como usar o co2.


ion

Recommended Posts

Boas sou novo nisto do co2. como o meu orçamento era reduzido para comprar um sistema de co2, decidi fazer eu o meu próprio sistema de co2 caseiro.

 

Bem é aqui que vem o meu problema eu estava a injectar co2 24h sob 24h no aquario o resultado foi uma brusca descida do ph.

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

1- quantas horas por dia devo de injectar co2 no meu aqua? que é de 60l

 

2- como hei-de fazer para o ph nao desça com a injecção de co2?

 

Desde já quero agradecer a todos.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

o CO2 deve estar ligado quando as plantas nao recebem luz?!?! neto26 equivocaste-te nao foi?

 

o CO2 deve começar a funcionar algum tempo antes das luzes ligarem e deve desligar algum tempo antes delas desligarem... desta forma garantes que quando as plantas necessitarem de CO2 ele já existe em alguma quantidade na água e que quando a luz desligar as plantas consumiram todas as reservas que tinham pois o CO2 já está desligado.

 

um abraço

e se já nao falarmos UM EXCELENTE 2011 para todos com muita planta! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok agora a minha unica duvida e como fazer para que o meu co2 caseiro nao baixe o ph da água?

 

Parece-me inevitavel que te baixe o PH.

 

Podes talvez tentar contrariar isso, colocando no aquario elementos que to façam subir.

Pedras calcarias por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa variação é de quanto mais precisamente? Não tens um regulador da entrada de CO2 para o aquário? Como aqueles das mangueiras para as pump's de bolhinhas?

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo o meu ph custuma ser de 7,5 e baixou para 6.

 

OS reguladores que estas a falar sao aqueles que vem quando se compra mangueira para a bomba de ar?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo o meu ph custuma ser de 7,5 e baixou para 6.

 

OS reguladores que estas a falar sao aqueles que vem quando se compra mangueira para a bomba de ar?

 

Boas novamente,

 

Isso está a ser uma variação demasiado grande, portanto, tenta usar as tais torneiras que te falei para fechares isso durante a noite e poderes regular durante o dia. E sim, os reguladores são esses mesmo. Aqueles verdes de plástico. São suficientes para regular a entrada de CO2 no aquário e fechar durante a noite.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo o meu ph custuma ser de 7,5 e baixou para 6.

 

OS reguladores que estas a falar sao aqueles que vem quando se compra mangueira para a bomba de ar?

 

7.5 para 6?

Caramba.

Isso foi em quanto tempo?

Os peixes não se queixaram?

 

Para o PH ter uma oscilação tão elevada, deves ter um KH muito baixo, isto é, reduzido efeito tampão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao por incrivel que pareca noa houve baixas mas eu ainda nao tenho os testes do KH tenho que comprar. por isso é melhor nao usar o co2 ate fazer o teste?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao por incrivel que pareca noa houve baixas mas eu ainda nao tenho os testes do KH tenho que comprar. por isso é melhor nao usar o co2 ate fazer o teste?

 

Lê os topicos sobre CO2:

 

My link

 

Na minha opiniao, essas mudanças bruscas de PH, não são nada aconselhaveis.

 

Pondera varias hipoteses:

-> Aumento de KH

-> Afinação da mistura. Experimenta diminuir a quantidade de fermento, para teres menos CO2

-> Injeccao de O2 na agua, atraves de bomba de ar e pedra difusora.

 

Isto são as ideias que retirei ao ler sobre o assunto, não tenho experiencia no assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma bomba de ar no aqua funciona cerca de 12h por dia. como é que aumento o KH da água?

 

Mede primeiro o KH. Pode não ser preciso.

Existem quimicos, que te permitem aumentar a dureza da agua. Qualquer loja tem disso.

Nao sou grande defensor do uso de quimicos na agua, razao pela qual, não tenho experiencia neste campo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu já andei a procura de testes da sera mas aqui na minha zona é tudo muito caro. nao sabes nenhuma loja online onde possa arranjar mais barato?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu já andei a procura de testes da sera mas aqui na minha zona é tudo muito caro. nao sabes nenhuma loja online onde possa arranjar mais barato?

 

 

Eu uso as tiras para medir PH/KH/GH/NO2/NO3.

Tenho ainda um teste de gotas separado apenas para o PH.

 

Por 15€, já compras as tiras. Não são muito exactas, mas pelo menos para mim, são suficientes.

 

Já agora, este grafico mostra bem a relação entre o KH, PH e CO2.

 

co2-dietsch.jpg

 

Alias, esta pagina é uma verdadeira biblia do CO2 DIY:

a biblia do CO2 DIY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, uma pergunta para pessoal com experienca em CO2 DIY.

 

Eu tenho um KH=3 e um PH=7.2, o que me indica 5 ppm de CO2.

 

Se iniciar a injeccao de CO2, atraves do metodo DIY, o que é que deverá acontecer ao meu PH/CO2?

(Suponho que o CO2, não interfere com o KH)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.