AJUDA PARA NOVO AQUA


Júlio Santos

Recommended Posts

Caros amigos,

tenho aqui em casa o seguinte material, o qual queria montar um aqua para ciclideos anões, claro.

 

Aquário:

60 Comprimento;

30 Altura

40 Largura

 

Luminária:

2x24W T5

 

Filtro:

Eheim Liberty 2042

 

Termoestato:

Jager 125

 

Fico aberto a sugestões quanto à fauna e flora respectiva, tentando fazer um biótopo dessa mesma espécie.. Dou preferência a uma espécie que se consiga reproduzir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Júlio.

 

Fauna? Vai dos gostos, mas eu no teu lugar escolhia Apistogrammas. Tens muita variedade :)

Quanto à flora, pouco ou nada percebo, deixo essa parte para os mais entendidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já deves saber qual é a minha opinião: Mikrogeophagus ramirezi.

Quanto à flora, algo que não seja muito exigente: Anubias barteri var. nana, vulgo Anúbias Anã, Cryptocoryne wendtii 'green', vulgo Crypto Wendtii Verde ou Microsorum pteropus 'Windelov', vulgo Samambaia Windelov. Qualquer uma destas plantas é de "fraco alimento" e são poupadinhas no que refere ao consumo na factura da EDP.

Um substrato inerte a cobrir todo o fundo, com uns "pózinhos" de outro fértil, colocado por baixo do primeiro.

Uns pequenos troncos, a tentar recriar algo muito embrenhado, tipo labirinto. Os Ram´s gostam de se esconder na altura de coiso e tal.

O filtro, como é de cascata, sugeria que colocasses uma folha de acetato grosso, ou plástico, dobrado em meia cana, na saída da água para o aquário, tipo as caleiras dos beirais dos telhados. Assim a turbulência de água será muito menor, e os Rams agradecem. Isto claro se optares por este tipo de peixe.

Mas vamos esperar por mais opiniões.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais