NAUTILUS


B744

Recommended Posts

Venho finalmente partilhar convosco o setup do meu salgado que tanto trabalho e ainda assim prazer me deu a montar.

A montagem começou em 2009 e ficou com as seguintes dimensoes:

 

Aquario:100x60x50 CxAxL (feito por mim)

Sump: 80x40x40

Escumador: Bubble Magus 180CS

Reactor Calcio: Bubble Magus C120

Circulaçao: Vortech MP40W

Iluminaçao: 2x 250 HQI 20000K + 2 T5 24W

Reposiçao agua: Osmoregulador Tuze

 

TPA´s feitas de 15 em 15 dias,e quando posso 1x por semana. Os valores quimicos sao os seguintes:

 

Densidade: 1025

Temp: 25

Ph: 8.1-8.2

KH: 9

Calcio: 440

Fosfatos e Nitratos ja nao me lembro

 

Bem seguem as fotos que peço desde ja as minhas desculpas pela falta de qualidade:

 

Os corais:

 

IMG_3053.jpg

 

IMG_3067.jpg

 

IMG_3068.jpg

 

IMG_3069.jpg

 

IMG_3071.jpg

 

IMG_3072.jpg

 

IMG_3074.jpg

 

IMG_3076.jpg

 

IMG_3078.jpg

 

IMG_3081.jpg

 

IMG_3082.jpg

 

IMG_3085.jpg

 

 

 

IMG_3096.jpg

IMG_3095.jpg

bem por agora ficam estas, depois ponho mais


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia tenho que me aventurar na agua salgada para ter uma belea dessas em casa mas para ja vou m ficar pela doce

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais fotos:

 

IMG_3094.jpg

 

IMG_3095.jpg

 

IMG_3098.jpg

 

IMG_3099.jpg

 

IMG_3101.jpg

 

IMG_3102.jpg

 

IMG_3103.jpg

 

A peixada

 

IMG_3111.jpg

 

IMG_3109.jpg

 

IMG_3108.jpg

 

IMG_3107.jpg

 

IMG_3106.jpg

 

IMG_3104.jpg

 

IMG_3122.jpg

 

IMG_3123.jpg

 

De cima...

 

IMG_3113.jpg

 

IMG_3115.jpg

 

IMG_3116.jpg

 

IMG_3118.jpg

 

 

E Geral...

 

IMG_3129.jpg

 

IMG_3131.jpg

 

IMG_3132.jpg

 

espero que gostem....

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a disponibilidade de quem trabalha no " outro lado do Mundo ", está simplesmente Brutal. Ainda vou ver aqui um aquário montado entre as Manches, atrás dos Thrusters do " marreco ". Hehehe !

Agora a sério, está mesmo Brutal e de boa " saúde ".

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com um começo muito bom e parece-me estar a começar uma boa colecção de Acanthastreas.

 

Quanto a equipamento, também me parece estar com boas opções e muito funcional.

 

Os 60cm de altura são uma boa aposta, para quem possa meter-lhe HQIs de 250W como foi o caso. Com falta de espaço em comprimento e largura permite ter os corais bem iluminados em baixo e criar uma zona de agua mais superficial onde os peixes, que se queiram aventurar fora da protecção do Recife, possam nadar livremente com muito espaço para isso (uma área de 100x50).

 

No entanto há uma questão que me preocupa e que tem a ver com a colocação das Montiporas (a verde e a laranja). Curiosamente a verde parece estar a desenvolver um crescimento em cálice pelo que poderá não ser problemática mas a laranja parece-me estar colocada muito alta. Com os eu crescimento ou começas a “podar” com força ou ela crescerá muito e impedirá a luz de chegar aos corais que estão por baixo. Posso estar enganado mas penso que a devias ter posto numa zona mais baixa devido ao seu crescimento. Agora, posso estar enganado mas, poderá passar por mais rocha por baixo (cuidado com as mexidas na disposição da rocha) e fazer subir as rochas onde estão os outros corais ou retira-los e passa-los para rochas superiores de modo a ficarem por cima das Montiporas.

 

As Montiporas em prato como essas duas são corais de crescimento muito rápido. Eu gosto muito de as ver a crescer em camadas e essa tua laranja esta a ficar espectacular. Permitem ficar em pouco tempo com o aquário “cheio” e com um aspecto bastante natural. Mas neste caso, para permitir o seu crescimento pode-se estar a comprometer os corais que vão ficar por baixo dela. Posso estar enganado mas penso que seria necessário começar a equacionar essa disposição dos corais ou então partir para o crescimento controlado e começar a fazer “mudas” dela à medida que for crescendo.

 

Na primeira fotografia do “#3” parece-me ser evidente que há corais (e um parece-me uma Acropora que precisa de boa iluminação) que vão começar a ficar à sombra da Montiopora.

