Novato...


Hitori

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Chamo-me João e sou um novato no que toca a aquários e tudo o que os rodeia.

 

Lancei-me neste hobbie depois de ter comprado um aquário todo XPTO, mas que serve perfeitamente para os meus intentos e "necessidades".

 

Passo a descrever o "set-up" que tenho:

 

- Aquário Biorb Life 45L da Reef One (kit completo com bomba de ar, filto, difusor e pedaços de racha vulcanica para ornamentação);

- Termostato da Tetra (penso eu, pois já n me recordo);

- Termometro analógico;

- Decoração artificial da Reef One (plantas e ornamentos);

- Nutrafin Test PH.

 

 

Como acima referido, o aquário em questão é um Biorb Life de 45L ( ver em http://www.reef-one.com/biOrb-Life/Comparison ). Como disse, sou um pouco novato e como fui "aconselhado" (talvez erradamente ou não) pela pessoa que me vendeu o aquário, e comprei logo alguns objectos de decoração , como plantas artificiais (já me disseram que não seria o mais indicado) e ornamentos.

 

Enchi o aquário e fiz o tratamento a água com dois produtos que acompanhavam o mesmo ( http://aquariumpharm.com/Products/Product.aspx?ProductID=43 ) para diminuir níveis de amónia (espero não estar a dizer nenhuma baboseira, lol) e 24h depois tinha a informação para adicionar um segundo produto a água ( http://aquariumpharm.com/products/Product.aspx?ProductID=44 ) para "colonizar" o aquário com bactérias de modo a ajudar a criar um ecosistema ( mais uma vez espero não estar errado ). Depois deste processo, tenho vindo a verificar o PH da água, estando sempre nos níveis de 7.0 / 7.5. Este aquário faz-se acompanhar dum sistema de iluminação por led's , com 7 programas diferentes para escolha e optei por 8H diárias de luz (com amanhecer e anoitecer) e 16h de iluminação "nocturna" ( "moonlight" ) ( Sistema de led -> http://www.swelluk.com/img/shop/original/aquarium-biorb-intelligent-l.e.d%20light.jpg ).

 

Passados 10 dias de o ter ligado, decidi dar-lhe vida. Dirigi-me a uma loja de peixes que penso que seja conhecida por todos, a Koi Park, junto ao Almada Fórum, informado por um amigo. Comprei duas rasboras arlequim e dois neons rosa para dar vida aos 45L. Tem sido alimentados com Hikari Micro pellets. As rasboas mostraram-se super activas, enquanto os neons, se vão escondendo por detrás das plantas. Não entendi como problema, tanto que me informaram que PH de 7.5 seria sustentavel para os mesmos. Lá se foram habituando aos poucos ao aquário e passada uma semana (hoje) resolvi acrescentar dois neons negros e um acestrius (alimentado a Hikari Algae Wafers (1/2 pill a cada 2 dias)). Chegaram e logo reparei que estes dois neons se juntaram rapidamente as duas rasboras que cá tinha e o par de neons que se escondiam nas plantas, acabaram por se juntar também. Vou tentar postar aqui, todo o desenvolvimento que haja destes novos habitantes. De salientar que existe dentro do aquário um pedaço de madeira para o ancestrius ir "mastigando". Não o poderia por senão tivesse esse minimo de atenção para com ele.

 

Aqui fica uma foto do aquário.

 

Espero que gostem e aguardo comentários sobre o mesmo, sejam criticamente positivos ou negativos. Tal como disse sou novato nestas andanças e vim juntar-me a este fórum no intuito de aprender com quem sabe. Obrigado a todos.

 

img8044n.jpg

Editado por Hitori
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Desculpa o que vou dizer desperdiçaste dinheiro nesse aquário é muito xique e tudo mas e realmente mau para ti e para os peixes então aqui vai a justificação é muito alto e pouco comprido, esse cascalho é muito mau e pelo que sei vem com o aquário se desse para trocar melhor pões um mais fino e tiras essas decorações e pões plantas naturais, e um tronco e aumentavas a fauna punhas mais rasboras e mais neons pelo que percebi tens 4 de cada punhas mais 2 de cada e não punhas mais nada.

