Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Tens que ter cuidado, senão, qualquer dia estás a jantar uma bela salada de cuba...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. Olha que não me admirava nada. Uma coisa boa é que as corys e os ancistrus andam a "espalmar" a cuba o que a ajuda a espalhar-se horizontal. :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verde cenoura e salada de cuba...quem mais anda a trabalhar com pós?

devias de ver as minhas cory a lavrar o terreno...estive ontem à noite a admira-las estou a imaginar quando conseguir mais 2 :D não vai sobrar nada...elas ate gostão de andar a brincar (surf) na corrente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep. As minhas é a mesma coisa. Por isso é que tenho 12 ganchos com braços a segurar a cuba no sítio :P No dia em que tirar os ganhos, rebento com metade da cuba :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes experimentar com a glosso caso não consigas fazer vingar a cuba. Tem umas raízes maiores pelo que será mais fácil se fixar na presença dos cory. E sempre é um verde ligeiramente mais escuro.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. O plano inicial sempre foi esse. Tentar a cuba, se falhasse, tentar a glosso e se falhasse essa, desistir dos tapetes.

 

De qualquer das maneiras acho que se está a desenvolver aceitavelmente. Simplesmente não tão depressa como a tenellus. Por falar em tenellus, voltei a montar o wavemaker que tinha removido na semana passada (por causa dos neons) porque comecei a notar, nas zonas com menos corrente, o aparecimento de algumas algas nas pontas das folhas da tenellus. Não sei especificar bem qual é o tipo por falta de experiência mas são muito parecidas as "staghorn". É apenas em meia dúzia de folhas por isso vou vigiando a evolução.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Bem, não há grandes novidades. Hoje reparei que o meu ancistro macho estava enfiado na casota que eu montei por de trás da rocha grande (VIVA!!!). Quer dizer que, um dia, se a o meu casal decidir procriar outra vez, já aceitaram a casa :) Foi uma das coisas que me preocupava quando desmontei o antigo layout. Seria uma pena se aqueles dois que já deram provas de serem capazes de se reproduzir, nunca mais o fizessem.

 

A cuba continua a espalhar-se lentamente. Já há cinco pedaços que se fundiram num só mas vamos ver como isto se vai desenvolvendo. Tive que instalar uma segunda powerhead do lado oposto do aquário para agitar ainda mais as águas de forma a ter a certeza que os nutrientes cheguem a todos os cantos e também para acabar com aqueles pequenos tufos de "staghorn". Por enquanto não se tem espalhado mas espero que, com o aumento de CO2 (agora o dropchecker já nem mostra um verde lima... é mesmo amarelo claro lol) e aumento da circulação, essa coisa desapareça rapidamente.

 

Continuo a seguir o regime de fertilização (agora já com macros e micros) e tenho notado que a cuba ganhou mais vigor. Suponho que a fertilização que magiquei já começou a dar frutos. Vamos ver daqui a um mês.

 

Um dos meus neons parece que anda ovado, a barriga está um pouco retangular tipo como as minhas rásboras quando estão prontas para depositar os ovos. Sei que é difícil reproduzir neons (e não tenho planos em fazê-lo) mas seria interessante observar as danças de acasalmento (que não houve ainda).

 

por hoje é tudo

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retangular no sentido da passagem da cabeça para a barriga, em vez de fazer uma curva suave faz uma curva muito acentuada dando o aspeto do bicho ser retangular em vez de oval. As minhas fêmeas Rasboras ficam assim quando estão prestes a iniciar os rituais de acasalamento (que agora são asexuadas porque não tenho plantas de folha larga para elas depositarem os ovos).

 

Abraços

Ton

y

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tony,obrigado por me enviares o endereço onde comprastes o teu filtro,vou pesquisar esta noite.Agora o que me traz é outra questão.Fui a uma loja comprar a areia de silica, mas não sabiam o que era.O que há lá é uma espécie de areia que diz silice 2-3mm.Será isso?

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

areia de sílica mesmo tem uma granulometria muito menor (<0.8mm) por isso é que é fina. Se na loja não sabem o que é, pede areia fina branca para ciclídeos... é a mesma coisa :) Eu na altura comprei na Aquapicanço em Faro (marca Dekorline) já não me lembro quanto foi mas não foi barata (será 10€ por 5Kg?). Ainda tenho aqui um saco de 5kg fechado se estiveres interessado.

 

Na Patas ao Ar em Loulé não tinham? Costumam ter cenas da Dekoline mas realmente não me lembro ter visto lá areia branca.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi ao patas ao ar que fui e não tinham nado de muito fino,só 2-3mm ou então fui eu que não vi.Vou no sábado de manhã ao aquapicanço a Faro, vou ver o que há e depois digo-te se fico com o teu.ok

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes tu que não tens jeito Tony.. não é o que estou a ver na 2º montagem que fizeste...

 

Estou a gostar e muito.. prometo lê-lo mais atentamente numa próxima porque já é tarde..

 

Mas fica prometido para depois comentar mais detalhadamente.. mas pelo que vi, está mto bem conseguido.

 

Os meus Parabéns :mrgreen:

 

Um grande Abraço,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TENHO CRIAS DE ANCISTRUS!!

 

1 mês dentro desta nova montagem e os ancistrus já andaram no hula hula heheheheh :)

 

Agora tou lixado... não posso dosear excel para dar cabo daquelas algas staghorn senão mato os bebés... Bem... que se lixem as algas.... logo trato delas daqui a uns meses (se sobrar alguma planta).

 

Já tinha dito que tinha ANCISTRUS BEBÉS?

 

:) :smile:

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Olá Rodolfo. É só erva à volta de umas rochas e agora também alguns tufos de algas. O teu é bem mais artístico (e uma verdadeira piscina! ao lado do meu copo de água) :) Abraços.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás totalmente tramando Tony, eu tb tive ancistrus bébés...no inicio achei muito giro é de facto, mas depois comecei a pensar como apanhá-los e olha que não é tarefa simples ainda para mais num plantado, visto que eles andam sempre escondidos.

 

Eu ainda consegui apanhar uns 20 e vende-los, mas ainda tenho alguns juvenis por aqui e não lhes consigo fazer nada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive uma criação na montagem anterior mas morreram misteriosamente passado 1 mês. Desconfio que tenha sido das TPA's não tratadas. Por isso é que depois dessa experiência comecei a usar condicionador. Vamos ver como é desta vez. Eu na altura consegui apanha-los pois apesar de rápidos ainda são relativamente burrinhos e caiem nas minhas armadilhas manhosas. Se calhar tenho que montar um aquário pequeno e ir transferindo os bichos para lá. Só vi um hoje. O resto ainda deve estar na toca com o pai.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns,

 

Quantos ovos é que são colocados?

 

Consegues tirar uma foto da gruta para ver como é que fizeste? Tenho que montar a casa antes de ter os habitantes.

 

O teste de amónia e nitritos que deviar ter chegado ontem foi parar a lisboa, agora só segunda. Tendo os nitratos as 25 g/l, em que fase é que achas que está o ciclo?

 

Desculpa a invasão, lol.

 

Já tens nomes para os bebes? Que tal Tonyleonceé?

 

Abraço

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Em relação aos teus nitratos eu sou capaz de apostar que tens a amónia a zero e um toque de nitritos ainda. Não pelos nitratos mas pelo tempo que o teu aquário tem. Claro que isto é pura especulação mas tendo em conta que as bactérias que oxidam a amónia se multiplicam duas a três vezes mais depressa do que as nitrobacter e que já tens nitratos à vontade... diria que o ciclo está quase no fim. Claro que mesmo que esteja terminado, isto só quer dizer que está preparado para a carga biológica actual e que cada adição de fauna tem que ser feita de forma lenta e progressiva para que as bactérias consigam acompanhar o aumento da carga biológica. Já agora, são 25mg/l e não 25g :)

 

Não tenho nome para os bichos não. Não me quero afeiçoar a eles que da última vez foi uma tristeza encontrar todos os dias mais um corpo no fundo.

 

Quanto à toca... tive que ser inventivo. Como já deves ter reparado, no meu presente layout não há muitos esconderijos pois tentei, de forma bastante lata seguir remotamente o layout de um iwagumi (não tive muita sorte nesse aspeto lol). O que fiz foi comprar um adaptador macho/macho para mangueiras com 32mm de diâmetro e tem uns 10-12cm de comprimento. Depois tapei um dos lados do adaptador com celofane e enterrei o tipo quase na horizontal (um pouco inclinado para a entrada não ficar coberta) por detrás da rocha principal (no fundo entalei o tubo entre a rocha e o vidro traseiro do aquário). O objetivo era ter o tal iwagumi limpo mas proporcionar um potencial ninho para os ancistrus na mesma. Gostava de poder tirar foto, mas pela localização e pela tenellus que tapa tudo agora, é muito complicado.

 

Normalmente os ancistrus colocam entre 50 a 200 ovos. A fêmea é imediatamente explusa a seguir e o macho assume o papel de progenitor. Vigia a temperatura e oxigenação da toca, coloca-se à entrada e abana as barbatanas até os ovos eclodirem. Depois continua a vigiá-los e manté-los dentro da toca durante 10 dias até que comecem a escapar e aventurar-se sozinhos.

 

Tenho que estudar se o Excel é prejudicial a eles ou não que já mes estou a passar com a staghorn GRRR

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização

 

Bem, não há grandes novidades. Fiz uma TPA de 50% há bocado, dei uma limpeza geral no aquário e removi alguma lilaeopsis que estava carregada com staghon. A este ritmo posso me despedir da lilaeopsis. Também não tenho muita pena que aquilo cresce mais devagar que as fases da lua. Adicionei as macros devidas e subi o CO2 ainda mais. Já tenho uma botija de 500gr aqui de reserva não vá eu esgotar o CO2 mais rapidamente do que o planeado. Verdade seja dita, a esta velocidade, se durar 2 meses é uma sorte. Nunca pensei que conseguisse injetar tanto Co2 num aquário sem que os peixes ficassem a boiar (8 bolhas por segundo)

 

Amanhã já terei um frasco de 500ml de Flourish Excel para dar o golpe final na staghorn que já parece ter estabilizado. Estou a pensar em dosear 7.5ml no primeiro dia e depois 5ml diariamente durante 2 semanas. Também já pensei em depois usar o excel preventivamente i.e. utilizar uma dose profiláctica. Não descobri ainda é se bastaria ser semanal ou se teria que ser diária. Alguém tem alguma ideia nesse sentido?

 

De resto não voltei a ver nenhum ancistrus bebé mas sei que estão ai pois o "pai" não sai da entrada da gruta e de vez em quando lá vai abanando a cauda.... Vamos ver quantos sobrevivem desta vez.

 

Abraços a todos

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me...

 

Medi o consumo do aquário... mais valia não ter medido... 1.92Kw por dia... e ando eu a chatear a mulher por deixar a luz dos corredores acesa... cabecadura

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Tony

 

Preocupa-me que com o género de fertilização que estejas a fazer que estejas a ter algas que supostamente seria exatamente para o contrário, e ainda fico mais preocupado pq usamos o mesmo método sensivelmente e não me apetece ter um surto de algas.

Com o Excel nunca tive problemas, mas de facto não sei qual é a composição daquilo e que deve ter uns compostos estranhos isso deve ter dada ao tipo de utilização que lhe dão e à forma que as algas parecem morrer queimadas quando sujeitas à presença dos constituintes do Excel.

 

Em relação ao teu CO2 assusta-me a quantidade que estás a injectar e tb me leva a perguntar se o estás a fazer da maneira para obteres mais rendimento, isto pq eu no meu aqua devo estar a injectar metade de CO2 que tu e se aumento mais um pouco os peixes ficam logo à superfície e o dropcheker fica num amarelo muito claro, certamente já deves ter reparado, mas todas as bolhas de CO2 que chegarem à superfície e CO2 não aproveitado, se isso acontecer deverás adquirir uma cerâmica maior, ou então adquirir um reactor de CO2 ligado ao filtro do género do meu

 

Resta-me desejar que esses teus alevis tenham mais sorte que os anteriores e depois muita paciência para os capturares tentando não destruir todo o layout do aquário para isso ehehe

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Preocupa-me que com o género de fertilização que estejas a fazer que estejas a ter algas que supostamente seria exatamente para o contrário, e ainda fico mais preocupado pq usamos o mesmo método sensivelmente e não me apetece ter um surto de algas.

 

Estas algas em particular não são resultado da fertilização. São resultado de circulação deficiente. Elas só surgiram quando eu burro fui desligar o wavemaker porque não gostava de ter os neons escondidos. Passados uns dias, foi quando elas se instalaram. Exactamente nos sítios onde não havia corrente e aonde o CO2 não chegava em quantidades suficientes.

 

Em relação ao teu CO2 assusta-me a quantidade que estás a injectar e tb me leva a perguntar se o estás a fazer da maneira para obteres mais rendimento, isto pq eu no meu aqua devo estar a injectar metade de CO2 que tu e se aumento mais um pouco os peixes ficam logo à superfície e o dropcheker fica num amarelo muito claro, certamente já deves ter reparado, mas todas as bolhas de CO2 que chegarem à superfície e CO2 não aproveitado, se isso acontecer deverás adquirir uma cerâmica maior, ou então adquirir um reactor de CO2 ligado ao filtro do género do meu

 

Já utilizo um reactor/difusor inline. Por isso a distribuição é bastante boa. O meu dropchecker está num amarelo brilhante tipo torrado. Os peixes não se estão a passar. Desconfortáveis sim, aflitos não. O tamanho das bolhas também é muito diferente. Quando usava o difusor cerâmico é que vi bem a diferença. 3 Bolhas do meu contador de bolhas equivale a uma bolha que aparece por baixo do diffusor cerâmico. Portanto só ai tens uma diferença de 3 para 1.

 

Já agora, que reactor usas tu? Eu mandei vir agora o Sera Flore 500 a ver se é melhor que o meu UpAqua.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.