carvao activo?


Recommended Posts

boas, eu ando ja com uma duvida desde que montei o aquario.

o carvao activo... algumas pessoas dizem que nao presta porque mata as colonias de bacterias, outras dizem que torna a agua mais cristalina. Alguem me podia dizer as vantagens e desvantagens deste tipo de material?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão filtra muito bem a água. Fica mesmo cristalina. Aliás filtra tão bem que absorve tudo quanto é elementos importantes à vida no aquário e os seus poros são tão pequenos que nem as bactérias lá cabem. Esse é que é o problema... :shock:

 

Sugiro que ponhas o carvão a filtrar no máximo um dia para a água ficar cristalina e depois o tires. Também dá jeito para eliminar os medicamentos após um tratamento. Não recomendo é que o uses sistematicamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém. Mesmo que tenhas uma boa cultura de bactérias nas cerâmicas o carvão vai limpar os nutrientes da água. Em água doce não convém. Além disso o carvão entope rapidamente e quando isso acontece descarrega tudo para a água, ou seja de um momento para o outro tens a água cheia de nitritos, amónia e afins e pode ser perigoso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em vez do carvão , podes usar Resinas, a água fica cristalina, remove substancias nocivas e tem um prazo de utilização muito maior -6 meses tendo a vantagem de quando termina a validade não liberta as substancias nocivas que entretanto reteve.

Comps

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O António e o Dick estão certos em te dizer que não deves usar carvão por sistema, no entanto as razões estão algo incorrectas.

 

Dick:

O carvão adsorve, ou seja os contaminantes ficam "colados" á superficie e nos poros do carvão activado, o carvão granular usado nos aquários além de permitir a passagem de bactérias é um bom suporte para o desenvolvimento das mesmas.

 

O carvão não adsorve nitritos, nem amónia, nem nitratos, mas principalmente compostos orgânicos e pode quando esgotado libertar algumas das substâncias adsorvidas, mas não deita tudo cá para fora.

 

António:

 

As resinas não substituem o carvão pois são específicas para determinadas substâncias, esgotam-se quando atingem a respectiva capacidade, pode ser em 6 meses ou seis dias mas normalmente podem ser regeneradas pelo utilizador e voltar a ser usadas.

 

A carvão deves usar para tirar a cor e cheiro da água ou depois de teres usado algum medicamento no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja, posso usar carvao caso nao seja por muito tempo seguido. ex: 1 dia. ja agora, caso aplique um medicamento quando tempo tenho de ter o carvao para retirar o mesmo?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes até usar mais tempo... o necessário para tirar a cor por exemplo, não deves é usar por principio porque o carvão retira outras substâncias benéficas como por exemplo o ferro necessário para as plantas.

 

Quanto aos medicamentos é dificil dizer porque teriamos de fazer uma análise para saber se já tinha sido tudo retirado, mas 1 ou 2 dias deve ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e uma ultima pergunta. formam-se algas devido ao excesso de nutrientes certo? entao se utilizar-mos o carvao este vai tirar um pouco de nutrientes da agua?

xico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS resinas que utilizo á 4 anos, segundo o fabricante, não só elimina

fosfatos e desperdicios organicos, como mantem o ph estavel, elimina odores, mantem a água cristalina e previne o choque ionico ,

evitando assim situações de stress nos peixes.(?).

Para agua doce e salgada. Made in U.S.A

Se tem todos estes efeitos não sei, mas que a agua está sempre cristalina

isso, confirmo.

Jonas ,as resinas que te referes serão as da Rowa?

É que os tipos fabricam 1 resina para cada substancia a remover(silicatos,

fosfatos,e.t.c), Assim não á euros que cheguem...

Cups

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este topico e muito esclaracedor mas se eu puser mais de 1 semana o carvao activo os meus peixes e palntas morrem???????

 

Não. Mas com o uso prolongado podem enfraquecer e ficar mais susceptíveis a doenças. Quer dizer, morrer morrem de certeza, com ou sem carvão. Convém é que seja de velhice! :arrow:

 

O jonas63 parece melhor informado que eu, mas a ideia base é mesmo não usar por sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então e com o uso de um filtro externo como se faz para se usar o carvão activado durante um curto espaço de tempo?

 

Es forçado a trocar uma das "camadas" do filtro ao fim de um dia ou tem-se outra maneira de fazer utilização do CA?

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António.

 

Não são as da ROWA mas até podem ser... cheers há poucos fabricantes de resinas iónicas.. a PUROLITE é um deles... as marcas de material para aquário compram-lhes em grandes quantidades e vendem. Realmente há resinas para nitratos, fosfatos, etc... umas mais selectivas que outras... é um mundo. vê www.purolite.com ou www.resintech.com

 

Ramirez:

 

A tua questão é muito bem posta, eu pessoalmente gosto de mexer no filtro exterior o menos possível... aí é que dá jeito um filtro interior onde se possam colocar esses materiais "temporários" quando não precisas mais tiras o filtro.

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.