Como é que esse filtro funciona?

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ele tem razão tenta trocar esse cascalho por um areão que gostes e mete umas plantas naturais de fácil manutenção.

 

eu para esse aqua apostava só em neons.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez

Já agora pões um fundo muito bonito eu ensino te pegas num papel de embrulho reciclado e amachucas vais ver que vai ficar fixe e realçar as plantas e os peixes e vai dar aspecto interessante mais natural.De plantas como o aquário é alto punha rabo de raposa parvula pela frente e por ultimo valisnéria spiralis

Cumps.

Gonçalo Pereira

 

 

G.A.P - GRUPO DE AQUARIOFILIA DO PORTO

mind-the-gap2.jpg

»»»para aderires envia-me uma MP«««

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

lamento concordar, e não te sintas ofendido, mas o aquário é esteticamente muito interessante mas muito pouco funcional e os acessórios (equipamento/decoração) também não ajudam muito... opta por outro tipo de areão e sem duvida por plantas naturais, um tronco e já agora um filtro um bocadinho melhor! ;)

de resto boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço os comentários. Não vou me sentir ofendido, contudo vejo que realmente comecei com um pé errado.

 

Actiplus: O Filtro encontra-se no fundo (é circular, com micro-pellets de carbono e esponja), e é de "encaixe". Retirando a tubagem por onde sai o oxigénio, sai o filtro que é composto assim -> http://www.aquatics.co.uk/products/biorb_service_kit.html . Entendo perfeitamente o resultado que este cascalho está a ter ( foi mesmo o que vinha com o aquário). Mas agora como será a melhor maneira de proceder para o trocar? Contando que não vou comprar outro aquário, vou manter este, mas tentar optar por novas opções consoante o que me possam aconselhar.

 

Sim, tenho 2 rasboras, 4 neons e um ancestrius. Tronco já tenho ;) , ao menos algo que seja adequado, lol. Para 45L, estava a pensar ficar por 6 neons, 6 rasboras, o ancestrius e um Beta.

 

Ion: Porque só neons?

 

Ric.Gomes : O filtro que poderia usar é só mesmo o adequado para o aquário. Não tem segunda opção.

 

 

No fim, acabei por comprar um aquário esteticamente interessante, mas pouco funcional. Será que poderei chegar a um ponto é que fica um aquário "adequado" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Realmente o aquário esteticamente é interessante, mas nada funcional. E pelo preço que pagaste (cerca de 270 euros?! - se não estou em erro) conseguias comprar um aquário bem grande, aí algo com 120*50*50 que te daria para imensa coisa. Não sei que quererás manter esse aquário, ou arranjar outro, mas é pena que esse não seja mesmo nada funcional. Agora depende de ti, e do que quererás.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo...

 

Rujorome: Realmente tens toda a razão. Poderia ter optado por um aquário bem mais funcional, mas foi este que me cativou e como já referi, vou manter-me com ele. Ficará como o meu primeiro aquário ;). Quanto ao valor, adquiriu por um valor a rondar os 70% desse montante numa feira em PT. Acabei por achar um bom negocio tendo em conta o valor que estão a ser comercializados pelo OrniMundo e pela Vidadourada.PT .

 

Ric.Gomes: Tal como disse, sou novato. Vou tentar averiguar melhor. Mas porque "torces" o nariz ao filtro original?

 

Abraço e obrigado a todos pelos comentários. De certeza me irão ajudar a crescer mais neste meio.

 

PS: Como poderei proceder a troca do cascalho por um areão sem prejudicar os meus peixes? Já são 7, lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isto e o que se pode dizer deitar euros há rua,

peço desculpas,mas aquários destes,e ainda dizem

que e todo XPTO,vai lá vai,até a barraca abana,

com esses euros todos compravas uma coisa melhor

e muito mais funcional,desculpa mas não gosto de

nada desse aquário,se tu gostas,tudo bem,força.

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a filtragem é dos elementos mais importantes para manter um aqua estável... esse parece-me ser insuficiente, só isso.

 

para trocar o areão tens de optar por esvaziar todo o aqua e tirar os peixes fazer as alterações e depois voltar a colocar os peixes, reaproveitando essa agua toda para, não causares um 'choque' de parâmetros da agua aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isto e o que se pode dizer deitar euros há rua,

peço desculpas,mas aquários destes,e ainda dizem

que e todo XPTO,vai lá vai,até a barraca abana,

com esses euros todos compravas uma coisa melhor

e muito mais funcional,desculpa mas não gosto de

nada desse aquário,se tu gostas,tudo bem,força.

Álvaro Silva

 

Tenho vindo a responder a todos duma forma simples e directa, mas ao user Álvaro Silva, faço questão em fazer um quote ao seu post.

 

Eu referi XPTO sobre o aquário que adquiri , porque o acho bonito e interessante. Não referi como XPTO por ser topo dos topos. Penso que a sua intervenção não foi das mais felizes. Posso aceitar todas as criticas, mas vejo que neste seu comentário roça os limiares do gozo. Peço-lhe que guarde tais comentários e seja critico duma forma construtiva. Se foi esta a minha opção, é sim porque gosto dele, e se comecei com o pé errado e me quiser ajudar a conseguir usufruir duma melhor forma do meu aquário, esteja à vontade. Senão, abstenha-se.

 

Ric.Gomes: Entendo. Realmente a filtragem destes aquários é, pelo que o fabricante informa, mais que suficiente para a litragem maior existente ) 100L ), mas irei estudar melhor esse aspecto. Mais uma vez obrigado.

Editado por Hitori
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rapaziada acalmem-se lá está feito está feito agora é preciso é calma.

epá, sou-te sincero se tinhas assim um orçamento tão porreiro devias ter tido mais calma e comprar algo mais adquado, no entanto já tens este aqua e tens é de tentar melhora-lo, não creio que estes comentários menos construtivos ajudem em alguma coisa mas pronto é preciso é calma.

em relação ao filtro, e para teres uma noção, o filtro que uso no meu aqua é para aquas de cerca de 250L e o meu aquário só tem 54L... neste caso, mais é melhor! ;)

 

agora é preciso é calma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um nano de neons em que tenho areão preto por acaso fica bem porque realça a cor dos neons.

 

Tipo tens muito areão á tua escolha agora só tens que ver de qual gostas mais.

 

Podes também investir numas plantas.

 

Eu por acaso até gosto bastante do teu aqua é diferente comparado com os outros e na minha opinião é um aqua bastante interessante.

 

Agora só tens é que modificar as coisas e tens ai uma coisa fixe.

 

Vai pondo fotos para vermos os progressos.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo...

 

Ric.Gomes: Sim, penso que comentários assim são dispensáveis. Quanto ao que se pode fazer, vejo que existem aqui pessoas que vão poder me dar algumas "guidances" para o que de melhor poderei fazer deste aquário. Vou tentar trocar este cascalho pelo areão num futuro próximo e trocar as plantas por naturais. Vamos a ver o que resulta. Lamentavelmente terei que pedir ajuda a pessoal mais "qualificado" e a disponibilidade hoje em dia é curta, como se sabe. Mas a ver vamos.

 

...

De plantas como o aquário é alto punha rabo de raposa parvula pela frente e por ultimo valisnéria spiralis.

 

Aqui tenho dois tipos de plantas para começar a pesquisar. Vamos ver...

 

psi20: Pois, vou mesmo tentar tratar disso.

 

ion: Foi isso que me chamou a atenção neste aqua. Acho-o também muito bonito e interessante, mas se o disser mais vezes parecerei muito repetitivo, lol.

 

 

Entretanto, aproveito também para desejar um bom ano de 2011 a toda a comunidade aquariofilistica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu também já fiz muita asneira em relaçao aos aquarios e ainda hoje continuo a fazer mas tambem é a errar que se aprende.

 

Para mim se foi esse aqua que tu escolhes-te foi porque gostas-te dele e é nele que tens que trabalhar.

 

E para mim esse aquario bem trabalhado em termos de fauna e flora acho que vai ficar um espetaculo.

 

Agora tambem tens que ter algum cuidado é com o filtro como alguns membros já referiram.

 

Olha mandei-te uma MP vai lá ver e deppois diz alguma coisa tambem por MP.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hitori,

Antes demais podes crer que e um aqua todo XPTO quer pelo design quer pelo facto de achar que esse aqua e para corais,

nada que com um pouco de imaginaçao e experiencias nao o torne num aqua de agua doce muito engraçado.

 

Ja vi muitos a comentarem o facto do areao do filtro mas... e o ciclo de azoto???

 

Deixo-te aqui uma citaçao "abreviada" de o Consultor Luis Fortunato:

 

"O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário.

 

Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei...

 

Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+).

 

No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer...

 

Então, é aqui que entram uns micro-organismo, em concreto, bactérias, que conseguem transformar essa mesma amónia em produtos menos perigosos...

 

Numa fase inicial, com o aparecimento da amónia no aquário, certas bactérias vão-se multiplicando pelo aquário que têm a capacidade de transformar a amónia em nitritos (NO2). Mas infelizmente para nós, e para os animais e restantes seres vivos, os nitritos não deixam de ser tanto ou mais perigosos que a amónia.

 

Com o aumento dos nitritos no aquário, outro tipo de bactérias benéficas vão começar a multiplicar-se, transformando esses nitritos em nitratos (NO3). Os nitratos, já são por sua vez bastante menos tóxicos que os nitritos e a amónia, e dependendo da sua quantidade no aquário e do peixe, são minimamente toleráveis.

 

Logo, é de extrema importância a criação de um filtro biológico (as tais bactérias) de modo a que qualquer amónia e consequentemente, nitritos formados pelos peixes sejam o mais rapidamente transformados em nitratos.

 

Como podemos então garantir que temos bactérias suficientes seja no filtro, areão e água para que os nossos peixes não tenham problemas?

Pois bem, a menos que possamos dar-nos ao luxo de analisar a qualidade bacteriológica da água do nosso aquário, não há maneira 100% fiável que nos diga que as bactérias existentes no aquário sejam suficientes para lidar com a amónia produzida pelos nossos peixes.

 

Daí que se recomende a introdução lenta de animais no aquário, de forma a que a criação das colónias de bactérias seja feita a uma velocidade razoável que permita a que os nossos peixes sobrevivam à criação destes produtos tóxicos.

 

Regra geral, deve-se começar por colocar poucos peixes no aquário para que por menos bactérias que a gente tenha, a amónia produzida pelos peixes não seja suficiente para os matar. Passadas 3 a 4 semanas a introdução dos primeiros peixes, podemos garantir que a tal colónia já é suficiente para lidar com os produtos azotados.

 

Mas mesmo assim, devemos sempre introduzir novos peixes de uma forma calma e em poucos exemplares de cada vez... pois uma coisa é chegarmos às 4 semanas e termos bactérias suficientes para lidar com a amónia produzida por, sei lá, 10 peixes iguais aos primeiros,e espetarmos de uma vez só mais uns 20 ou 30 iguais aos primeiros...

Não... devemos é introduzir os novos peixes, tipo 5 de cada vez 1 vez por semana, até chegarmos à lotação máxima desses peixes, que o nosso aquário consegue comportar.

 

E como descobrimos quantos peixes consegue o nosso aquário comportar? Bem... isso também não é uma pergunta fácil de responder, até porque há peixes mais resistentes que outros... mas de uma forma básica, podemos dizer que para cada centímetro de peixe em adulto, devemos ter 1 litro de água. Imagina que tens um aquário de 50 litros, e tens peixes que em adultos cada um tem 3 centímetros. Uma boa aproximação é dividires os 50 litros por 3... o que dá à volta de 17. Quer dizer, que para estares numa situação de segurança, não deverás colocar mais do que 17 peixes nesse aquário.

 

Bem... isto é tudo muito giro, mas estamos a esquecer-nos de um pormenor... como é que os nitratos desaparecem do nosso aquário? Eles podem ser menos tóxicos que a amónia e os nitritos, mas não deixam de ser tóxicos, principalmente em concentrações superiores a 50 ppm (mais uma vez, depende dos peixes).

 

É aqui que entram as famosas TPA's (Trocas Parciais de Água). Esta é uma das maneiras de evitar que os nitratos atinjam valores problemáticos no nosso aquário, posi regra geral, estas são feitas com água que contém poucos ou nenhuns nitratos... outra é ter plantas que se alimentam desses mesmo nitratos... se bem que nesse caso é mais complicado, pois há muitos mais factores em jogo,e para alguém que se está a iniciar, não convém começar logo a falar em coisas mais complicadas.

 

Bem, espero ter sido claro o suficiente. Qualquer dúvida não hesites em perguntar... um Fórum serve para isso mesmo. Para tirar dúvidas... se bem que uns cliques na Pesquisa não fazem mal nenhum"

 

Por isso aconselho-te a comprar testes de Amonia e Nitratos pois sao essenciais o de nitritos tambem e importante mas "dispensavel" pois se fizeres os teste com alguma frequencia e com um grafico que se encontra neste link comprovas isso.

 

Bom "Vicio" e vai postando novidades

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas, e bem vindo a este maravilhoso mundo.

 

Como acho que a explicação mais importante já foi dita e muito bem explicada (ciclo de Azoto).

 

Apenas vou dar a minha opinião sobre o que poderias mudar nesse aquário.

 

Tendo em conta o aquário que é acho que a escolha de peixes não estará mal de todo, visto estares a optar por peixes de pequeno porte.

 

Como o aquário é alto poderás optar por escolher dois tipos de peixes, uns que andem no fundo do aquário e outros que andem entre o meio e o cimo.

 

Como já te disseram esse areão é de muita difícil manutenção para qualquer peixe de fundo, tens um areão preto pequeno que acho que era o mais indicado para esse aquário.

 

Derivado mais uma vez a altura do aquário, umas plantas naturais de fácil manutenção eram muito bem vindas ai, umas valisnerias spiral de modo a tapar o termostato e mais umas anubias amarradas a um tronco acho que eram o ideal, mas tens mais. Isto porque para alem da observação dos peixes a observação de plantas naturais também é muito gratificante.

 

Uma das coisas que me mantém agarrado a este vicio é mesmo os problemas que vão aparecendo e que alguns são um verdadeiro quebras cabeças que tens que resolver, por isso que comecem os problemas que vais ver que ainda te mantém mais viciado.

 

Por ultimo e isto depende de onde tiver o aquário um fundo em azul escuro ou preto também deve dar mais cor aos neos e plantas naturais.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente.

 

KillFace: Tenho que te agradecer em me informares sobre o tal ciclo de Azoto, embora eu já tivesse um leve conhecimento, não era nada comparado ao que explicaste profundamente e numa linguagem bem fácil de perceber. Sinceramente , neste ponto já não sei então o que fazer. A colonização do aqua foi feita da forma que descrevi ( primeiro 2 neons e 2 rasboras e uma semana depois mais 2 neons e um ancistrus). Realmente, estou mesmo tentando a voltar já amanhã ao Koi Park e tentar pensar numa solução de troca de areão e até já tenho aqui no fórum quem me arranje umas plantas naturais de forma a tornar este Biorb em algo mais "funcional". Espero mais opiniões sobre que plantas e peixes que poderia por aqui dentro. No que toca a "contabilização", o que tenho actualmente (4 neons, 2 rasboras e 1 ancistrus) queria adicionar mais 2 rasboras, 2 arlequins e um Beta. Se houver algo mais que possa por, aconselhem-me.

