Consumos Energeticos dos termostatos


Recommended Posts

Boas

 

A minha dúvida está em qual o consumo de um termostato de por ex. 100W??

 

Consome os 100W só quando liga (para a temperatura desejada) ou está sempre a "puxar" 100W da rede ??

 

Qual a melhor rentabilização?? "Sempre On" ou só nos ciclos programados de iluminação e filtragem??

 

AB

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato deve sempre estar ligado a tomada e liga quando sente que a agua desceu abaixo da temperatura programada.

De inverno liga muitas vezes para manter a temperatura e de verão pode estar o dia inteiro sem ligar, depende sempre da temperatura ambiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sou o conhecedor nato da matéria, mas, penso que o consumo de um termostato refere-se apenas ao tempo em que está ligado o aquecimento. Sabendo que o consumo é fixado por hora, acho que, por exemplo, um termostato de 100W se estiver ligado apenas meia-hora consome 50W nesse período de tempo.

Acho eu que seja isso, mas, é melhor esperares pelos comentários dos " electricistas " da casa.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o consumo de 100w significa que consome 100w por hora se estivesse ligado direto(quero dizer se estiver aquecendo 1 hora direto) nunca vi um aberto ja q estou entrando no mundo dos aquarios agora, mas deve ser um consumo desconsideravel apenas para monitorar a temperatura da agua. e tbm tem o seguinte 100w é o consumo maximo nao significa q ele va usar isso tudo...vamos fazer uma conta rapida

 

termostato = 100w/h

ligado 10 horas por dia igual ao consumo de 1000w ou 1kw diarios

sendo q a tarifa da AMPLA(empresa de energia) é de R$0,48 + ou - vamos arredondar para R$0,50 o kw

R$0,50 x 30 dias = R$15 mensais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ou menos já foi dito o essencial: para se saber quanto consome um aparelho desses (termostato + resistência) temos de saber quanto tempo está ligado (há uns "aparelhómetros" para isso, caso se faça questão).

 

Calcular as perdas de calor do aquário é tarefa praticamente impossível (com rigor) por outros métodos.

 

Só uma pequena correcção: Um aparelho desses com 100W ligado durante 1 hora consome 100Wh (unidade de energia) e não 100W/h (unidade que desconheço).

 

Ao fim de 10h terá consumido 1000Wh ou seja 1 kWh, depois é "só" ver o tarifário.

 

Cumps

 

EDIT: Entenda-se por ligado não apenas quando se liga à tomada, mas quando o termostato o liga (não vá isto ser mal entendido...)

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Peço desculpa pela ignorância, mas os watts não são a potência e não tem nada a ver com consumo ?

O termostato pra ter 100w , isso há-de equivaler a um determinado consumo.

Estou apenas a pensar em voz alta, porque não percebo nada disso.

Editado por rop64050
Link to comment
Partilhar nas redes sociais