Datnoids $ Co.


João M Monteiro

Recommended Posts

Bom dia,

 

Anexo algumas fotografias de um "growout" de 120x60x60cms para Datnoids. Tenho lá 14, a saber:

-8 Indo dats (Datnioides microlepis), tendo 3 entre os 10 e os 13 cms e 5 pelos 6.7cms;

-6 Silver dats (D. polota, antes designados D. quadrifasciatus) com 2-3cms.

 

O aquário é filtrado por um Eheim 2250 (biológica) e um sunsun 304b (mecânica), tendo 2 Seio M820 (3200 lts/h) como circulação. A ilumnação é feita por 2 fiadas de leds (GroBeam500), geridas por um controlador AquaRay.

 

Considerando o ritmo lento de crescimento dos datnoids, este aquário poderá mantê-los nos próximos 1 a 2 anos.

 

Também moram por lá um flagtail (Semiprochilodus taeniurus)com 10cms, um L240 (Leporicanthicus cf galaxias) 1 barbo T (Puntius laterstriga) - que entrou para os ajudar a começar a comer (como "dither fish") - e um CAE.

 

As coisas têm corrido bem e 13 dos 14 dats já estão a comer pellets (massivore da hikari), o que nem sempre é fácil conseguir, sendo certo que é muito mais difícil quando já são grandes. Dou-lhes ainda camarão e mexilhão.

 

As fotografias sairam muito más (tremidas e escuras), mas de qualquer maneira...aqui vão

 

geral

geral20110109.jpg

 

Indos

it201101092.jpg

it201101093.jpg

(este tinha acabado de comer e tem um pedaço de camarão junto à boca)

it20110109.jpg

 

Silver (a fugir com bocados de massivore; depois vão-nos revirando até conseguir engolir)

at201101092.jpg

at20110109.jpg

 

Flagtail

flagtail20110109.jpg

 

L

l24020110109.jpg

 

e uma ampularia, para terminar, por ser a única fotografia decente do conjunto

amp20110109.jpg

Editado por João M Monteiro

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que interessante espécie! Só é pena o tamanho máximo que atingem. Se ficassem pelos 15-20 cm seriam peixes muito mais convidativos a ser mantidos. Os potenciais 30-45 cm já fazem dele um peixe proibitivo para volumes inferiores a 500L.

 

Na foto da ampularia, ela está recoberta de ovos de neritina? Achei curioso!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Senhor vais ficar ai com uns bichos esmo há maneira, depois se quiseres quando forem grandes tens de arranjar um aqua bem grandito

prai uns 1400 ou 1500 era mesmo há maneira, tu so tens esses monsters ou tens mais aquarios?se sim que monsters?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado pelos comentários; vou procurar responder às V. questões:

 

Diogo,

Os Indo´s em adultos, na minha opinião, precisam de bem mais que os 500 lts; pelo menos o dobro - dependendo sempre do "footprint" do aquário. Os Silver ficam bem mais pequenos (dificilmente passam os 25cms em cativeiro).A meu ver é o tamanho que atingem que os torna mais cativantes. Um datnoid adulto é algo de impressionante.

E, de facto, são ovos de neritina na ampularia. Vieram de um aquário que tinha muitas neritinas (bom olho!)

 

Tiago,

Neste momento tenho apenas estes peixes. Depois de 30 anos de aquários (20 mais dedicados a água salgada), tive 2 anos e meio a seco. Mas "uma vez peixeiro, sempre peixeiro", por isso regressei às lides e decidi apostar nos dats, que nunca tinha tido anteriormente.

Quando fizer o aquário definitivo para os dats (o que dificilmente acontecerá em 2011), terei condições para ter alguns outros "MF" a acompanhá-los.

Editado por João M Monteiro

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos, São peixes que gostava de já ter comprado para o meu aquário, mas não o fiz porque não seria correcto colocá-los num aquário de 250L... Crescem rápido?

A ampulária está demais, faz lembrar um melão cheio de pevides :D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos, São peixes que gostava de já ter comprado para o meu aquário, mas não o fiz porque não seria correcto colocá-los num aquário de 250L... Crescem rápido?

 

Como referi no post inicial, os Datnoids têm um crescimento lento (especialmente a partir dos 10cms). Se os comprares pequenos (com menos de 5 cms), o aquário de 250lts daria para ter um grupo de datnoids (é aconselhável comprar apenas um ou mais de 4, devido à agressividade intra-específica) durante cerca de um ano. Depois disso,claro, teriam que passar para um aquário muito maior como acima referi.

 

A Tua ampulária tem uma espécie de ovinhos de lado?

 

é próprio dela?

 

São ovos de neritina (ver acima)

 

Vou ver se tiro mais umas fotografias no próximo fim-de-semana e procurarei actualizar o tópico periodicamente.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Vim dar aqui uma espeitadela! Confesso que é a primeira vez que vejo semelhantes peixes mas quero ver isso ao vivo!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho uns para vender (Indo). Se tambem quiseres meter ai um L-190 (Panaque nigrolineatus) para aredondar essas madeiras diz que tambem tenho uns para vender.

 

Abraco

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bastante interessante e diferente. Ja conhecia os peixes.

 

Realmente os peixes são fantásticos, mas a foto da ampulária é outra coisa omg das mais interessante que já vi neste forum biggrin

 

o que uma boa máquina não faz!

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

joão excelente montagem e que peixes...

vistos ao vivo são ainda mais bonitos.

esse flagtail então deixou-me com bastante vontande de por cá um no meio dos meus discus.

 

ps:o l-240 está um espectáculo.

 

um abraço

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.