 

RACCAR: Reparo que já és o segundo user a propor as tais valisnerias. Vou verificar essa planta melhor. Quanto ao areão preto, não iria "sobrecarregar" o aqua, já por este ser preto? Sim, estou apenas a optar por peixes de pequeno porte, excepto o desejo de ter um Beta, que penso ser a maior espécie que ponderei em ter. A ideia de ter peixes de fundo e de meio/topo foi também em algo que pensei, mas sinceramente, nem sei se estarei a ter um bom conjunto actualmente. Tenho reparado que as rasboras ficam no topo, e os neons têm-se mantido mais no fundo. Venham então os quebra-cabeças ;) .

 

Gostava de saber se alguém tem ideia se se consegue tirar a agua do aqua, reservá-la com os peixes, mantendo o termostato ligado para manter a água quente, efectuar a trocar do areão, colocar as plantas e voltar a meter tudo no sitio num espaço de 2 a 3 horas? Alguém já o fez e que me possa dar algumas dica sobre como "guardar" 45L de agua durante esse periodo de tempo , da melhor forma??

 

Obrigado a todos pela ajuda dada até agora ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao conservares os 45L de agua é simples.. metes toda num reservatório em que possas colocar o termostato e pronto está feito...

plantas... eu optaria por 'coisas' de fácil manutenção e pouco exigentes, nomeadamente, anubias, fetos java, musgo java, egeria densa, demersum foxtail, valisnerias... nota que estas 3 ultimas são de crescimento 'explosivo' lol, podem crescer demasiadamente rápido em certas condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente dá gosto ver a forma como alguns dos membros recebem os novos colegas, muito mais quando o rapaz foi educado e expressou-se correctamente.

É de lamentar...

 

 

Olá, e bem vindo ao fórum, espero que te divirtas neste mundo tanto como nós nos divertimos e evoluímos ao cuidarmos de animais que nos fascinam.

Já muito te foi respondido e felizmente alguém se lembrou de te explicar o ciclo de azoto:)

Quanto as tuas ultimas questões eu diria para fazeres como eu faço, vai aos chineses, compra uma daquelas caixas bem grandes de plástico que levam uns 300 litros, existem mais pequenas por isso é só escolheres, passas para lá toda a água, mais o filtro e termoestato, (mantém ambos ligados na caixa, mas desliga-os quando fizeres a transição) e fazes calmamente a tua troca de areão;)

 

Quanto a plantas eu aconselho sempre a membros mais novos:

 

Anubias;

Fetos de Java;

Musgo de Java

 

São fáceis de manter e são bastante resistentes.

 

Vai dando noticias para a malta acompanhar a tua evolução e não ligues ao que não tem importância e é escrito apenas para marcar presença.

 

Um abraço

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Acho o aquário deveras interessante, isto pq foge ao convencional e pode-se tornar um belo desafio se assim o quiseres.

 

Como é mais alto deves ter cuidado com a fauna, pequena e que de preferência ocupem diversos patamares....

 

 

Para plantas convêm teres algo que acompanhe a altura do aquário, pesquisa por valisnérias (existem imensas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opção por valisnérias era na espiral ou torta isto porque não cresce tão rápido como a gigante e dava para esconderes o termostacto.

 

Eu sou adepto do natural e dai estar a indicar estas opções, mas tens que ter em conta que o aquário é teu e desde que te preocupes em cuidar bem dos vivos o estético e funcional pouco importa, o que interessa é o teu gosto pessoal. Isto porque o trabalho que teras vai ser teu e desde que seja feito com vontade não fazes o trabalho em uma hora fazes em duas.

 

No que toca ao areao ser também de cor preta eu não acho problema nenhum, isto porque depois podes jogar com o contraste de pedras e verdes das plantas.

 

Eu nos meus tenho areao e pedras pretas e não desgosto. Mas é como te disse são gostos meus e esses é que importam, muito aqui te pode ser dito, mas parte de ti fazeres a filtragem daquilo que te interessa e merece ser pesquisado posteriormente.

 

No que toca á escolha de peixes que tens actualmente eu optaria por apenas uma espécie de peixes de cardume em vez de duas, pois acho que seria muito mais vistoso e harmonioso.

 

Boa sorte e vai dando noticias.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.