Coloração dos red cherry's.


Fábio Silva

Recommended Posts

Viva pessoal, venho partilhar uma experiência e deixar uma questão.

 

Ao longo dos vários anos que mantenho red's tenho observado que em alguns aquários as colónias mantêm uma coloração bastante forte enquanto que noutros aquários são quase brancos sem vermelho nenhum.

 

Porque acham que isto acontece ;)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

és tu que separas os camarões ? escolhes os que tem melhor coloração e juntas ?

Pode ser das condições da água, se forem diferentes dum aquário para outro. Ou então, simplesmente genética mais fraca. Não sei. O que é que tu próprio achas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb aposto em cond de água distintas.

Melhores cores em ph mais baixo e em temperatura mais baixa.

Pelo menos é o que acontecia no aqua que tinha em casa vs o nano no escritorio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou muito recente na aquariofilia e nunca tive camarões. Mas gosto muito de ler então na teoria sei muita coisa.

 

A selecção dos chrystal red foi feita para tentar marcar bem as cores, branco bem branco (e não branco sujo) e vermelho bem vermelho. Mas o principal feito ao longo do tempo foi tentar marcar o branco, pelo que é possível que seja essa a caracteristica genética que tem ressaído mais numa das tuas populações. Tentando que a sua reprodução não seja tão homogénea, ou seja, muito brancos com muito brancos, e vermelhos com vermelhos, poderás conseguir diluir alguma dessa tendência, correndo o risco de acontecer o contrário do que se tentou fazer nas últimas linhagens: marcar bem as cores.

 

Considera isto uma teoria, e nada mais que uma teoria baseada na genética que conheço e no que pude ler sobre o assunto, dou a mão a palmatória para qualquer expert na matéria =)

 

p.s. apesar de nunca ter tido camarões, espero adquirir alguns nos próximos 8 a 15 dias ;)

Editado por Dimany
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimany, olha que os red cherry não têm brancos... deves estar a confundir com os crystal red.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falo sem intervenção humana para que fiquem quase transparentes.

 

PH's, temperaturas, etc todas similares.

 

Pelo que observei durante 5 anos em 3 aquários montados em Soure onde tenho RCS(red cherry shrimp), sem introduzir sangue novo apenas com as colónias originais que foram colocadas no início das montagens, dois dos aquários têm RCS quase brancos e o terceiro aquário RCS com bons vermelhos.

 

Passo a explicar então:

 

Nos dois aquários onde tenho RCS quase brancos tenho peixes(guppies e no outro tetras imperador).

Nos terceiro aquário onde tenho exclusivamente RCS, os camarões apresentam uma coloração muito mais vermelha, eu não selecciono os camarões neste aquario, volta e meia apanho um ou outro melhor e trago para o meu aquário "Real Jungle".

 

O que penso é que os peixes nos dois primeiros aquários estejam de uma certa forma relacionados com o facto dos camarões estarem mais palidos..

É o que se chama de selecção natural, pois os peixes vêem melhor os camarões mais vermelhos e esses são os primeiros as serem comidos, ficando os mais transparentes que se conseguem camuflar melhor.

 

Devido a isso as colónias nestes 3 aquários são bastante distintas.

 

Se pensarmos bem se calhar é por isso que as mutações que temos hoje em dia nos aquários não proliferaram no seu meio natural.

 

Procurem por exemplo como são os caridina cantonensis no seu estado selvagem ;).

 

Abraços

Fábio Silva

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo fabio já me aconteceu tive em 2 aquarios de semelhantes dimensoes mesmo areao mesmas plantas(musgo java uns fetos e mais algumas plantas ) unica diferença é que num era agua quente e no outro agua fria , reproduziram-se +/- na mesma quantidade unica diferença foi que os de agua fria alem de ficarem transparentes comiam muito menos penso que a agua fria abrandou o seus metabolismos , alem de ficarem mais stressados ao dar de comida os da agua quente nem se preocupavam os da agua fria pareciam que começavam a fazer uma maratona de um lado para outro a fugir.... agora voltei a meter no aqua de agua quente deixaram de estar transparentes e já quase nem se nota quais eram eles e já estao de volta á agua quente umas 3 semanas .... :)

NOTA : ficaram mesmo transparentes

Editado por DarkFish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Antes de mais deixa-me dizer-te que as plantas estão a começar a dar folhas novas o que me parece que estão de boa saúde.

 

Eu já tive camarões no comunitário de 200 e poucos litros e os red nunca chegaram a estar nem de perto nem de longe com a coloração destes que têm um aquário só para eles.

 

No meu aquário comunitário tinha guppys, corys, e nariz de bêbado, e acredita que esconderijos não faltava no comunitário onde tinha uma parede de valisnérias, plantas e kilos e kilos de pedras e os red cherrys nunca ficaram muito vermelhos. penso que o motivo fosse esse mesmo - intimidação / presa predador.

 

Se poderes fazer uma experiência talvez acabasse com as duvidas que era em um dos aquários onde tens camarões e peixes retirares os peixes para ver se notavas alguma diferença nos camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais