizar bem aquele espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Paulo

Isso não altera nada...

Sabes que para se dar o acto da fecundação apenas é necessário um indivíduo do sexo masculino, e um indivíduo do sexo feminino. :-D

E desde que lhe proporciones as condições e o espaço eles, vão-se reproduzir.

E caso decidas lá colocar outras espécie, que tenha um ritmo de reprodução tão rápido ou superior ao dos Crystal red, estarás a retirar espaço para que os crystal red, se reproduzam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte pois vi ai referido, pesquisa feedback da loja garnelio, parece que há/houve alguns problemas...

 

Boas,

 

Exacto Hugo ... houve sim e não pequeno. Além disso ha mais lojas a evitar - Shrimpvisions por exemplo é um conselho meu teres cuidado.

Ao nivel das encomendas nada como ter paciencia e esperar pela Primavera, melhor altura sem duvida. Ou tens bastante confiança no fornecedor e no seu acondicionamento ou os heatpacks não fazem milagres ao frio que está.

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais