Calha Iluminação simples para qualquer aquário


rmmp

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Resolvi iniciar este projecto porque não estava satisfeito com a luz que o meu aquário trazia. Era daquelas lâmpadas "normais" que se usam em casa para iluminar. Sabia que uma luz em condições, além de melhorar muito o aspecto do aquário, melhora também o crescimento das plantas.

 

Assim colocava-se a pergunta, como adaptar um aquário para suportar uma luz fluorescente de tubo?

 

Ideia:

- Fazer caixa em acrílico com tampa, onde se pudesse colocar a lâmpada e todo o material necessário.

 

Material:

- Caixa em acrílico - 29€

(um conhecido meu faz trabalhos em acrílico por medida, quem quiser o seu contacto peça por pm. Foi o mais barato que encontrei, pedi a várias empresas e acabei por ficar com ele. Chegaram a dar-me orçamentos de mais de 100€!) A caixa deve ter as junções bem isoladas, com um silicone próprio.

- Balastro electrónico - 18€

(em qualquer loja de material electrónico há)

- Lâmpada Flora-Glo (própria para plantas e para realçar a cor dos peixes) - 16€

- Casquilhos para a lâmpada - 0.90€

 

Montagem:

O processo de montagem é muito simples. Prendi os casquilhos ao acrílico com parafusos, bem como o balastro. Depois é só ligar os fios, ligar à corrente e está feito!

 

dscn2729w.jpg

 

dscn2730p.jpg

 

dscn2731g.jpg

 

dscn2732o.jpg

 

dscn2733.jpg

 

Resultado Final:

dscn2735z.jpg

 

Agora estou a pensar é colocar papel de alumínio na tampa, para reflectir mais a luz para baixo.

 

Qualquer sugestão ou critica estou disponível para ouvir:)

 

EDIT: Papel de alumínio já colocado e imagem com o resultado final acrescentada.

Editado por rmmp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tudo bem?

Antes de mais quero dar-te os parabéns pelo tem excelente trabalho! Está um trabalho de profissional ;)

 

Tenho duas questões!

 

1.Esse teu sistema de iluminação como é ventilado? Se a caixa de acrílico estiver toda vedada, a lâmpada começa aquecer.

 

2.Para um aquário de 18 l qual é a lâmpada que devo utilizar. Nele terei betas e Eleocharis parvula, musgo de java como plantas.

 

Plantas:

 

http://www.aquahobby.com/garden/b_Eleocharis_parvula.php

 

 

Abrcs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo elogio. Em relação ás tuas questões:

 

1 - esse efectivamente é o ponto que ainda não posso ter a certeza absoluta se não dará barraca. Não existe ventilação nenhuma, a caixa é completamente fechada. Penso que não deverá ter problema porque o calor vai sendo dissipado da caixa, o ar aquece lá dentro um bocado, o calor é passado ao acrílico e assim é dissipado para o exterior. De qualquer forma, até agora, não vi a caixa atingir temperaturas significativamente altas.

No entanto, se vir que a caixa começa a aquecer muito (no verão ou assim), também se resolve fazendo uns furos de lado para o ar circular. Eu comecei por fazer tudo fechado porque acho que a condensação é um problema mais grave, dentro da caixa, do que o calor. Haver pingos de agua ou vapor de agua em sítios onde há fios eléctricos e lâmpadas, não é boa ideia... Mas agora a experiência dirá.

 

2 - em relação a essa questão, por acaso também queria arranjar essas plantas. Sabes onde posso comprar? Ou de alguém que tenha e venda? Em relação à lâmpada para o teu depende também do tamanho do teu aquário, qual é o comprimento?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas!

 

Estava a pesquisar sobre iluminação de aquários e encontrei neste forum o teu tópico. Achei muito interessante essa "engenhoca" com a caixa de acrílico, pois parece-me prática, fácil e barata... Que é o que faz falta!

 

Agora, passados estes meses já poderás ter novidades. Tem estado a resultar? Deu barraca ao nível do aquecimento? Podias postar uma foto do efeito dessa iluminação no aquário? Resultou para o melhor crescimento das plantas.

 

O meu aquário tem uma lâmpada normal daquelas flurescentes que dão uma luz assim tipo branco/lilás. Penso que é uma lâmpada "normal" flurescente dessas que se usam em casa... tipicamente na cozinha... Veio com uma tampa onde se coloca essa lâmpada. Só que agora instalei-lhe um filtro externo daqueles com cascata o que impossibilita o fecho da tampa do aquário. Tem de ficar sempre meio aberta meio fechada.Portanto, preciso de uma solução à medida para resolver o problema da iluminação e da tampa.

 

Obrigada!

Manuela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boas,

 

Obrigado pelo elogio. Em relação ás tuas questões:

 

1 - esse efectivamente é o ponto que ainda não posso ter a certeza absoluta se não dará barraca. Não existe ventilação nenhuma, a caixa é completamente fechada. Penso que não deverá ter problema porque o calor vai sendo dissipado da caixa, o ar aquece lá dentro um bocado, o calor é passado ao acrílico e assim é dissipado para o exterior. De qualquer forma, até agora, não vi a caixa atingir temperaturas significativamente altas.

No entanto, se vir que a caixa começa a aquecer muito (no verão ou assim), também se resolve fazendo uns furos de lado para o ar circular. Eu comecei por fazer tudo fechado porque acho que a condensação é um problema mais grave, dentro da caixa, do que o calor. Haver pingos de agua ou vapor de agua em sítios onde há fios eléctricos e lâmpadas, não é boa ideia... Mas agora a experiência dirá.

 

2 - em relação a essa questão, por acaso também queria arranjar essas plantas. Sabes onde posso comprar? Ou de alguém que tenha e venda? Em relação à lâmpada para o teu depende também do tamanho do teu aquário, qual é o comprimento?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais