Ajuda Osmose Inversa


Recommended Posts

Boas!

 

Estou interessado em comprar um sistema de RO mas não quero meter o pé

na poça. Assim gostaria que os mais experientes me dessem umas dicas,

pois pretendo adquirir não só para uso na aquariofilia mas também para

consumo diário, visto a nossa água da torneira estar no estado em que

está.

 

E não estou interessado naquelas que demoram 1 dia a encher um copo

nem nas, que depois, para comprar uma membrana ou outro acessório,

tenha que mandar vir do Japão.

 

Agradeço toda e qualquer ajuda para que possa fazer uma boa compra.

 

Muito obrigado

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Luís,

 

Para os ossos bebo leite...

 

Sei que não se deve beber apenas água de RO pois tem falta de minerais essenciais (que se vão buscar aos alimentos) mas também sei que é muito pior beber água da torneira devido aos elevados níveis de cloro e metais pesados que contém (cancerígenos). E água engarrafada nem pensar pois só presta mal é engarrafada. Após exposição solar e em embalagens de plástico fica com qualidade abaixo da torneira, para não ir pelo custo...

 

"A O.M.S. (Organização Mundial de Saúde)

aconselha o uso de purificadores de água por

Osmose Inversa."

 

"O tratamento de água por Osmose Inversa é o processo mais avançado do mundo,

purificando a água sem adição de químicos. Consiste em obrigar a água a passar

por uma membrana semipermeável, de modo a reter uma percentagem

extremamente elevada de saís ou substâncias indesejáveis, bacterias

ou virus, de forma a obter uma água de elevada qualidade e sabor puro."

 

"Sabia que a água que bebe está contaminada? Actualmente quase todas as fontes de água apresentam contaminação e a situação tende a piorar. As entidades fornecedoras de água tentam produzir um produto de qualidade mas........

 

O aumento do consumo de água engarrafada é um sinal claro de que não confiamos na água da rede, mas será que esta é melhor? Mais cara é de certeza e ainda temos de a carregar para as nossas casas.

 

O chumbo é presentemente um dos contaminantes que mais preocupa as autoridades devido aos graves efeitos que provoca na saúde, principalmente em crianças......

 

A MELHOR forma de assegurarmos a qualidade da água que consumimos passa por garantirmos nós próprios a sua pureza!

 

Cabe-nos acautelar a nossa saúde e a dos nossos filhos!"

 

Bom, era capaz de estar aqui toda a noite a puxar a brasa à minha sardinha mas penso que não é necessário... Apenas quero algumas dicas sobre que sistema adquirir.

 

Obrigado e desculpem o testamento

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se estão a contar com a água da torneira para calcificar tirem o cavalinho da chuva...

Os minerais veem na água, mas sobretudo nos alimentos vegetais e o cálcio no leite e derivados.

Nem 3 litros por dia da água mais calcária iria evitar a osteoporose.

E aqueles que vivem em locais em que a água é pouco mineralizada?

Logo, compra a osmose para os peixes e para uso pessoal, eu também o faço e não estou arrependido... é água como deve ser incolor, inodora e incipida.

O meu aparelho é bastante completo, não foi muito caro, foi comprado numa loja conhecida e funciona bem e em quantidade razoável.

Esta depende da pressão da água na tua casa, mas posso dizer que moro num 16º andar...

Saudações aquariófilas

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Antes de expressar a minha opinião, quero salientar que não sou contra à utilização dos equipamentos de osmose, para purificação da água para consumo humano. Até sou a favor. Quero apenas esclarecer/dar o meu ponto de vista, de certos aspectos aqui mencionados.

 

"Sabia que a água que bebe está contaminada? Actualmente quase todas as fontes de água apresentam contaminação e a situação tende a piorar. As entidades fornecedoras de água tentam produzir um produto de qualidade mas........
Contaminada com o quê??? Sais dissolvidos? Se a nossa água fosse assim tão má então certamente ninguem a poderia beber. Tudo bem que podem dizer que a água cada vez tem menos qualidade... mas daí até dizerem que é imprópria para consumo.

 

O aumento do consumo de água engarrafada é um sinal claro de que não confiamos na água da rede, mas será que esta é melhor? Mais cara é de certeza e ainda temos de a carregar para as nossas casas.

Cá em casa só uma pessoa consome água engarrafada. E é porque tem problemas renais (pedra de rim) e tem que beber água pouco mineralizada. Eu sempre confiei, e hei-de continuar a confiar na água que bebo directamente da torneira. Digo isto, porque felizmente posso saber que tipo de água é que andamos nós a beber no já velhinho Laboratório de Análises do IST. Se as pessoas cada vez mais compram água engarrafada, então é porque (e a culpa não é delas) são "alertadas" por entidades não competentes para o fazerem, tipo jornais e medias que supostamente só querem ganhar dinheiro (faz-me lembrar a dos nitro-furanos nas galinhas e a dos pesticidas nos cigarros da SG... mas enfim, hoje em dia toda a gente continua a comer galinha e a fumar Ventis e outros que tais).

 

O chumbo é presentemente um dos contaminantes que mais preocupa as autoridades devido aos graves efeitos que provoca na saúde, principalmente em crianças...

Não é por nada, e mais uma vez, não é obrigação tua saberes isso, mas és capaz de ficar muito mais contaminado por chumbo se estiveres a abastecer o teu carro numa bomba de gasolina durante uns 5 minutos, do que a beberes água da torneira. Além do mais, a contaminação do chumbo e outros metais pesados (Cádmio e Mercúrio também são muito perigosos) segue por outras vias que não a da água que bebemos. É mais propício ao comeres um peixe estares a ingerir metais pesados do que uns litrinhos de água del cano.

 

Só para concluir. A maior parte dos problemas que os químicos apresentam para a saúde pública, são quase sempre exagerados pelos meios de comunicação. Obviamente, que não compete ao cidadão comum conhecer todo e qualquer produto químico, e os seus diversos perigos. Mas quase sempre, basta um "jornal" (leia-se pasquim) qualquer dizer que foi encontrado um produto com um nome pomposo em comida, ou bens essenciais para o público, que depressa se torna manchete.

Refiro novamente, que não é obrigação das pessoas comuns saber estas coisas, mas por vezes é triste ver alguém a falar sobre uma coisa que não faz mal a ninguém e a torna-la numa terrível arma biológica ou outra que tal e as pessoas ouvirem-no como se de facto fosse verdade...

Uma vez, um professor meu mostrou-nos numa aula um inquérito feito por um estudante norte-americano. Era algo do género:

"Foi descoberto um produto químico, de nome Hidróxido de Hidrogénio.

Este produto causa a morte a milhares de pessoas por ano só nos EUA por ingestão. A sua inalação excessiva leva ao aparecimento de doenças respiratórias. É conhecido como principal causador de estragos a nível mundial. Tanto a sua forma sólida como gasosa causam queimaduras na pele. É o principal constituinte de todos os vírus e bactérias. Etc... (agora não me lembro de mais)

Acha que deve ser removida a sua utilização imediata do mercado?

96% das pessoas inquiridas responderam que Sim, 3% responderam que Não Sabiam/Não respondiam e apenas 1% respondeu que Não (sabia que produto se estava a falar)"

Como é óbvio, o tal Hidróxido de Hidrogénio é a nossa tão conhecida água (H2O).

 

Como é óbvio, muitas vezes também acredito em coisas que são mentira, apenas porque não tenho bases científicas (ou o quer que sejam) para perceber tais coisas.

Mais uma vez, eu não sou contra o uso de purificadores de água da torneira (até sou a favor). Mas como disse anteriormente, às vezes dá raiva/irrita ver alguém a deturpar ou a fazer um escândalo de coisas que são (pelo menos nas quantidades usadas) perfeitamente inofensivas. Mas enfim, se tudo fosse como nós quisessemos, também não tinha piada andarmos cá.

 

Agora peço eu desculpa pelo meu testamento. Espero não ter deixado ninguém a dormir em cima do teclado, a babar-se para as teclas.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

PS: Desculpem não ter contribuído em nada para o desenvolvimento do tópico. Também a minha contribuição apenas poderia ser em termos da química do aparelho, visto não saber nada mais sobre eles (quantidades de água desprediçadas, custos, etc...)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivan:

 

É tão perigoso o alarmismo como a indiferença.

