João Manuel Publicado Janeiro 30, 2011 Publicado Janeiro 30, 2011 Muito boa noite, sou novo por estas andanças e queria ouvir mais umas quantas opinioes. Eu tenho um aqua de 35 cm e estava a pensar meter la dentro Lamprologus similis inicialmente um casal, ja me disseram que sim e que nao, que sim para ter um casal. Dentro deste para ter um casal aconselharam-me uma colonia pois sao peixes de colonia, esta colonia seria constituida por 2 machos e 3 femeas, pois no aqua do dono, de 100cm, eles ocupam aproximadamente 30 cm. Que acham? arrisco a colonia, o casal ou nenhum? muito obrigado pelo vosso tempo cumprimentos João Mateus
aquaben Publicado: Janeiro 31, 2011 Publicado: Janeiro 31, 2011 Boas Na minha opinião não se deve manter Ciclideos do Tanganyika em aquários com menos de 80cm e isto para conchiculas, para outras espécies por muito pequenas mesmo as mais pequenas o melhor será mesmo aquários com mais de 100cm. Mas as dimensões prendesse mais com a necessidade de espaço para o estabelecimento do território, mas mais importante que o espaço disponível é mesmo a qualidade da água, e por muito bom que seja o sistema de filtragem é quase impossível se manter ciclideos em menos de 60lt em parâmetros de pH 8.2 a 9, GH 14 a 18 e a amónia a ZERO! É que em pH superiores a 7.8 o 1º nível de amónia nos testes “normais” de cor é de 0,006PPM e isso já é mortal para muitas espécies do Tanganyika… Se alguém que diz que tem um aquário com 35cm com Tanganyikas, à mais de 2 meses sem problema, pergunta-lhe se não tem também um aquário maior de onde faz as mudas (TPA’s ) semanais…? Ou se esses 35cm não serão um refugio da Sump? Mas a tua questão é se é aconselhável e a minha responda directa é Não! Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Recommended Posts