Problemas com PH


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 230l que apresenta um PH de 7,5 e que queria baixar para 6,8.

Após testes à minha água da torneira verifiquei que sai com PH de 6,8 e Kd de2º. Acontece que antes de fazer as TPA deixo a água repousar num outro aquário com um filtro interno ligado (de forma a movimentar a superfície da água e oxigenar a mesma) durante 3 dias e o valor do PH aumenta para 7,5.

Pedia a vossa ajuda e sugestões para que possa manter o PH da agua da torneira(6,8) mesmo após o repouso da mesma.

 

Parâmetros da água do aquário:

PH-7,5

Temperatura – 28º

NO2 – 0

NO3 – 10

Kh – 6

Injecção de CO2 – uma bolha por segundo

 

Grato,

Ricardo Neto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aquário de 230l que apresenta um PH de 7,5 e que queria baixar para 6,8.

Após testes à minha água da torneira verifiquei que sai com PH de 6,8 e Kd de2º. Acontece que antes de fazer as TPA deixo a água repousar num outro aquário com um filtro interno ligado (de forma a movimentar a superfície da água e oxigenar a mesma) durante 3 dias e o valor do PH aumenta para 7,5.

Pedia a vossa ajuda e sugestões para que possa manter o PH da agua da torneira(6,8) mesmo após o repouso da mesma.

 

Parâmetros da água do aquário:

PH-7,5

Temperatura – 28º

NO2 – 0

NO3 – 10

Kh – 6

Injecção de CO2 – uma bolha por segundo

 

Grato,

Ricardo Neto

 

Boas, não tens absolutamente nada no outro aquario, onde repousas a agua, que te possa alterar agua?

Não acho normal, que esse repouso da agua, te aumente o PH de 6.8 paras 7.5.

 

Mas, e ainda mais esquisito, colocas a agua com um PH de 7.5, no aquario.

Ora se tens injeccao de CO2 no aquario, é quase obrigatorio que o PH desça um pouco. Uns 0.5 digo eu.

 

Não terás alguma pedra, ou areão, calcario no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquario onde repouso a agua nAo tenho nada para alem do filtro e do termóstato.

 

No aquario principal Ja fiz o testes com agua oxigenada às pedras e nao efervesceu. Mas o real problema é o aumento de pH na agua em repouso porque no aquario principal a agua mantém-se com pH de 7,5.

 

Estava a pensar em deitar algum produto, por ex. pH minus, na agua em repouso antes de a colocar no aquario principal..... nAo sei se é bem pensado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquario onde repouso a agua nAo tenho nada para alem do filtro e do termóstato.

 

No aquario principal Ja fiz o testes com agua oxigenada às pedras e nao efervesceu. Mas o real problema é o aumento de pH na agua em repouso porque no aquario principal a agua mantém-se com pH de 7,5.

 

Estava a pensar em deitar algum produto, por ex. pH minus, na agua em repouso antes de a colocar no aquario principal..... nAo sei se é bem pensado.

 

Eu sou um bocado contra o uso desses produtos quimicos.

O mais certo é baixares o PH apenas durante umas horas, voltando depois ao mesmo. Até porque com um KH=6 o efeito tampão é elevado. Com isto, estas a causar bastante stress aos peixes.

 

Na minha opinião, seria mais importante, conseguir perceber a razão pela qual o PH se encontra alto, mesmo com injeccao de CO2.

Eu apostaria em algum elemento calcario no aquario, pedras ou areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar enganado, e se estiver corrigem-me por favor, mas a agua da torneira quando perde o cloro nAo eleva o pH?

 

As pedras e areao nAo teêm calcário, pois Ja as testei com agua oxigenada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar de não ter lido o tópico na íntegra penso que te posso ajudar.

 

Não se deve fazer testes à água quando esta sai da torneira, porque o pH tende a aumentar passado algum tempo revelando o seu verdadeiro valor. Tira água para um copo e deixa-a repousar por 24-48h e depois mede o pH.

Vais ter é de repetir os testes para ver se tens algo calcário no aquário, pois o calcário reage com ácidos(Limão, Vinagre...) e não com água oxigenada ;)

 

Cumps,

Daniel

 

 

EDIT: Gafes

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que o mais correcto é repetir o teste ás pedras e areão.

Se não tiveres certezas quanto ao resultado do teste, podes fazer uma coisa simples.

 

Coloca 2 recipientes com agua, um deles com a pedra a testar.

Passadas 24h comparas o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,provalmente o que está a acontecer com a água do neto26, é que ao saír na torneira ainda tem CO2 dissolvido, quando é posta a descansar e ao mesmo tempo a ser oxigenada, o CO2 liberta-se fazendo subir um pouco o ph.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz os testes com limão às pedras e ao areão e não obtive qualquer reacção...penso então que será devido ao aumento de ph da água da torneira após esta repousar.

 

Contudo, lembrei-me de fazer um teste diferente:

Tenho acesso a água de uma fonte com ph6, resolvi então misturar 50% da água da fonte com 50% da água da torneira num outro aquário. Neste aquário vou colocar um filtro interno com carvão activado e deixar uma semana e só depois ver o valor do PH.

 

O que acham desta ideia.

 

Cumprimentos e grato pela ajuda,

Ricardo Neto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz os testes com limão às pedras e ao areão e não obtive qualquer reacção...penso então que será devido ao aumento de ph da água da torneira após esta repousar.

 

Contudo, lembrei-me de fazer um teste diferente:

Tenho acesso a água de uma fonte com ph6, resolvi então misturar 50% da água da fonte com 50% da água da torneira num outro aquário. Neste aquário vou colocar um filtro interno com carvão activado e deixar uma semana e só depois ver o valor do PH.

 

O que acham desta ideia.

 

Cumprimentos e grato pela ajuda,

Ricardo Neto

 

Não confiaria nesse teste do limão.

Se colocas agua no aqua com um PH=7.5, e injectas Co2, obrigatoriamente o PH deveria baixar.

Se não baixa, é porque tens alguma coisa que o impede.

Pelo menos eu vejo dessa forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.