capestrin Publicado Novembro 22, 2010 Publicado Novembro 22, 2010 Viva, após pesquisar no fórum, na net e falar com alguns logistas, preciso da vossa experiência para decidir qual a melhor solução para o meu aqua. Tenho um aqua da «Eheim/mp AquaPro 80» com cerca de 100/110 Lt reais. Filtro exterior Eheim Ecco 130. Substrato JBL Manado em cima e ADA Amazonia II em baixo. Plantas: musgo de java em tronco retorcido, 1 feto de java e 4 valisnérias de folha média. Peixes: 5 discus jovens entre 5/8 cm, 9 nariz de bêbado, 7 neons, 2 corydora sterbai, 1 fêmea ramirezi (macho morreu há algum tempo), 4 mollies (1 macho e 3 fêmeas), 1 khuli, 1 botia de sumatra, 1 pitbull, 1 otocinclo arnoldi (o companheiro morreu há muito), 1 platie anão (não crecheu como os irmãos entretanto oferecidos, por isso ficou comigo), 1 tubarão bicolor (com 10 cm), 2 ampulárias, 1 nerita, 1 helena e 4 caridinas japónica. PH em 6,3 e os restantes níveis todos bem. Sei que tenho muitos habitantes para o espaço, mas como nunca tive problemas, aguardo que cheguem ao seu fim naturalmente, para ficar apenas com os discus e algum pessoal de limpeza. Posto isto, vamos lá à minha dúvida: - por uma questão estética e de ruído, coloquei a flauta (chuveirinho) do filtro de baixo de água, mas a apontar para cima de maneira a quebrar a linha de água e com isso criar movimentação da água à superfície. Acontece, porém, que essa movimentação não me parece suficiente, dado que no lado oposto do aqua, a água circula muito, mas muito lentamente, chegando a ficar parada sempre que esbarra com folhas das valisnérias. Quando isto acontece, normalmente os mollies são sempre os primeiros a alertar que algo não vai bem, pois ficam logo a respirar à superfície. A seguir chegam os discus que, timidamente, dão uma golfada de ar e depois voltam para baixo. Por via das dúvidas e como tinha uma bomba de ar comprada num daqueles kits do Continente (quando comecei com este hobbie há cerca de 1 ano), tratei de metê-la a funcionar. Consegui assim que a movimentação à superfície melhorasse e com isso os níveis de oxigénio. Todavia, o barulho que essa bomba faz é de por qualquer um louco ! Ora, como eu não tenciono colocar a flauta do filtro fora de água, pelo que preciso de ajuda extra para aumentar a circulação/movimentação da água, qual será a melhor aposta: uma (outra, mas silenciosa) bomba de ar ou uma bomba de água (igualmente silenciosa) ? que marcas (com melhor relação qualidade/preço) ? Antecipadamente grato, CPT Citar Abraço Carlos Trindade
AGA Publicado: Novembro 22, 2010 Publicado: Novembro 22, 2010 (editado) Boas. Sei que estás a pedir algo diferente do que eu te vou dizer, mas pode ser que tenhas meio de fazer outra coisa. Uma bomba (de água ou ar) podem resolver-te esse problema, é certo. Mas... não te aumentam a capacidade de filtração significativamente (e gastam energia). Esse filtro está "à justa" para o aquário (mesmo admitindo uma situação em que não estivesse em sobrelotação). Se fosse eu teria optado pelo ecco pro 300. (isto apenas para manter marca e série que tens aí) Agora ou trocava esse pelo 300 ou tentava adicionar outro... fica mais caro que uma bomba de ar ou de água, mas gasta praticamente o mesmo (especialmente se for a de água) e tens filtração biológica (o mais importante) e mecânica adicional. (este "adicional" bem vais necessitar) Cumps Editado Novembro 22, 2010 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Paulo Viegas Publicado: Novembro 22, 2010 Publicado: Novembro 22, 2010 Olá Resolvi esse problema com uma pequena bomba (12 €) que faz cerca de 200 lt/hora. É pequenina, colada ao vidro e silênciosa. Está junto à superficie, no lado oposto à saída do filtro externo e contribui para a circulação da água do aquário. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts