Recommended Posts

Olá boas

Quero pedir a vossa opinião e ajuda para seguinte questão:

Vou montar um novo aquário com 180x60x60, e estou indeciso sobre se hei-de fazer uma, ou duas colunas secas.

Não sei se haverá mais eficiencia com duas colunas secas ou chega só uma.

desde já obrigado pela vossa participação

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aquário de 187x50x66 cms que comprei usado e tem 2 colunas secas, uma a cada canto do aquário.

 

Se queres que te diga, não vejo grande vantagem no uso de 2 colunas, a não ser:

 

- Redundância. Se alguma das colunas secas "entupir", a outra garante fluxo para a sump. mesmo com uma coluna seca, podes implementar "Redundância" com o chamado "tubo ladrão"...

- Melhor escumação à superficie. No meu caso, ambas as colunas secas recolhem a água à superficie do aquário. Como tenho duas, uma em cada canto do aquário, são bastante eficazes a eliminar a chamada "gordura" na superficie da água... Mas, mais uma vez, não é argumento decisivo para se construir o aquário com 2 colunas secas em vez de uma...

 

Fora estas duas vantagens relativas, não vejo grandes argumentos para optares por 2 em vez de 1...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

obrigado Paulo e Filipe, os vossos comentários foram uma ajuda nas dúvidas que tinha, a opção de uma única coluna ao centro é de considerar.

fica a promessa que, quando iniciar a montagem deste novo aquário, abrirei um novo tópico para a respectiva divulgação do mesmo

mais uma vez obrigado pelo ajuda.

um abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiência que tenho adquirido, não vejo necessidade de 2 colunas secas.

Tanto pode ficar a meio do vidro de trás como numa das laterais. Já ajudei a montar aquários acima dos 2mt, com as 2 localizações. Devemos ter em atenção que para aquários grandes temos uma superfície maior, e para que a mesma seja devidamente limpa devemos ter uma coluna seca um pouco maior. A dimensão da mesma depende também da bomba de retorno, dado que quanto mais potência tiver maior terá de ser o furo de escoamento.

Normalmente opto por uma coluna a meio. Só em aquários que têm a faces maiores à vista, opto por colocar numa das laterais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais