D-Backs Publicado Dezembro 14, 2010 Publicado Dezembro 14, 2010 Os titulos do topico dizem basicamente tudo... Ainda assim vou pormenorizar. Tenho 4 kinguios (cauda de véu, telescópio, 2 celestiais) num áqua de 37 litros plantado com + 6 neons chineses e 3 ampulárias. Entrei para a aquariofilia por acaso e decidi dar-lhe um sentido: por cada personagem que fizer no Teatro (sou actor) comprarei um peixe! Sei que alguns dirão que o aqua está sobrelotado mas os peixes parecem-me felizes e saudáveis e isso é que importa, não é? O gosto/vício por isto foi crescendo nos ultimos 7 meses e entretanto as ampulárias já nao correspondem bem ao projecto a que me propus, embora ainda tenham algum sentido. Comecei, porém, a interessar-me pelos peixes de água quente e pela maior variedade/possibilidades de escolha que oferecem (peixes mas também plantas). Como adquiri entretanto um áqua de 80 cm (96 L brutos) pensei para mim: "Vais mas é montar aqui um ganda comunitário plantado muita exótico, com cardumes mais compactos, camarões, caracóis e tal e coiso! Ok, então o cauda-de-véu (que é o que perdeu mais a graça que tinha) vai para o lago que a minha Mãe tem no escritório com 2 carpas e 1 cometa grandinho... E os outros? Vou dá-los." Foi aqui que começaram as questões existenciais. Comecei a olhar para os celestiais e p/ o telescópio escuro como breu, TODOS LINDOS DE MORRER, e agora estou num impasse! Não quero: deixar de ter AS MINHAS PERSONAGENS junto a mim, a conviverem num mesmo espaço deixar de perder horas a olhar para/a cuidar deles pô-los num lago com outros 3 peixes que não me dizem nada Mas também não quero: ter um aqua de 80cm "só" com kinguios apenas poder ter 4 ou 5 tipos de plantas pq eles comem tudo abdicar do projecto de vida das personagens O objectivo é aproveitar o material todo do aqua de 37 L + o de um nano de 8 L para montar o de 96 L: 2 filtros (interno + cascata) 2 lâmpadas (15 W reforçada c/ aluminio + 11 W) areão, plantas, pedras, troncos, basicamente tudo! O que é que eu faço? Obrigado pela paciência e pela coragem de lerem até aqui! Com os melhores cumprimentos, Bartolomeu Paes. Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Black Pearl Publicado: Dezembro 16, 2010 Publicado: Dezembro 16, 2010 Boa noite. Há sempre a possibilidade de adquirir um outro aquário. Assim consegue manter-se com todos os peixes, pode criar dois espaços diferentes e mantém o hobby com as diferentes espécies, além de acabar com os seus problemas de consciência. Espero ter ajudado.
Recommended Posts