Ferver água


Recommended Posts

Boas

Não sei até que ponto isto pode parecer estupido, mas o que acontece quando se ferve a água? Tem um efeito semelhante ao tratamento por osmose reversa, ou seja, desmineralização da água, baixa a dureza, etc?

Obrigado desde já

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas

Não sei até que ponto isto pode parecer estupido, mas o que acontece quando se ferve a água? Tem um efeito semelhante ao tratamento por osmose reversa, ou seja, desmineralização da água, baixa a dureza, etc?

Obrigado desde já

O efeito é precisamente o contrário... evaporas moléculas de solvente (água) e vais ter um aumento de concentração de tudo o que se encontre dissolvido na água e não volatilize: metais, iões inorgânicos, etc...

 

Quanto muito, se condensares o que evaporas podes obter água destilada que poderás misturar com água normal... mas vou-te ser sincero. O que gastas em energia, mais vale comprar uma osmose inversa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não sei até que ponto isto pode parecer estupido ...

Não é estúpido, não.

Com a ebulição, durante tempo suficiente, forma-se ião carbonato a partir do ião bicarbonato, com libertação de dióxido de carbono. O ião carbonato forma compostos insolúveis, que precipitam - a fracção dos sólidos dissolvidos que se designava por "dureza temporária" e que todos conhecemos por dureza carbonatada (KH). Os compostos responsáveis pela "dureza permanente", sulfatos, cloretos, etc, mantêm-se em solução.

Como resultado, obtém-se uma água ionicamente desequilibrada, que não terá grande utilidade em aquariofilia. Como sugere o Luís, se pretendes diminuir a dureza da água, a osmose inversa seria a melhor solução.

Abraço

João

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois.

A minha duvida era exactamente se os sais minerais que fazem com que a água tenha uma dureza alta se evaporavam também, mas faz sentido que se não acontece isso, haja concentração.

Muito agradecido ;)

Um abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.