Zero a esquerda nos salgados


pestinha

Recommended Posts

Boas

 

Como alguns neste forúm, sou um zero a esquerda quanto aos salgados, dado que sempre tive penicos de água doce!

 

Estava para iniciar nesta nova aventura, e como as dúvidas, como devem compreender, são imensas, por isso vamos começar com os equipamentos:

 

1) Penico (aproveitar) o existente: 1300x450x500 (CxLXA), contudo como esta vocacionado para água doce, e consequentemente filtro externos, gostaria de saber que alterações devo executar, ou mandar executar, para a sump!

 

2) Reactor de calcio: Aqua Medic KR400 ou Bubble-Magus C70-1

 

3) Iluminária: 8x39W T5

 

4)Escumador: Bubble Magus NAC7 (cónico)

 

5) Bombas circulatórias: 2Tunze Nanostream 6025 (2.500L/h)

 

6) Sump: Pelo menos 100L

 

7) Aquecedor: Jager 300W

 

8) Rocha viva/morta: Quantos kilos

 

9) Substrato: Tropic Eden

 

10) Bomba de retorno: Aqua Medic Oceam runner OR 3500 ou Aqua Medic Ocean Runner 1200

 

11) Reposição de água: Tunze Bomba 9v

 

12) Unidade de osmose inversa: ????????

 

O que acham destes equipamentos? Que alterações faziam?

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como alguns neste forúm, sou um zero a esquerda quanto aos salgados, dado que sempre tive penicos de água doce!

 

Boas! Bem-vindo ao mundo dos salgados!

 

Estava para iniciar nesta nova aventura, e como as dúvidas, como devem compreender, são imensas, por isso vamos começar com os equipamentos:

 

1) Penico (aproveitar) o existente: 1300x450x500 (CxLXA), contudo como esta vocacionado para água doce, e consequentemente filtro externos, gostaria de saber que alterações devo executar, ou mandar executar, para a sump!

 

A melhor maneira é mandares furar o aquário... Espera por outras respostas.

 

2) Reactor de calcio: Aqua Medic KR400 ou Bubble-Magus C70-1

Não te posso dizer porque não uso.

 

3) Iluminária: 8x39W T5

Recomendava ires para as de 54W com 120 cms... 6x54w

 

4)Escumador: Bubble Magus NAC7 (cónico)

Não conheço o escumador... O meu aquário é da mesma dimensão e uso Reefset Esc120... muito bom!

 

5) Bombas circulatórias: 2Tunze Nanostream 6025 (2.500L/h)

Quando iniciei o aquário comprei essas bombas... passado um tempo tive que alterar para 6045 porque as de 2500 não davam circulação suficiente.

 

6) Sump: Pelo menos 100L

Opção de cada um...

 

7) Aquecedor: Jager 300W

Uso 2 termostatos. Um de 150 e outro de 200W. Aconselho 2 termostatos para caso de avaria de um o outro vai remediando.

 

8) Rocha viva/morta: Quantos kilos

Se quiseres apressar o ciclo mete mais rocha viva... 10kg + 10kg

 

9) Substrato: Tropic Eden

Não conheço esse areão. No meu sistema usei areão da TMC.

 

10) Bomba de retorno: Aqua Medic Oceam runner OR 3500 ou Aqua Medic Ocean Runner 1200

Depende da altura que a bomba necessita de "bombar"... No meu caso, uso a Aquabee 2000-1 para 1,5m... Dessas duas a 3500 parece-me mais indicada.

 

11) Reposição de água: Tunze Bomba 9v

Ainda não uso... Mas no Verão já terei que arranjar qualquer coisa.

 

12) Unidade de osmose inversa: ????????

 

Comprei uma Aquili NPS... Estou contente com a osmose.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, e bem vindo ao mundo que sem sal a coisa não é a mesma...

 

Vou tentar ajudar-te e teres mais uma opinião..

 

1- aquário como o pedrolena disse e bem o melhor mesmo e fazer uma coluna seca ou semelhante.

 

2- o bubbles magus e chinês mas é mais funcional que o aqua-medic aqui, mas para já tens de procurar é um reactor de kalwasser ou já para o futuro um sistema de balling (atenção se não quiseres sps o reactor de kalwasser é que tens de ter o de cálcio não)

 

3- 6 lâmpadas chega mas se quiseres as 8 melhor. A calha e did???

 

4- Tenho um para um aquário de 120L e não consigo arranjar um defeito ao escumdor, ok tem um consumo alto

 

5- o pedrolena tem razão mas pensa numa mp10 pelo preço das duas tunzes ja não ficas com grande diferença para a mp10

 

6- algo com espaço para equipamentos e que tenha capacidade de receber a agua do aquario em caso de falta de luz

 

7-

 

8- isso agora é muito difícil por mim toda a rocha morta

 

9- areão de coral a marca e cor do mesmo isso fica ao criterio de cada um tal e qual os layouts

 

10- a que gaste menos electricidade (atenção ao preço de custo) e que coloque pelo menos 1200L/h ha altura do aquario

 

11 e 12 - sim um sistema de reposição de agua de osmose completo faz muita falta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, e bem vindo ao mundo que sem sal a coisa não é a mesma...

 

Vou tentar ajudar-te e teres mais uma opinião..

 

1- aquário como o pedrolena disse e bem o melhor mesmo e fazer uma coluna seca ou semelhante.

 

2- o bubbles magus e chinês mas é mais funcional que o aqua-medic aqui, mas para já tens de procurar é um reactor de kalwasser ou já para o futuro um sistema de balling (atenção se não quiseres sps o reactor de kalwasser é que tens de ter o de cálcio não)

 

3- 6 lâmpadas chega mas se quiseres as 8 melhor. A calha e did???

 

Não. Foi adquirida a cerca de 1 ano no ebay (depois coloco foto)

 

4- Tenho um para um aquário de 120L e não consigo arranjar um defeito ao escumdor, ok tem um consumo alto

 

5- o pedrolena tem razão mas pensa numa mp10 pelo preço das duas tunzes ja não ficas com grande diferença para a mp10

 

6- algo com espaço para equipamentos e que tenha capacidade de receber a agua do aquario em caso de falta de luz

 

7-

 

8- isso agora é muito difícil por mim toda a rocha morta

 

Como assim? Não entendo! Queres dizer RM que com o tempo passa RV ou comprar alguma RV e muita RM?

 

9- areão de coral a marca e cor do mesmo isso fica ao criterio de cada um tal e qual os layouts

 

10- a que gaste menos electricidade (atenção ao preço de custo) e que coloque pelo menos 1200L/h ha altura do aquario

 

O que recomendas?

 

11 e 12 - sim um sistema de reposição de agua de osmose completo faz muita falta

 

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais