Ajuda com novo nano.


SmylleAndre

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a montar um novo nano de 25L (45L x 22C x 26A). Primeiramente inseri o substrato (cascalho comum), alguns seixos de rio para decoração e o termostato de 40W e deixei uma bomba submersa "mechendo" a água durante 1 dia e meio para evaporar o cloro. Logo em seguida condicionei a água com Labcon Aqualife e após otro dia inseri algumas pequenas Elódeas e uma Valisnéria (que possue 2 mudas juntas a si) de outro aquário e então liguei o filtro externo de esponja 60L/h e um filtro DIY 150L/h que utiliza de respectivamente esponja, carvão ativado e lã acrilica, ligado a um tubo que proporciona bolhas de ar ao tubo de saida da água, iniciando assim a ciclagem. (Lembrando que está sob iluminação comum de 19W de 12:00 às 22:00, que o aquário se mantém a temperatura de 28ºC e está atualmente com pH bem acido).

 

Gostaria de opiniões, comentários e críticas. Gostaria também, se possível, algum auxílio quanto ao controle do ciclo pois estou incapacitado financeiramente de incomendar testes de amônia, nitratos e nitrítos. Iniciei o ciclo adicionando uma pitada de comida à água do aquário (e uma Physa sp., dica de um amigo, que julgo ser desnecessária...)

 

Agradeço desde já qualquer ajuda, opinião ou comentário.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sem testes torna-se mais complicado saber com exactidão o ponto da situação, mas tens forma de ires percebendo o que se passa.

 

Comida todos os dias, indo aumentado de forma muito lenta até ao 8 dia, por norma por esta altura terás um pico de amónia, depois vais sempre dando comida e mais 8/10 dias terás um pico de nitritos, continuas a deitar comida e esperas mais uns 10 dias e terás o aumento de nitratos, logo sempre deitando comida terás o ciclo feito com sensivelmente um mês.

 

Depois é claro introduzir poucos peixes de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo R. Silva,

 

Obrigado pelas dicas e pela atenção, o que tens a me dizer a respeito dos filtros? São suficientes p/ manter algumas Physas e 3 casais de Neons saudáveis? Nasceu-me agora outra dúvida: é a minha primeira ciclagem com ciclos de luz, devido as plantas, portanto não existe o risco de que crescam algas ou semelhantes devido aos picos sitados? Devo proceder com TPAs semanais ou sómente após completada a ciclagem?

 

Agradeço desde já toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim penso que os filtros devem chegar, também há que ter cuidado com a alimentação.

 

Algas devido aos picos não, podem aparecer por outra razões, mas isso dá tempo ao tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.