The Beginning


João_

Recommended Posts

Olá a todos.

 

 

Estou a planear manter camarões Red Cherry, num aquário de 35x25x25 (CxLxA). Neste aquário, estará um termostato regulado para os 25ºC. Não terá um filtro, mas farei TPA's de 2 em 2 dias. A alimentação principal serão, em principio, waffers de algas. (Consoante as comidas disponíveis no Koi Park e no Avipeixe, a alimentação irá variar)

 

Em relação ao areão, pretendo usar um areão preto para realçar as cores dos Red Cherry. Em relação à flora, não existirá neste aquário, devido a isto ser uma experiência na qual usarei esconderijos "artificiais".

 

Em relação ao areão fértil, pensei em colocar um bocado de terra de vaso. Para quê? PAra ir libertando alguns nutrientes, e ir criando algas, para os Red Cherry irem petiscando. Em relação à iluminação, gostava que me aconselhassem.

 

 

Em relação aos esconderijos artificiais, usarei MOP's verdes e pretas( para quem não sabe o que são MOP's, http://www.aquaticcommunity.com/killi/spawningmop.php )

 

 

Então, dicordam de mim nalgum ponto?

 

 

PS: O objetivo de não usar plantas, é simplesmente uma experiência.

PS2: Não sei se devo usar MOP's, porque não vão haver predadores, logo os camarões não sentirão necessidade de se esconder :S

PS3: Também usarei cocos, e tubos enfiados no areão, como esconderijos.

 

 

OBrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas

 

Por experiência própria te digo que os Red's sem musgo de Java ou sem outra planta onde possam "pestiscar", não ganharam muita cor!

 

 

abraço

 

OBrigado Daniel. Não achas que com as algas no vidro, eles petiscam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de colocar esse substrato de plantas terrestres no aquário. Se tiveres uma iluminação mínima as algas vão sempre aparecendo, especialmente se não tiveres outras plantas, e sempre prevines uns picos esporadicos de amónia se remexeres o substrato por qualquer razão.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Com alguma iluminação e sem plantas para competirem com nutrientes as algas aparecem de certeza, se associares a isto uma dose extra de luz por exemplo 12 horas aí então ainda irão aparecer com mais frequência.

 

Não coloques substrato fértil se não estiveres a pensar usar plantas. Como já te foi dito podes correr o risco de libertares picos para a coluna de água e depois que sofre são as gambas.

 

Eu no meu nano de red não tenho substrato fértil, só o tal areão preto, tenho musgo de java, anubias petit, e ainda ontem tive que andar durante a TPA a raspar os vidros com o cartão para limpar as algas que por lá estavam e que estavam a por as fotos turvas. Podes ver o meu nano de camarões que está na minha assinatura.

 

Quanto aos esconderijos artificiais, porque não optas pelos naturais? Eu tenho esconderijos naturais e fica de certeza muito melhor que os artificiais, eu tenho uma queda de pedras em que faz muitos esconderijos e cana de bambu seca.

 

Quanto à iluminação penso que qualquer candeeiro de secretária ou então daqueles que tem uma mola com uma lâmpada E27 economizadora te serva para esse efeito e se escolheres uma lâmpada com 6400Kelvin até podes optar por mais tarde colocar plantas.

 

O grande trabalho que irás ter é que como se trata de um nano e sem filtro terás que fazer trocas de agua constantemente, de modo a tentares manter os parâmetros da agua o mais estáveis possível, a contra partida é que vais passar muito tempo a remexer no aquário o que pode ser prejudicial para os camarões e poderes ver a sua cor vermelha bem definida. Porque não colocas um filtro de mochila ou de esponja?

 

Com a falta de plantas para ajudar na "limpeza da agua" e na falta do filtro penso que terias que fazer TPA todos os dias mesmo sendo de pequenas quantidades, tornando-se muito difícil, estabilizar o aquário e prejudicando os camarões.

 

Que experiência é que estas a pensar fazer, e quanto tempo irá durar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para algumas espécies de peixes, o MOP serve mto bem, já para os reds uma boa dose de musgo no aqua faz o mesmo efeito e ganhas assim os petiscos que pretendes, além de ser altamente benefico para a reprodução das gambas. Ao nivel da comida, tens vegetais que até deves usar no teu dia a dia ... um bocado minimo fervido ou escaldado eles fazem uma festa !!!

 

Ao nivel do substrato fertil se não vais colocar plantas não o coloques. O ser fertil tb significa libertar alguma amonia na coluna de agua. Fica pelo Inerte.

 

Filtro ... acredita que um filtro lá fica mais barato que uma TPA de 2 em 2 dias. Alem do trabalho que não acredito que faças sagradamente como pensas fazer.

 

Ha filtros de esponja que melhoram em mto a qualidade da agua e sempre vão deixando algum O2 no aqua.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de colocar esse substrato de plantas terrestres no aquário. Se tiveres uma iluminação mínima as algas vão sempre aparecendo, especialmente se não tiveres outras plantas, e sempre prevines uns picos esporadicos de amónia se remexeres o substrato por qualquer razão.

 

OK Diogo, obrigado

 

boas,

 

Com alguma iluminação e sem plantas para competirem com nutrientes as algas aparecem de certeza, se associares a isto uma dose extra de luz por exemplo 12 horas aí então ainda irão aparecer com mais frequência.

 

Não coloques substrato fértil se não estiveres a pensar usar plantas. Como já te foi dito podes correr o risco de libertares picos para a coluna de água e depois que sofre são as gambas.

 

Eu no meu nano de red não tenho substrato fértil, só o tal areão preto, tenho musgo de java, anubias petit, e ainda ontem tive que andar durante a TPA a raspar os vidros com o cartão para limpar as algas que por lá estavam e que estavam a por as fotos turvas. Podes ver o meu nano de camarões que está na minha assinatura.

 

Quanto aos esconderijos artificiais, porque não optas pelos naturais? Eu tenho esconderijos naturais e fica de certeza muito melhor que os artificiais, eu tenho uma queda de pedras em que faz muitos esconderijos e cana de bambu seca.

 

Quanto à iluminação penso que qualquer candeeiro de secretária ou então daqueles que tem uma mola com uma lâmpada E27 economizadora te serva para esse efeito e se escolheres uma lâmpada com 6400Kelvin até podes optar por mais tarde colocar plantas.

 

O grande trabalho que irás ter é que como se trata de um nano e sem filtro terás que fazer trocas de agua constantemente, de modo a tentares manter os parâmetros da agua o mais estáveis possível, a contra partida é que vais passar muito tempo a remexer no aquário o que pode ser prejudicial para os camarões e poderes ver a sua cor vermelha bem definida. Porque não colocas um filtro de mochila ou de esponja?

 

Com a falta de plantas para ajudar na "limpeza da agua" e na falta do filtro penso que terias que fazer TPA todos os dias mesmo sendo de pequenas quantidades, tornando-se muito difícil, estabilizar o aquário e prejudicando os camarões.

 

Que experiência é que estas a pensar fazer, e quanto tempo irá durar?

 

Obrigado RACCAR. Em relação à experiência, apenas uns mesinhos´, e depois arranjo plantas e isso. Em quanto aos esconderijos artificias, falava de pedras :)

 

Boas,

 

Para algumas espécies de peixes, o MOP serve mto bem, já para os reds uma boa dose de musgo no aqua faz o mesmo efeito e ganhas assim os petiscos que pretendes, além de ser altamente benefico para a reprodução das gambas. Ao nivel da comida, tens vegetais que até deves usar no teu dia a dia ... um bocado minimo fervido ou escaldado eles fazem uma festa !!!

 

Ao nivel do substrato fertil se não vais colocar plantas não o coloques. O ser fertil tb significa libertar alguma amonia na coluna de agua. Fica pelo Inerte.

 

Filtro ... acredita que um filtro lá fica mais barato que uma TPA de 2 em 2 dias. Alem do trabalho que não acredito que faças sagradamente como pensas fazer.

 

Ha filtros de esponja que melhoram em mto a qualidade da agua e sempre vão deixando algum O2 no aqua.

 

Abraço

 

João

 

Um filtro de esponja daqueles de 9€? É desses que estás a falar?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

João ha varios preços.

Depende do tamanho do filtro. Normalmente para esses tamanho custam 5€.

Ha users a vender em 2ª mão bem baratos, desde que a esponja esta ok, limpa fica como nova.

 

Por 9€ comprei um cascata para um aquario meu.

Caso queiras ajuda com nomes de lojas diz.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações João.

 

Não acho boa ideia utilizares substrato fértil se não vais usar plantas, muito menos terra de vaso pois contém imensa matéria orgânica, isso aliado a um set sem qualquer movimento ou oxigenação da água é esgoto certo!!

Tens várias opções viáveis. Uma delas será utilizar substrato inerte como simples areão de rio, uma vez que não vais colocar plantas com sistema radicular não precisas de mais, mesmo que queiras (e é recomendável) colocar vesicularia o substrato não é um factor importante. Nem sequer a luz é, a vesicularia cresce com qualquer intensidade luminosa e é amplamente recomendada para sets de invertebrados, para protecção, alimento, sensação de segurança, etc.

Deves colocar SEMPRE qualquer circulação de água mesmo que mínima. Isso promove as trocas gasosas e a purificação da água, que num meio tão pequeno basta dizer que qualquer desequilíbrio pode ser catastrófico, portanto eu não arriscava. Tens várias opções de filtro de mochila ou até mesmo colocar uma placa de fundo a funcionar com bomba de ar como se usava antigamente, qualquer dos métodos seria bem melhor que nada, isto tudo atendendo à saúde e bem-estar dos animais que pretendes lá colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais