duvida na escolha de filtro exterior


Recommended Posts

Boas a todos tou com uma duvida na escolha de um filtro, o meu aquário tem 240 litros e tem Discus que fazem muita sujeira e tou indeciso entra o eheim 2217classic ou o JBL Cristalprofi 1500 sugeria aos membros algumas palavras que me esclarecessem mais sobre os mesmos mais valia de um ou de outro já que tenho 2 eheim um é o 2226 profissional e o outro é o 2213 classic e não tou satisfeito com eles já que tenho alguns nitratos demasiado altos e a agua pouca cristalina.

 

os melhores cumprimentos

 

Daniel Potes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto do modelo dos eheim classic pessoalmente dá para conjugar n de matérias filtrantes no canister sem grandes ajustes por ter aquela forma de recipiente. Quanto aos nitratos eles removem-se com tpa's e com plantas de crescimento rápido, tenho elódeas no meu de 60 litros e sei que essa planta consome nitratos e amónia a bruta por exemplo, e raramente tenho nitratos superiores a 10/15 nos téstes, se puderes mete mais plantas de crescimento rápido no teu aquário para controlar os níveis de nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto do modelo dos eheim classic pessoalmente dá para conjugar n de matérias filtrantes no canister sem grandes ajustes por ter aquela forma de recipiente. Quanto aos nitratos eles removem-se com tpa's e com plantas de crescimento rápido, tenho elódeas no meu de 60 litros e sei que essa planta consome nitratos e amónia a bruta por exemplo, e raramente tenho nitratos superiores a 10/15 nos téstes, se puderes mete mais plantas de crescimento rápido no teu aquário para controlar os níveis de nitratos.

 

 

mas eu tenho bastantes plantas e mesmo assim tenho nitratos altos e quanto a tpas tem sido 2x por semana 30%

Editado por Daniel 24
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu tenho bastantes plantas e mesmo assim tenho nitratos altos e quanto a tpas tem sido 2x por semana 30%

Ok, mas tens muitas plantas de crescimento rápido ou só crescimento lento a médio? E já que tens dois filtros acho estranho não conseguires controlar os nitratos. Existem filtros especificamente para nitratos, mas como digo, por experiência própria sei que as Elódeas consomem muito nitrato mesmo. Isso quer dizer que o teu aquário está a produzir muita amónia, e consequentemente muito do resto (nitritos e nitratos) visto ser uma cadeia, só que a cadeia ternmina nos nitratos e se não tiver quem consuma os nitratos em excesso, sendo isso principalmente as plantas os níveis vão ser perigosamente elevados, tens de ver que resultado tens de nitratos com a flora que tens, se o nível for superior a 20 quer dizer que a cadeia está a produzir 20 vezes mais nitratos que o que as plantas consomem e por ai adiante, para isso tens de meter mais plantas dando clara preferência por plantas de crescimento rápido como as Elódeas que referi antes. Por menos é assim que calculo.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas tens muitas plantas de crescimento rápido ou só crescimento lento a médio? Aumenta mesmo a filtração, em todos os aquários que tenho ou monto ponho sempre dois filtros, isso ajuda bastante, deverias em vez de comprar um filtro potente comprar um outro com o mesmo caudal do que tens actualmente por exemplo e duplicavas com isso a capacidade biológica do aquário.

 

 

tenho plantas de crescimento rapido medio e lento , sendo assim achas que deveria ir para o eheim classic 2217 que tem o caudal 1000 litros por hora ?,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho plantas de crescimento rapido medio e lento , sendo assim achas que deveria ir para o eheim classic 2217 que tem o caudal 1000 litros por hora ?,

Eu gosto dos Eheim classics como já disse mas acho que primeiro deverias ver bem a flora e acrescentar mais, lê o que escrevi antes. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha outra planta boa para isso: Rotala rotundifolia. Aqui sem substrato fértil com luz média e apenas fertilização simples e presa a uma pedrita a menina gostou tanto da festa que até já está a dar novos rebentos e tudo. Nunca matei nenhuma planta nos meus aquas e mesmo as que definharam por alguma razão ainda continuam vivas com rebentos que vão de vento em popa retirados das plantas mãe. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola daniel,

tenho 2jbl, um 250 e o mais novo e1500, sao extremamente silenciosos, e de uma praticidade na manutençao indiscritivel,par limpar basta feichar as chaves da mangueira e alaaaa ja tem ai 50% do trabalho realizado. tambem tenho um 2213 e clro que é um filtro muito bom , mas a manutençao eu acho um porre,pois como nao tem chaves nas mangueiras na hora de reinstalar o filtro é um malabarismo, enche o filtro enche mangueira, a proposito si alguem souber de alguma metodologia que facilite este processo eu desde ja agradeço. mas ainda assim esse filtro me parece pequeno para este aquario com dicos, nao sei si estou certa mas vale a pena conferir.

 

cumps

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhum dos referidos, nem nenhum que funcione com base nos mesmos princípios faz seja o que for aos nitratos. Com este tipo de filtros, eliminar nitratos só com plantas e TPA's.

 

Quanto às opções, ambos são bons filtros, embora o JBL tenha maior capacidade.

 

Se a opção for pelo 2217 é ter cuidado e comprar um modelo com torneiras. Comprar tembém massas filtrantes adequadas, não deixar isso só com esponjas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Penso que este modelo da Eheim já traz as torneiras.

 

Quanto aos dois, iria para o da JBL uma vez que o único senão é mesmo o consumo energético, mas estamos a comparar 1000 lt/h para 1500 lt/h o que já é uma diferença.

 

Quanto à questão de quereres substituir os dois filtros que tens aí por um, será economicamente viável? Pois parece-me que os dois estão a funcionar bem. Atenta ao que o ADA disse (escreveu) e considera mudar o material filtrante, pois poderá ser uma modificação que trará bons resultados antes mesmo do empate monetário num novo filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola daniel,

 

li desatentamente e nao percebi isso:

 

já que tenho 2 eheim um é o 2226 profissional e o outro é o 2213 classic e não tou satisfeito com eles já que tenho alguns nitratos demasiado altos e a agua pouca cristalina.

 

se vc ja tem creo que devas pensar que sao os melhores pq afinal sao muito bons mesmo, qto a trabalheira de limpar isso é outra coisa e outro assunto.

 

qto aos nitratos insiste nas tpas, como estao mencionando aqui no post e antes de mais nada a tal limpeza tambem tem que ser regular com troca de perlon pelo menos a cada 15 dias e limpeza das esponjas neste mesmo periodo as ceramicas devem ser lavadas na propria agua da tpa e qdo lavadas que seja em menor tempo possivel para que a colonia nao tenha uma baixa significativa.

o volume de ceramicas no caso é imprescindivel para o alojamento da tal colonia, no meu jbl 250 coloquei 2 litros de siporax e reduzi uma cesta de esponjas, aumentei o volume de ceramicas, diminui o fluxo de passagem de agua, com isso aumento o tempo de contato da agua a ser filtrata com as bacterias que estao alojadas nas ceramicas possibilitando o proliferaçao da colonia e a desnitrificaçao da agua.

 

agora qual a concentraçao de nitratos que tem no seu aquario? e que fauna?

 

 

cumps

tina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos tou com uma duvida na escolha de um filtro, o meu aquário tem 240 litros e tem Discus que fazem muita sujeira e tou indeciso entra o eheim 2217classic ou o JBL Cristalprofi 1500 sugeria aos membros algumas palavras que me esclarecessem mais sobre os mesmos mais valia de um ou de outro já que tenho 2 eheim um é o 2226 profissional e o outro é o 2213 classic e não tou satisfeito com eles já que tenho alguns nitratos demasiado altos e a agua pouca cristalina.

 

os melhores cumprimentos

 

Daniel Potes

 

1º Opção (Mais Económica) - OK

 

EHEIM 2217.

 

2º Opção (Intermédia +Consumo de Energia)

 

2x EHEIM 2215

 

3º Opção EHEIM Pro Series

 

EHEIM 2226 ou melhor

 

Para esse volume para mim eu pensaria numa destas 3 opções tendo em conta a carteira consumo eléctrico e performance, agora tudo depende do que se possa gastar mas como referiste já tens dois filtros que juntos ''devem dar'' uma boa performance de filtragem ao teu aquário, concordo com o que a tina pinto disse.

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.