 

A solução também poderá passar por fazer as Acroporas crescerem por entre a Montipora o que julgo ser possível pois já vi noutro aquário. Mas o mesmo não sei se será possível com os outros corais, nomeadamente as Acanthastreas e Pocilloporas que estão por baixo.

 

Mas não passa de uma opinião pessoal. Agora que a questão foi levantada, vamos esperar por melhores opiniões.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ octopus , obrigado pelo elogio, realmente nao é nada facil gerir isto com o pouco tempo que tenho( em terra), mas como a vontade e o prazer é muito sempre da para criar qualquer coisa. Qto ao estar no meio do manche ...é meio complicado porque aquilo mexe, heheh.

 

@ rolim, obrigado tb pela critica, sao todas bem vinda. Realmente tens razao no que diz respeito as montiporas. a vermelha foi um boom explosivo incrivel. Qdo a pus juntamente com a verde a ideia seria criar um misto de vermelho e verde, a vermelha acabou por se sobrepor, pelo simples facto de estar a um nivel mais alto ( nao levem isto para o futebol, heheh). As acans nao sao afectadas porque estao do lado oposto a montipora

Qto a acropora que esta por baixo, realmente esta a resentir-se com a falta de iluminaçao, continua a crescer, mas claramente para o lado aonde ainda conseque obter luz. A ideia agora é tira-la de la, e por na pedra superior onde tb tenho a histryx. Agora estou na duvida sobre o que por no prato inferior a montipora visto ter la uma boa base. Pensei em passar para la a Scoly que por norma gostam de estar um pouco a sombra, o que achas?

De qq das formas este aqua mais um mesitos e sera desmontado para um maior,desta com 150x55x60. Ainda assim vou tentando tirar o melhor partido possivel deste

 

cmpts

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente pouco, ou antes NADA, sei sobre “scolymias”. Com grande pena minha por ser um coral muito bonito e interessante mas nuca tive. Uma vez que há planos para mudar no curto prazo, talvez seja melhor passar a Acropora para cima e deixar andar ate ir tudo para o novo aquário e ai sim ter o cuidado de se por as Montiporas de crescimento rápido e em “prato” (“plates”) mais em baixo e deixar a rocha de cima para os de crescimento em “braços” (“branches”). Havendo tempo e disposição para isso, pode passar por “podas” frequentes e vendas nos “Classificados” o que até ajuda a minimizar os custos ou financiar outras aquisições. A mim da-me pena porque gosto muito dever estes corais a crescerem como na natureza e a ficarem bem grandes. Podem conseguir formas muito interessantes.

 

Se não fosse pelas Acroporas (lindíssimas) e outros corais exigentes quanto à qualidade da agua eu até seria tentado a sugerir corais não fotossintéticos (ou Gorgónias) mas daí resultam grandes cargas de nutrientes resultantes da alimentação destes.

 

E há-os lindíssimos. Por exemplo aqui:

http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=809&start=0

Eu ainda não perdi a esperança de um dia ter um aquário destes ;) claro que certamente não tão bonito mas vou tentar o melhor possível. Mas eu recomendo que se tenha um aquário só para este tipo de corais/gorgónias. No entanto um “Sun-coral” ou uma Gorgónia pode ser uma opção.

 

A “Muriceopsis flavida” precisa de luz (tenho uma e gosto do efeito que produz no aquário) mas não sei se resistiria ao “aperto” da Montipora para depois crescer da Montipora para cima (ou seja passar “através” dela ficando com a base para baixo e continuando a crescer para cima). Sei que isso é possível com Acroporas (talvez obrigue a utilização frequente e em quantidade de carvão activado por causa das guerras químicas) e fazem um bonito efeito que já vi em Telheiras casa de um Membro deste Fórum com um aquário espectacular que muito admiro. Atenção que também gostei muito de ver o teu e acho que promete muito.

 

Mas, efectivamente a zona por baixo da Montipora sendo tão plana convida mesmo a por lá corais e seria uma pena perde-la. Vamos aguardar melhores opiniões e talvez seja possível para LPS menos exigentes em iluminação e com possibilidade de alimentação manual mas que vão sempre exigir alguma luz. Pessoalmente penso que Acroporaras ou Montiporas em “branches” passadas através dessa Montipora em “plate” podia fazer um bonito e natural efeito. Vamos ver qual a opinião de outros Membros e atenção que aqui pesa muito o gosto pessoal de cada um e neste caso particular o teu.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

E esta na altura de fazer o Nautilus crescer para o Nautilus II

 

Deste com as seguintes medidas,

 

150x65x60

 

o equipamento em princio sera o mesmo, ainda na duvida se faço um upgrade ao escumador .

 

Ficam os esboços

 

estrutura

 

Scan036.jpg

 

Scan035.jpg

 

geral

 

Scan037.jpg


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Preciso de opinioes para esta sump. As medidas sao 80 x 45 x 45

Sera para o meu novo projecto de 150x65x60

 

sump.jpg


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.