 

Contaminada com o quê??? Sais dissolvidos? Se a nossa água fosse assim tão má então certamente ninguem a poderia beber. Tudo bem que podem dizer que a água cada vez tem menos qualidade... mas daí até dizerem que é imprópria para consumo.
Os nitratos são sais como sabes, e são extremamente perigosos se ultrapassarem um determinado limite máximo, tão perigosos que a par da contaminação bacteriológica são os únicos para os quais é exigida uma intervenção imediata. Curiosamente esse limite é de 50 mg/litro...

 

 

 

Não é por nada, e mais uma vez, não é obrigação tua saberes isso, mas és capaz de ficar muito mais contaminado por chumbo se estiveres a abastecer o teu carro numa bomba de gasolina durante uns 5 minutos, do que a beberes água da torneira

 

Como deves ter reparado, são especialmente perigosos para crianças porque provocam entre outros efeitos atrasos no desenvolvimento intelectual, eu pessoalmente não costumo ver crianças a abastecerem os respectivos carros em bombas de gasolina :(

 

No entanto os quimicos mais perigosos são os orgânicos, que a longo prazo podem provocar sómente um cancrozito ou outro... o que é isso?

 

Fumar também mata e eu fumo... além disso como dizia alguem.."Quem é que quer viver para sempre?"

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Os nitratos são sais como sabes, e são extremamente perigosos se ultrapassarem um determinado limite máximo, tão perigosos que a par da contaminação bacteriológica são os únicos para os quais é exigida uma intervenção imediata. Curiosamente esse limite é de 50 mg/litro...
Pois... e a concentração destes na água da EPAL de Lisboa é de 3,08 ppm (ou mg/L, como preferires). Se calhar eu também de expressei mal ao dizer isso dos sais dissolvidos. Até porque a maior parte dos metais pesados, mesmo em solução aquosa, se encontra na forma de sais dissociados. E mesmo compostos orgânicos (como tu chamaste a atenção e bem) preferencialmente, os derivados de aminas e ácidos carboxílicos se dissolvem bem em água e geralmente estão protonados ou desprotonados, respectivamente.

 

No entanto os quimicos mais perigosos são os orgânicos, que a longo prazo podem provocar sómente um cancrozito ou outro... o que é isso?

Pois... realmente até sabia não é... mas há um pormenor que se calhar te esqueceste de referir... A maior parte dos compostos orgânicos cancerígenos não se encontra dissolvida na água que bebemos. Estão sobretudo em alimentos.

 

Como deves ter reparado, são especialmente perigosos para crianças porque provocam entre outros efeitos atrasos no desenvolvimento intelectual, eu pessoalmente não costumo ver crianças a abastecerem os respectivos carros em bombas de gasolina
Claro, mas nem eu disse que o chumbo (e outros que tais) não eram prejudiciais para a nossa saúde. Muito pelo contrário. O que quiz salientar é que há maneiras muito "melhores" para seres contaminado por estes metais do que através da água da torneira.

 

Eu não quiz ferir susceptibilidades de ninguem com o meu "desabafo". Foi porque acho erradas certas ideias. Talvez eu seja mais "tolerante" neste aspecto porque posso conhecer a verdade por detrás dos factos (em termos de coisas químicas). Não sei.

Como já deixei explícito, não digo que os produtos químicos sejam inócuos, mas sim que muitas das vezes (quase sempre) é tudo exagerado e isso revolta-me um pouco. Não quero com isto iniciar qualquer tipo de "guerra" com defensores de outras ideologias, quero apenas manifestar a minha opinião. Obviamente que as pessoas são livres de concordarem com ela ou não.

Talvez me tenha "exaltado" facilmente, mas infelizmente a maior parte dos químicos vive isto diariamente. A química é das ciências que é menos bem vista pelo público em geral, no entanto põem a indústria farmacêutica como uma das melhores e mais necessárias... escusado será dizer que é tudo o mesmo.

 

Fumar também mata e eu fumo... além disso como dizia alguem.."Quem é que quer viver para sempre?"

Já somos dois nesse aspecto e sei bem o mal que faz... mas sabe bem. E a nicotina é um alcalóide analgésico :(

Essa música é dos Queen, banda sonora do filme "The Highlander", cantada pelo Freddie Mercury e pelo Brian May :D

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não feres a susceptibilidade de ninguém Luis....pelo menos não a minha.

A quimica foi a minha grande paixão quando era puto ( 13-15 anos) curiosamente foi a minha professora que me tirou essa ideia... (no 8ºano tinha um Lab. melhor que o da Escola... só tirava 20´s e devo ter gasto a inteligência toda nessa altura :D.. porque dessas notas nunca mais vi)

 

Isto para dizer que não considero os produtos químicos primos em 1º grau do Satanás, mas sei também que, quem lida muito em determinadas áreas têm tendência a desenvolver uma certa tolerância em alguns aspectos.

 

O Estado da Califórnia não permite a utilização de Chumbo em qualquer liga metálica ou produto que possa estar em contacto com água para beber.... eles lá têm as suas razões não achas?

 

Por cá passámos de 150 ppb para 50 ppb em 2012 (acho) vai passar para 15 ppb o limite máximo de chumbo na água.

 

Que coisa estranha o chumbo em 2012 vai ser mais perigoso do que é agora? Ou existe neste momento uma incapacidade de cumprir os 15 ppb e então o melhor é aumentar o limite mesmo sabendo que é demasiado?

 

E é isso que me preocupa Luis...os parametros de qualidade da água estão definidos em portaria e dentro dos conhecimentos actuais são seguros... mas será que temos capacidade para os cumprir?

 

Atendendo ao conhecimento que todos temos do funcionamento deste maravilhoso cantinho á beira-mar plantado....acho que sabemos a resposta.

 

A nicotina tambem é um relaxante muscular... pelo menos logo a seguir a beber um cafézinho pela manhã.

:(

 

" Who wants to live forever" ....uma das minhas favoritas :lol:

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

 

Por cá passámos de 150 ppb para 50 ppb em 2012 (acho) vai passar para 15 ppb o limite máximo de chumbo na água.  

 

Que coisa estranha o chumbo em 2012 vai ser mais perigoso do que é agora? Ou existe neste momento uma incapacidade de cumprir os 15 ppb e então o melhor é aumentar o limite mesmo sabendo que é demasiado?

Acho que o problema não reside no número estipulado, mas mais no limite das técnicas de detecção. As determinações desse tipo de metais são geralmente feitas com voltametrias (em que se usam métodos de onda quadrada e outros que tais). O grande problema que se prende com essas técnicas é que têm limites de detecção não muito baixos. Um dos maiores desafios para os químicos (e pessoal de electrónica) é conseguir diminuir os limites de detecção. Talvez seja por isso que querem baixar os limites detecção, por serem capazes de os detectar.

 

O Estado da Califórnia não permite a utilização de Chumbo em qualquer liga metálica ou produto que possa estar em contacto com água para beber.... eles lá têm as suas razões não achas?

Pois... "o seguro morreu de velho" ou "mais vale prevenir que remediar". Mas por acaso os americanos sempre foram um bocado "exagerados" no controlo das suas águas. Eles até deitam Flúor na água da canalização para evitarem cáries e outras doenças dos consumidores (mas quem pode, pode, e eles podem).

 

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Ponto de ordem à mesa!

A água de Lisboa pode não ser muito má para beber.

Mas será assim em todo o País?

Pelo que tenho ouvido dizer há locais em que os níveis de nitratos ultrapassa, em muito o recomendável sobretudo para as crianças.

E que dizer das canalizações com chumbo? Ainda há muitas, sobretudo em construções mais antigas.

Por outro lado sabendo que as principais contaminações de metais pesados provéem dos alimentos e, sabendo também que os seus efeitos no organismo são cumulativos, não será útil eliminar mais uma fonte, mesmo que pequena? Até porque como sabemos devemos beber bastante água todos os dias, o que nem sempre fazemos.

É claro que não comprei o meu sistema de osmose a pensar na água que bebo, foi mesmo a pensar nos aquários!

Contudo aproveito para utilizar esta àgua para meu consumo e da família, sempre é melhor que a água del cano...

Notas - não vendo aparelhos de osmose...

-não costumava comprar água engarrafada...

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.