Apistogramma hongsloi


AJF

Recommended Posts

olá a todos ,

 

comprei a semana passada um casal de Apistogrammas Hongsloi , o macho é 2 vezes o tamanho da femea , comprei tambem daqueles cocos ...

vinha pedir aos mais experientes uns conselhos sobre a reprodução desta espécie , e mais informações sobre este magnifico peixe !

pelo que ja me tinha informado antes de os comprar , condições da àgua ( PH 6 - 7 ; 23º-30º ), ... tive a fazer umas searchs e nao encontrei muito mais sobre esta espécie !

por agora estão timidos , escondidos no meio das plantas , e por detrás de pedras / troncos .

estão num comunitário com 80x35x40 , mais ou menos 100 l . , condições da àgua 27º , PH - ligeiramente menos que 7 .

no aquario tenho bastantes plantas , um casal de escalares que têm reproduzido e feito várias posturas , 5 corydoras , 3 ottocinclos affinis ...

 

e já agora para evitar colocar outro post , aqui está a minha grande duvida ...

tenho este aquario de 80 cm... tenho outro de 50 cm onde tenho uns alevins da ultima postura que já nadam separei-os dos pais omtem e ainda estão à toa , separados uns dos outros , e não estou a ver eles a sobreviverem ! a minha ideia era : ou passar o casal de escalares para o de 50 , embora seja bastante pequeno e apertado para eles ! ou então meter o casal de apistos no de 50 caso os alevins não se safem , plantar o de 50 , e juntar uma corrydora e uns néons ... gostava de ler opiniões !

 

por já é tudo ! agradeço desde já ...

tou a tentar tirar fotos aos apistos e aos escalares mas eles não tão a facilitar !

 

cps !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Também adquiri apistos hongloi há pouco (1 macho e 3 fêmeas) e eles lá andam.

 

Os parâmetros de água são ph 6 ou menos (eles adoram até aos 4,5 e parece que se reproduzem melhor nesse ph; o problema é conseguir lá chegar), 27º, gh e kh o mais baixo possível (gh 40ppm, kh 20ppm) e para isso, quando não há osmose, disseram-me que a água do luso era a mais aconselhável (se alguém ler isto e não concordar, avisem, ou sugiram alternativas comprovadas), nitritos 0 mg/L, amónia, 0 mg/L.

 

Quanto ao comportamento: andam sempre perto do fundo, as fêmeas estabelecem territórios de que são muito ciosas e parece-me que tenho uma com ovos - está muito mais garrida amarelada e com a lista da cabeça à cauda e com a outra de cima a abaixo junto às guelras muito mais definidas, está extremamente agressiva e só sai do coco para cascar nas outras que lhe passam ao pé da entrada ou para debicar umas coisitas não hora de comer.

 

O macho deixou de lhe ligar tanto e anda agora à pesca de outra... Magano!

 

Dou-lhe comida para discos daquela marca jbl (ups) em grânulos pequenos que ainda esmigalho com um moinho de pimenta e uma papa receitada pelo senhor que mos vendeu. Se quiseres, partilho - eles adoram.

 

Também tenho neons no aqua deles, mas disseram-me que os tipos tendem a papar os alevins apisto, atacando em cardume e vorazmente. Logo vejo; o meu problema é apanhá-los...

 

Põe os escalares no de 50 cm; eles não se importam, desde que não ponhas lá mais nada ou pouca coisa.

 

De resto, se aprenderes alguma coisa primeiro que eu, apita. Estou como tu: a descobrir. Um abraço.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.apistogramma.com/cms/Apistogram...oi/A._hongsloi/

 

mas atenção que a coloração pode variar de peixe para peixe e varia em termos de peixes ainda não adultos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

obrigado desde já horaciosilva ,

pelo que já me apercebi , não largam a zona do fundo muito , tou lhes a dar flocos para ciclidios se nao me engano e de vez enquando artémia ...

a femea é mais pequena que o macho o que penso ser normal , reparei que o macho parecia um gato em relação À femea , parecia que estava a '' cheirar debaixo da barbatana de baixo '', a femea está a ganhar uma cor amarelada , e o macho pelo que ouvi dizer quando estivesse pronto a reproduzir ganhava uma cor vermelha na barriga , o que o meu já tem .

tambem me disseram na loja que quando estão stressados o macho pelo menos ganha uma cor ainda mais avermelhada...

já tirei umas fotos depois posto aqui !

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

?id=157962

 

Desculpem a baixíssima qualidade da imagem... A fêmea é aquela coisa amarelada que vai a fugir das investidas do macho. Vou dar um jeito à foto e a outras que tirei para mostrar.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo ver as tuas fotos horacilsilva , entretanto já tirei fotos aos Honglsoi...

estou a tentá-las hostar para colocar aqui !

estou a pensar montar um novo aquário , e ia meter os apistos lá !

que peixes tens com os hongsloi ? eles não parecem ser agressivos com nada , mas tenho medo de colocar algum camarão com eles , o que vos parece?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais