conselhos de plantas lowteck


yola

Recommended Posts

Boas

em primeiro lugar queria dizer que este será o meu 1º aqua plantado versao lowteck

uma vez que só tenho um aqua de ciclideos africanos

adorava inciar-me nesta especialidade

 

pretendo montar um aqua com 0.60x0.30x0.32, que terá como subtracto base somente akadama shaolin 2-3mm de granulometria e areao vulcanico na sub-base, e em determinadas zonas areia branca de silica, mas nesta zona nao levará plantas

 

tenho um troco ramificado redmoore wood e rochas

 

o aqua tem 3x14w irei fazer fertilização DIY bem como CO2 caseiro

 

dentro destas limitações do aqua que plantas aconselham

 

adorava ter uma zona de tapete, é possivel com esta limitacao?

recolhi informação e a eleocharis parvula é a mais aconselhada, haverá outras alternativas?

 

como o aqua só tem 0.32m de altura, qual a espessura de substrato aconselhavel, pretendo criar alguns montes e zonas de declives

 

queria plantas que não crescesem muito em altura, dado os 32 cm que o aqua tem

 

vá lá malta cheguem-se á frente sff e dêm-me opiniões

 

evidentemente tambem estou interessado em comprar as plantas que recolherem mais consenso face ás opiniões obtidas.

 

fico a aguardar..........

 

cumps

Editado por yola
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais com as especificações que descreves, não considero um low-tech, pelo contrário com 50L uteis (descontando já areão e decorações) tens 48w de luz prefazendo quase 1w/L com fertilização e co2 tens todas as condições para qualquer tipo de planta, somente condionado pelo tamanho do aquario.

 

Um Low tech trata-se de uma aquario com um rácio de luminusidade baixo sem fertilização, CO2, nem TPAs frequentes, ou seja sem grande trabalho bangbangbang

 

Para o teu aqua e com as condições mencionadas, podes optar por um tapete de glosso apesar de preferir a parvula, visto ser uma planta que se adapta a todas as condições de luz... de qualquer forma fica aqui uma lista de algumas plantas que permitem fazer um tapete:

 

Glossostigma elatinoides

musgo de java

Riccia Fluitans

Hemianthus micranthemoides

Monoselium tenerum

Micranthemum umbrosum

 

O substrato é ao teu gosto, convem ter sempre no minimo 5cm para que pertmita as plantas se fixarem....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

adorei esta:

Glossostigma elatinoides mas parece ser super exigente em CO2 e substarto fertil e a

 

Micranthemum umbrosum

é facil de manter? versus a eleocharis parvula

 

a questao quanto a luz ja tinha percebido que se enquadrava nos requisitos de 1W/L

quando me refiro a lowteck queria dizer de facil manutencao e nao exigentes pois a nivel de CO2 vai ser DIY e se calhar acabo por desitir dele e o substrato nao e fertil (akadama)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Exigente não é, o maior problema é manter as algas longe e evitar que esta cresca em altura, mas cada caso é um caso, pela minha experiência em aquarios pequenos por vezes é mais facil manter plantas ditas dificeis, visto que o aquario tem pouca altura logo a luz chega em abundancia as plantas, isto quando existe o racio 1w/L.

 

Quanto ao substrato podes sempre adicionar uma pequena camada de substrato fertil por baixo da akadama, encontras vários substratos ferteis a bom preço.

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja andei a ver substratos ferteis, e existe uma panoplia deles e os custos upa upa

 

podes dizer um ou dois dentro da tua experiencia e de baixo custo e pequenas quantidades?

 

a alternativa barata parece ser o humus de minhoca devidamente tratado, agora nao sei é onde se compra, principalmente na marge sul de lisboa.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu simplesmente na ultima vez comprei numa loja de aquariofilia aqui na zona substrato fertil um balde que deveria ter cerca de 2L por pouco mais de 10 15 euros, nas lojas normalmente encontra-se substratos ferteis de marcas menos conhecidas a preços razoaveis, para uma aqua de 60L não é necessário muito substrato somente uma camada fina, ou podes colocar fertilizante de raiz tipo bolas/pastilhas ou barra, comprei a uns tempos atraz fertilizante ADA Iron Bottom Long por menos de 20€ no ebay, mas tens mais baratos, mas nada melhor que dar um passeio e ver o que se consegue encontrar nas lojas locais e uma pesquisa pelos patrocinadores aqui do forum...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais