Construção de um lago


Recommended Posts

Boas pessoal :smile2: , estou a construir um lago numa casa de férias que tenho para os lados do Alentejo, desde já digo-vos que não tenho muito jeito para a "coisa" mas sempre tento dar uns toques. Na construção do mesmo surgiram-me algumas duvidas na aquisição de material, ideias para a filtração biológica entre outros. Na construção tive minimamente em conta alguns aspectos relativamente a margens do lago e profundidade da água.

Em relação a medidas não sei exactamente de cor, mas posso-vos dizer que o lago tem 10mt por 12mt em que por alto metade do lado tem cerca de 90cm a 1,20mt de profundidade(parte mais funda) e a outra tem 40cm a 60cm (parte mais baixa). Tentei nivelar o solo o melhor que pude mas devido ao tipo de terra (muita rocha) não me foi permitido fazer profundidades exactas, mas acho que deu para desenrascar :tongue: . Depois de nivelar o solo deparei-me com algumas irregularidades na bordadura do lado, ao qual tive que repor a altura com pedras laje que havia por la. depois de tar tudo minimamente aceitável, comprei tela de 1,5mm salvo erro e uma manta geotextil (suponho que seja lã de vidro) para colocar debaixo da tela absorvendo assim mais as pequenas pedras que poderiam danifica-la. Em seguida dei a vez aos caprichos que cada um de nós tem, e um dos meus foi fazer uma cascata, na minha opinião acho esteticamente que fica bonito num lago. Com isto tudo tenho algumas fotos do lago ainda em construção, as primeiras são da colocação da tela e as outras são do estado actual do lago.

 

dsc01327et.jpg

 

dsc01329e.jpg

 

 

Como podem reparar, ao fundo está um muro (de pedra) debaixo do plástico, isto serve para sustentar a cascata em si :tongue: , e também meti pedras no desnível da bordadura do lago.

 

dsc01361xd.jpg

 

 

 

dsc01362ti.jpg

 

 

dsc01363t.jpg

 

 

Estas 3 ultimas fotos são do estado actual do lago,não se vêem os peixes mas já tenho umas 15 carpas koi la dentro e também posso-vos dizer que deu muitoooo trabalho arranjar, partir, abrir e carregar esta padraria toda hahaha.

 

Depois desta minha pequena apresentação, aqui vão as minhas duvidas.

 

Em relação a filtros o que me aconselham? disseram-me para optar por filtro biológico ou seja por plantas, mas a profundidade não ajuda muito porque tapa o caule da planta a não ser que mete-se pedras para fazer altura mas meter pedras a volta do lago todo em que há partes de 1mt de prefundidade, meus amigos gostava de poder descartar essa ipotese devido a quantidade de pedras e mesmo ao peso que elas exercem soube a tela. Posso-vos dizer também que já comprei para experimentar um nenúfar e umas quantas alfaces, resultado foi o nenúfar tem se aguentado, as alfaces estão extintas, mas isto também deve-se ao facto de eu não ter o lago em circulação ou seja não tenho ainda bombas a fazerem circular a água mas como mudo 1/4 de agua de mes a mes e os peixes n apresentao sinais de não gostar daquele ambiente não me tenho preocupado muito, vontando a parte das plantas, reparei que no nenúfar o caule esta todo impregnado de uma alga tipo lismo e suponho que seja isso que mate as alfaces porque agarram-se as raízes delas acabando assim por as "sufocar". Também aconselham filtros externos? que tipo de filtros aconselham? Contando isto ai vem a minha segunda pergunta. A água esta verde devido a grande exposição ao sol e também a circulação que não é feita embora eu faça trocas de agua de mês a mês cerca de 1/4 da agua. O que me aconselham para a agua estar cristalina? Esterilizadores UV? mais plantas? se sim quais as características nos esterilizadores que tenho que tomar mais atenção incluindo a potencia mais eficaz? E a minha ultima grande questão é a seguinte, eu gostava de meter a correr uma boa quantidade de agua por a cascata abaixo so para dar "um pequeno gosto aos olhos", mas muita agua em circulação também não deve de ser muito aconselhado, suponho que tenha que haver um meio termo, então pensei no seguinte, quando estou la (só estou la fim de semana sim fim de semana não devido a distancia da minha residência actual ficar a 200km de distancia) meto a bomba mais forte a bombear para a cascata só para dar o efeito e quando não estou la metia uma bomba menos potente e mais adequada a quantidade de agua que o lago tem, a minha questão é pode-se usar em lagos as bombas que se utilizam nas fossas que debitam cerca de 17000 lt/hr que tambem sao bem mais baratas ou só se pode utilizar bombas próprias para lagos? Em relação a parte estética devem ter reparado que o lago a volta ainda esta com a tela preta a vista, o que me aconselham a fazer? meter mais pedras para tapar? plantas para disfarçar a tela? Meus amigos mais experientes que eu certamente haha, dêem-me a vossa opinião do que falei e do que falta falar para um bom funcionamento de mais um lago :dance:. Todas as opiniões são bem vindas, Obrigado a todos. Melhores cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PARABENS, começaste no mundo da Lagofilia com um projecto em grande.

 

Segundo as medidas que apresentas o teu lago deve ter uns 100 m3.

 

È muita água e se quiseres criar um ecosistema de grande qualidade vais ter de criar um sistema de tratamento de grandes dimenções.

 

O meu conselho é criares areas de grande quantidade de vegetação aquatica e talves um bom bio filtro, mas o que deverias ter instalado desde o inicio era um skimmer para colocares as bombas e apanhares a sujidade de superficie. Porque as bombas directamente no fundo é má ideia.

 

Em relação á bomba, eu aconcelho-te meteres bombas de turbina magnetica, são mais caras do que as de esgoto mas duram muito e consomem pouco e há bombas até 30.000 l/h a preços rezoveis.

 

Continua a mandar fotos.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PARABENS, começaste no mundo da Lagofilia com um projecto em grande.

 

Segundo as medidas que apresentas o teu lago deve ter uns 100 m3.

 

È muita água e se quiseres criar um ecosistema de grande qualidade vais ter de criar um sistema de tratamento de grandes dimenções.

 

O meu conselho é criares areas de grande quantidade de vegetação aquatica e talves um bom bio filtro, mas o que deverias ter instalado desde o inicio era um skimmer para colocares as bombas e apanhares a sujidade de superficie. Porque as bombas directamente no fundo é má ideia.

 

Em relação á bomba, eu aconcelho-te meteres bombas de turbina magnetica, são mais caras do que as de esgoto mas duram muito e consomem pouco e há bombas até 30.000 l/h a preços rezoveis.

 

Continua a mandar fotos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para essas dimensões, os filtros teriam de ser muitos ou então poucos mas grandes... Fica dificil manter essa água limpa, ou clara, isto se gostas de ver os peixes, se és como aqueles que têm um lago e não veêm os peixes, não precisas de gastar muito.

Bem, para essas dimensões vai a lojas de canalização perguntar sobre bombas e filtros, há marcas com bons filtros UV, mas não penses que vais gastar menos de 1000 €. É assim, lago grande, dinheiro grande...

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

as algas que metem a agua verde precisam de nutrientes e co2

a melhor forma de as combater é usar plantas(pois elas emblezam o lago e tiram-te essas algas)

tenta põr flutuantes pois estas como têm as raizes na agua e retiram assim os nitratos(nutientes) da agua

 

aconselho-te

jacintos de agua,alfce de agua(nunca deixe ocuparem toda a superficie ,deixa apenas 1/4)

 

tambem as podes combater com plantas oxigenantes pois estas retiram o co2 da agua e as algas nao conseguem "respirar"

tenta pôr elodeas nas partes pouco profundas(e so as metas depois das algas sairem pois isto resulta mais como precauçao)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...