AJUDEM! O meu coral Xénia está "doente"?


elvis9377

Recommended Posts

Olá a todos, preciso de ajuda urgente.

 

Há dois dias, apareceu na minha xénia uma zona só de esqueleto. Ou seja, ai a xénia estava tão retraida que só se via rocha. Apareceu então uma espécie de alga acastanhada que cobre toda essa zona, que mais parece quase como uma ferida com crosta por cima...

 

Será um processo natural de defesa do coral? Ou será que é prejudicial, devo remover esta "capa" de cima do coral? O que me preocupa é que a dita "capa" parece estar a alastrar...

 

Aguardo opiniões.

 

Obgd.

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, preciso de ajuda urgente.

 

Há dois dias, apareceu na minha xénia uma zona só de esqueleto. Ou seja, ai a xénia estava tão retraida que só se via rocha. Apareceu então uma espécie de alga acastanhada que cobre toda essa zona, que mais parece quase como uma ferida com crosta por cima...

 

Será um processo natural de defesa do coral? Ou será que é prejudicial, devo remover esta "capa" de cima do coral? O que me preocupa é que a dita "capa" parece estar a alastrar...

 

Aguardo opiniões.

 

Obgd.

 

 

Olá Elvis,

 

Provavelmente a minha ajuda já virá tarde, mas...

 

A xenia ainda resiste? Pela descrição poderão ser cyanobactérias, que normalmente resultam de excesso de orgânicos e falta de movimentação de água.

Experimenta remover manualmemte essa massa e se tiveres fotos posta.

Há outros tratamentos mais radicais para esse problema, mas naturalmente é preciso diagnosticar correctamente e medicar de acordo com a gravidade do problema (está a alastrar,ou não?).

 

Espero ter ajudado

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Obrigado pela resposta, realmente ainda resiste, mas a espécie correcta é Goniopora. Ouvi dizer que são extremamente difíceis de manter em reefs, mas ela ainda vive. Foi uma prenda da minha mulher, fez-me uma surpresa, mas....se calhar n a devia ter comprado.

 

Fiz o seguinte tratamento:

 

1.º Banho de água de osmose à temperatura do aquário de 1 minuto.

2.º Banho de água do aquário para agitar e retirar a geleia castanha. Apenas o tempo necessário.

3.º Banho com outro recipiente de água do aquário durante 1 hora em que usei o Reeftonic2 com IODINE numa proporção de 1L (água) para 4 tampas (60ml). Mantive a temperatura à conta de colocar o recipiente mesmo por baixo da luminária, pois não dava para colocar aquecedor.

 

E depois disto o resultado foi:

 

Salvei metade do coral, que está lindo como quando o comprei, mas pela metade, tem a outra metade com o esqueleto branco alveolar exposto. Tenho esperanças que volte a crescer, quem sabe.

 

Obrigado na mesma...

O Aquariofilense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais