Bomba de Ar ou Bomba de Água ? qual a melhor e mais silenciosa ?


Recommended Posts

Viva,

após pesquisar no fórum, na net e falar com alguns logistas, preciso da vossa experiência para decidir qual a melhor solução para o meu aqua.

Tenho um aqua da «Eheim/mp AquaPro 80» com cerca de 100/110 Lt reais. Filtro exterior Eheim Ecco 130. Substrato JBL Manado em cima e ADA Amazonia II em baixo. Plantas: musgo de java em tronco retorcido, 1 feto de java e 4 valisnérias de folha média. Peixes: 5 discus jovens entre 5/8 cm, 9 nariz de bêbado, 7 neons, 2 corydora sterbai, 1 fêmea ramirezi (macho morreu há algum tempo), 4 mollies (1 macho e 3 fêmeas), 1 khuli, 1 botia de sumatra, 1 pitbull, 1 otocinclo arnoldi (o companheiro morreu há muito), 1 platie anão (não crecheu como os irmãos entretanto oferecidos, por isso ficou comigo), 1 tubarão bicolor (com 10 cm), 2 ampulárias, 1 nerita, 1 helena e 4 caridinas japónica. PH em 6,3 e os restantes níveis todos bem. Sei que tenho muitos habitantes para o espaço, mas como nunca tive problemas, aguardo que cheguem ao seu fim naturalmente, para ficar apenas com os discus e algum pessoal de limpeza.

 

Posto isto, vamos lá à minha dúvida:

 

- por uma questão estética e de ruído, coloquei a flauta (chuveirinho) do filtro de baixo de água, mas a apontar para cima de maneira a quebrar a linha de água e com isso criar movimentação da água à superfície. Acontece, porém, que essa movimentação não me parece suficiente, dado que no lado oposto do aqua, a água circula muito, mas muito lentamente, chegando a ficar parada sempre que esbarra com folhas das valisnérias. Quando isto acontece, normalmente os mollies são sempre os primeiros a alertar que algo não vai bem, pois ficam logo a respirar à superfície. A seguir chegam os discus que, timidamente, dão uma golfada de ar e depois voltam para baixo.

 

Por via das dúvidas e como tinha uma bomba de ar comprada num daqueles kits do Continente (quando comecei com este hobbie há cerca de 1 ano), tratei de metê-la a funcionar. Consegui assim que a movimentação à superfície melhorasse e com isso os níveis de oxigénio. Todavia, o barulho que essa bomba faz é de por qualquer um louco !

 

Ora, como eu não tenciono colocar a flauta do filtro fora de água, pelo que preciso de ajuda extra para aumentar a circulação/movimentação da água, qual será a melhor aposta: uma (outra, mas silenciosa) bomba de ar ou uma bomba de água (igualmente silenciosa) ? que marcas (com melhor relação qualidade/preço) ?

 

Antecipadamente grato,

 

CPT

Abraço

Carlos Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sei que estás a pedir algo diferente do que eu te vou dizer, mas pode ser que tenhas meio de fazer outra coisa.

 

Uma bomba (de água ou ar) podem resolver-te esse problema, é certo. Mas... não te aumentam a capacidade de filtração significativamente (e gastam energia).

Esse filtro está "à justa" para o aquário (mesmo admitindo uma situação em que não estivesse em sobrelotação).

 

Se fosse eu teria optado pelo ecco pro 300. (isto apenas para manter marca e série que tens aí)

 

Agora ou trocava esse pelo 300 ou tentava adicionar outro... fica mais caro que uma bomba de ar ou de água, mas gasta praticamente o mesmo (especialmente se for a de água) e tens filtração biológica (o mais importante) e mecânica adicional. (este "adicional" bem vais necessitar)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Resolvi esse problema com uma pequena bomba (12 €) que faz cerca de 200 lt/hora. É pequenina, colada ao vidro e silênciosa. Está junto à superficie, no lado oposto à saída do filtro externo e contribui para a circulação da água do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.