FILTRO DE FUNDO. SIM ou NAO?


Recommended Posts

boas pessoal. este tópico é para me ajudar a mim e a outros membros que possivelmente tenham a mesma duvida que eu. até aqui á uns anos os filtros de fundo eram tidos em boa consideraçao, agora tudo quer filtros externos, acho bem, ate porque eu tambem uso um, mas... porque se deixou de usar filtro de fundo? ja sei que muitos pensam logo nos substratos ferteis, estou a pensar na nova montagem usar uma placa de fundo com duas cabeças motorizadas nos cantos do aquario a debitar 200l/h cada uma +/- o aquario tem 120cm e o substrato é o DUPLA GROUND. e penso em usar as placas por uma razao muito simples, o DUPLA é de granulumetria pequena/média e é bem poroso e com o uso de um bom fertelizante liquido como é o caso do Tropica Plant Nutricion, o facto de forçarmos a água a passar pelas raizes atraves da placa de fundo vai fazer com que as plantas absorvam uma boa parte dos nutrientes que precisam atraves deste mesmo processo. certo? que acham? usar um substrato fertil por baixo do Dupla Ground ou optar pelo uso do fltro de fundo? atençao porque como eu disse vou usar na mesma um filtro externo, neste caso um Rena XP3, quer use o filtro de fundo ou nao. so acho que o filtro de fundo tem muitas vantagens. opinem por favor.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno, infelizmente não te posso ajudar, mas vou seguir este topico, porque tambem vou montar um de 150lt e vem com uma placa de fundo(aqua 2ª mão). Tambem não sei se use ou não.

 

Vou ter algumas plantas, mas nada de grandes coisa. Vamos esperar pelos «expert»

 

Um Abraço

 

:discuss_gathering::discuss_gathering:

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros de fundo como solução única de filtragem é claro que não, faz muitos anos tive um aquário com filtro de fundo e era uma valente bosta em resultados da água. Mas segundo o ponto de vista que expressaste e muito bem, não vejo porque não, usas um filtro externo para filtragem principal do aquário e o filtro de fundo estático, porque não? Eu gosto dos filtros esponja da Boyu particularmente, acabam por ser quase um filtro de fundo, esponja bem grande e grossa que fica estática no fundo e com o auxílio de uma bomba de ar, limpar aquilo é praticamente desnecessário e sempre dá uma ajuda na oxigenação da água e na filtragem biológica e mecânica. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros de fundo como solução única de filtragem é claro que não, faz muitos anos tive um aquário com filtro de fundo e era uma valente bosta em resultados da água. Mas segundo o ponto de vista que expressaste e muito bem, não vejo porque não, usas um filtro externo para filtragem principal do aquário e o filtro de fundo estático, porque não? Eu gosto dos filtros esponja da Boyu particularmente, acabam por ser quase um filtro de fundo, esponja bem grande e grossa que fica estática no fundo e com o auxílio de uma bomba de ar, limpar aquilo é praticamente desnecessário e sempre dá uma ajuda na oxigenação da água e na filtragem biológica e mecânica. Cumps.

 

Ok Fernando...percebo o que queres dizer, mas e em relação aos nutrientes e afins??!! Existe alguma relação directa, ou seja, retira minerais e nutrientes do substracto necessarios para as plantas, ou nem por isso??!!Se não...realmente...só vejo vantagens.

 

Cumps a todos

:discuss_gathering:

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Ja tive um pequeno aquario com um filtro de fundo, e o grande problema que tem, é que quando ao fim de algum tempo precisas de tirar o filtro para limpar, tens que mexer no layout do aquario, e replanta-lo todo.

Quanto as plantas com filtro fundo, as raizes entopem bastante o filtro.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Ja tive um pequeno aquario com um filtro de fundo, e o grande problema que tem, é que quando ao fim de algum tempo precisas de tirar o filtro para limpar, tens que mexer no layout do aquario, e replanta-lo todo.

Quanto as plantas com filtro fundo, as raizes entopem bastante o filtro.

 

Ora ai esta um problema a considerar. As raizes das plantas!!

E tinhas tb outro filtro (exerno), ou era só o de fundo? +- de quanto em quanto tempo tinhas de limpar, o filtro de fundo??

Eu lembro-me, de quando era puto, o meu pai tambem ter essa maçada toda de lavar e tirar plantas e pedras de X em x tempo, mas lá esta...era so o filtro de fundo.

Será que com os dois filtros é necessario o ter o mesmo cuidado??!!!

Cumps

:discuss_gathering:

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No arranque do aquário o filtro de fundo ate parece uma solução viável.

Só que ao fim de um tempo, devido aos restos de comida e fezes dos animais que se vão depositando no subtracto, em vez de teres um filtro tens é uma explosão de nitratos. E já se sabe as consequências. Andar constantemente a retirar o layout todo, substrato, pedras.. acho que desmotiva qualquer aquariofilista.Já para não falar de que andar sempre com as mãos não é muito bom para a qualidade da agua.

A solução filtro externo é a mais viável para o que queres, ou um interno, ou se tiveres condições uma sump. Agora filtro de fundo é melhor pores de lado.

Existe informação na net em relação ao uso desses filtros.

 

Fica bem

Há dias de manhã que a' tarde não se pode sair a' noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.