Panorâmico ou Recto?


Recommended Posts

Olá amigos!

 

Adquiri casa recentemente e agora com tanto espaço, estou a pensar em comprar um aquário um pouco maior que o meu actual (Ambiance 101X41X50, 180L).

 

Visto que a qualidade destes aquários me agrada bastante, decidi apostar na mesma marca. Fui dar uma vista de olhos nas lojas e fiquei indeciso entre um aquário panorâmico de 120 cm de frente ou um recto igualmente de 120 cm. Quanto ao volume, sei que o panorâmico ganha em termos de capacidade (255L), também por ser mais alto que o recto (230L).

 

O Panorâmico parece-me um aquário bastante bonito, imponente, vistoso, etc. Foi então que comecei a pensar nas vantagens e desvantagens de ter um aquário destes.

 

As vantagens seriam exactamente as que descrevi acima, beleza, vistoso, etc...

 

E quanto a desvantagens pelo que pude apurar aqui no fórum seriam:

 

- Leva menos capacidade devido ao vidro curvo à frente (neste caso, o aqua recto teria menos volume pois é mais baixo);

- Difícil de adaptar novas calhas caso pensasse fazer alterações;

- É mais estreito nos lados limitando o espaço para decorações e para os peixes.

 

 

Conseguem arranjar-me mais desvantagens? Penso que até aqui iria optar pelo panorâmico, pois tem um volume superior e de frente dá uma sensação de ser maior, no entanto não gosto do facto de ter os lados tão curtos.

 

Não sei se interessa mas o aquário terá a finalidade de albergar ciclídeos africanos, os quais necessitam de bastante espaço.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reeeeeeeeeeecto!! Completamente...

 

Eu no inicio também achava piada aos aquários panorâmicos mas depois além de cansar, é muito mais difícil arranjar um layout que se adeqúe.

 

Eu ainda há pouco tempo ajudei o colega meu na montagem de um aquário de 90L panorâmico,tinha um layout interessante especialmente visto de cima porque a vista de frente exactamente por ser panorâmico não ajuda e depois quando terminei, o que previ e vi de cima ainda era bastante diferente do que se via de frente...Acho que a montagem perdeu muito porque o aqua era panorâmico.

 

Como tal, aconselho te vivamente o recto.

 

E uma pergunta, porque não mandas fazer o aquário? Fazes com as medidas que queres e sai te MUITO mais barato!

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Ciclídeos Africanos deves de escolher o de laterais mais largas.. pois no panorâmico irás criar uma espécie de funil para quando eles andarem a fugirem uns dos outros.. tipo uma armadilha autentica, que dará menos hipóteses aos mais fracos de escaparem.. pensa nisso.

 

Para outro tipo de aquário com peixes pacíficos escolhe o que mais gostas.. ;):animal_fish:

 

O layout penso que até nem é por aí.. se se fizere uma ilha no centro encostado a trazeira.. acho que ficaria bem.. agora é com cada um.. :D

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem mais os panoramicos tem apenas um aspecto giro mas enganador...para mim tb os rectos sem duvida...e sinceramente achas q vale a pena comprares um novo aquario e gastares o q vais gastar por apenas mais 20cm+-!!??? pq n pensas em algo maiorzito :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as vossas respostas!

 

Quanto à deformação da imagem, também me alertaram para isso na loja e disseram-me para nunca escolher um aquário panorâmico com menos de 1 m.

 

Mas com tantas opiniões, vou mesmo optar pelo recto. Também não gosto nada dos lados curtos do panorâmico, parece que rouba espaço para ter a curva mais acentuada à frente.

 

redeyes, é uma boa questão! Procurava um aquário não só com mais comprimento à frente mas também mais alto... passaria assim de 180 L para 230 L (optando pelo aqua recto). Bem q gostava de aqua maior, a questão é convencer aqui em casa q o aqua de 1,50m n vai ocupar mto espaço... lol

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.