Iluminação


Recommended Posts

Boas

 

Respondendo assim "à bruta", esquece as incandescentes!

  • Gastam demais.
  • Aquecem ainda mais.
  • Não conseguem reproduzir os espectros necessários.
  • Estão em "vias de extinção".

 

 

As Fuorescentes:

 

  • Com menos watts que as incandescentes têm melhor rendimento, com cerca de 1/5 do consumo a menos.
  • Aquecimento reduzido.
  • Há uma grande variedade de espectros luminosos.
  • Duram muito mais tempo.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveito a "boleia" para tirar uma dúvida que já tenho há muito tempo e que nunca me deu para esclarecer!

Aquelas lâmpadas economizadoras que agora estão em voga nas nossas casas (e muito bem), quando dizem 18W e que equivalem a uma de 60 W das incandescentes são suficientes para um aquário de 60 L?

Na verdade, a minha dúvida é se quando contabilizamos os W/L para assegurar uma boa iluminação para um plantado, no caso destas lâmpadas, devemos contabilizar os 18W ou os 60W?

 

Peço desculpa pela intromissão mas foi para não abrir mais um tópico que, muito provavelmente se ficaria por uma resposta.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acrescentava apenas a temperatura de luz que as fluorescentes conseguem obter ao contrario das incandescentes.

 

Essa regra do watt litro é uma simplificação, na verdade depende de caso a caso. os watts são apenas o consumo e não aquilo que estas emitem, o consumo nunca poderia desta forma ser uma referencia mas sim o lux (era a mesma coisa que analisar a performance de um carro pelo seu consumo). Mas como é muito dificil obter esta informação criou-se e bem esta simplificação. Mas respondendo ao que perguntas, essa regra foi elaborada para as lampadas fluorescentes, o w/l é em relação ás t5,t8,pll,etc...

As lampadas economizadoras que temos em casa derivam das t8, bem como as pll.

Resumindo, no teu exemplo são os 18 que contam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A regra indica que (por exemplo) para 60 litros é necessário 60w (1w para cada litro)

Porém esta iluminação é forte e indicada para plantas exigentes, não para peixes (aliás, há peixes que se sentem muito incomodados, nada que não se resolva com o layout).

Antes de tudo tens que saber que tipo de plantas vais ter para saber a iluminação a colocar, colocando plantas de baixa exigencia consegues montar um aquario com plantas (de 60litros) com cerca de 30-40watts (ve o conceito de low tech muito em voga nos dias que correm).

Se não levar plantas a iluminação é então irrelevante, desde que ilumine.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer-te que tenho plantas, apesar de poucas, num aquário de 60 litros e apenas com 15W. E não apresentam carências.

Há que escolher as plantas de acordo com as necessidades.

Anúbias, fetos de java, musgo de java, elódeas, entre outras, aguentam-se perfeitamente com pouca luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah bom entao é melhor optar pela flurescente de 20 watts para ai, so tenho plantas pouco exigentes, tenho valisgenerias, musgo de java, amazonences e uma que nao sei o nome mas a pessoa que me a deu nao tem cuidado nenhum no aquario e elas crescem bue.

e queria ver se arranjava hygrophila polysperma mas ta dificil ja procurei aqui mas so vendem ao pack :S

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah bom entao é melhor optar pela flurescente de 20 watts para ai, so tenho plantas pouco exigentes, tenho valisgenerias, musgo de java, amazonences e uma que nao sei o nome mas a pessoa que me a deu nao tem cuidado nenhum no aquario e elas crescem bue.

e queria ver se arranjava hygrophila polysperma mas ta dificil ja procurei aqui mas so vendem ao pack :S

 

A polyserma já exige luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.