Shrimp Room


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estava a pensar usar a minha garagem para me entreter com a criação, reprodução, apuramento de algumas espécies de camarões.

 

Antes de me meter em obras, quero deixar tudo bem planeado. E para tal, estou com algumas duvidas em relação ao sistema de filtragem + aquecimento a usar. Eis alguns metodos possiveis a meu ver:

 

Filtro interno por aquário + termostato por cada aquario

Vantagens: Doenças não se propagam por outros aquarios; melhor filtragem; mais circulação; melhor controle de temperatura;

Desvantagens: Preço alto devido à quantidade de material a comprar; maior gasto de electricidade;

 

Sump + termostato instalado na sump

Vantagens: Maior litragem; Mais barato; Control por igual em todos os aquarios

Desvantagens: Doenças podem-se propagar; camarões bebes podem ser sugados e transportados para aquarios de diferente espécie;

 

Filtro esponja com bomba de ar + termostato por cada aquario

Vantagens: Preço razoável; Lavagem dos materiais;

Desvantagens: Falta de circulação;

 

Podem haver mais vantagens e/ou desvantagens por cada setup, mas estas foram as que me lembrei assim de relance.

 

Não me parece haver nenhum setup significante-mente melhor que outra, e isso leva-me à indecisão de escolha.

 

Opiniões e sugestões?

 

 

 

Abraço

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Já referis-te setup´s possíveis e as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Para mim o 1º é o melhor setup e, o segundo é o último que é o mais usado por criadores, talvez por ser o mais barato.

Neste setup, uma bomba pode estar ligada a vários filtros de esponja (muito mais baratos que os de tipo canister). Em relação à circulação, não percebi bem a tua questão, até por que estes fitros oxigenam bem a água, a potência/ movimento da água tem a ver com a potência da bomba de ar.

 

Já agora, quais são as espécies que tens em vista?

 

Um abraço

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estes filtros até oxigenam bastante, mas o caudal por eles produzido é sempre diferente de um filtro. Apesar disto, acredito e vê-se pelos resultados que estes sao bastante eficientes.

 

Algumas espécies assim mais vulgares, nomeadamente, neocaridinas e alguns caridinas ( crystal e bees).

 

E

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tambem estou com um projecto para montar um Shrimp Room mas ainda ando em negociações com a dona da casa (a mulher)

 

A minha ideia é montar os aquarios com filtro de decantação tipo como os aquarios das lojas, ja tenho um montado e fiquei muito satisfeito com o resultado. Ate ao final do ano quero montar mais 3.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tambem estou com um projecto para montar um Shrimp Room mas ainda ando em negociações com a dona da casa (a mulher)

 

A minha ideia é montar os aquarios com filtro de decantação tipo como os aquarios das lojas, ja tenho um montado e fiquei muito satisfeito com o resultado. Ate ao final do ano quero montar mais 3.

 

Cumprimentos

 

Convencer a dona é a fase mais dificil :medieval_mace:

 

Sim, os de decantação são bons, mas são basicamente os mesmos que teres um filtro interno + termostato por aquario. A diferença vai ser no facto que o equipamento fica isolado e podes utilizar mais materias filtrantes.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a primeira opção é sempre a melhor, a segunda acho que é uma risco, os camaroes quando apanham doeças, raramente são intransmissíveis e raramente são de facil cura e depois tambem tens o problema das crias e possivel cruzamento indesejado, eu não optava pela segunda, 3ª, não sei até que ponto se torna mais barato, isto porque para teres um caudal aceitavel para varios aquarios terás de ter um bom compressor que são bem puxadotes no preço enquanto se comprares os outros filtros, vais comprando á medida que fores montao os aquas tornando-se mais leve o investimento

 

tens outras opções como um filtro por cada aqua e um cabo de aquecimento por baixo dos aquas e uma sonda ligada a um termostato, mas neste caso os aquas terão de ser todos do mesmo tamanho para que uns não fiquem com mais temp que outros

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já convenci em montar 4 o objectivo são 10 :medieval_mace:

 

Não é como um filtro interno porque não ocupa espaço dentro do aquário e a nível estético é muito melhor.

 

Quando chegar a casa vou tirar uma foto e mostro.

 

Eu não gosto muito de partilhar um filtro por vários aquários porque se tiveres algum problema em um dos aquários vais afectar os outros e mesmo por causa dos parâmetros da agua.

 

Nos 4 aquarios que vou montar estou a pensar por 1-CRS, 2-Golden, 3-Blue Tiger, 4-Sulawesi

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens outras opções como um filtro por cada aqua e um cabo de aquecimento por baixo dos aquas e uma sonda ligada a um termostato, mas neste caso os aquas terão de ser todos do mesmo tamanho para que uns não fiquem com mais temp que outros

 

Eu de facto tambem estou mais indicado para a primeira, a maior desvantagem é os custos, mas isso com o t€mpo vai-se resolvendo.

 

Em relação à tua ideia, não percebi uma coisa. Estás a falar daqueles aquecedores em cabo para se meter debaixo do substracto? Se sim, esses aquecedores podem-se usar fora do aquário e conseguiram aquecer a àgua?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, é esse tipo de cabos que são usados para aquecer o substrato ou para aquecer o chão dos terrarios, eu tenho o meu de 25W a aquecer dois cubos vodafone a temp de 26º (o cabo esta por baixo

 

 

vê este tópico e tira as tuas duidas e conclusoes

 

http://www.bettaportugal.com/viewtopic.php?f=44&t=251

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um método eficiente, contudo deixa-me um bocado receoso em relação à segurança. Visto que vou montar os aquários numa garagem, não vou estar sempre presente, e com esse método iria ficar sempre com o coração nas mãos cada vez que saísse da garagem.

 

No entanto, é um método que se poupa bastante em relação ao uso de termostato por cada aquário.

 

Continuo indeciso :medieval_mace: Mas estou mais a inclinar para o primeiro setup

Editado por David Cabete

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando, em praticamente todos os aquários estou a pensar utilizar o primeiro setup. No entanto, estou a pensar usar um aquário dividido em três,sendo essas três divisões para a mesma espécie.

Pretendo fazer três divisões com objectivo de separar os camarões por idades, ou seja, na primeira divisão camarões recém nascidos, na segunda camarões jovens, na terceira camarões adultos.

Neste setup, o mais indicado parece-me se utilizar um filtro de decantação como o Rio sugeriu. Mas surge-me uma duvida, visto o filtro de decantação estar numa extremidade do aquário, as temperaturas no seu extremo oposto serão idênticas ao lado do filtro? Pergunto isto porque apenas costumo ver aquarios com filtro de decantação com duas divsões, e nunca três.

 

 

Abraço

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não tenho problemas de temperatura...o filtro de decantação mandas fazer ao teu gosto/necessidade, o meu tem 4 divisões.

 

Vou meter aqui as fotos para teres uma ideia...não tem boa qualidade mas dá para ver.

 

 

Aquario

P1020035.jpg

 

Filtro de decantação

P1020036.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nao percebes-te bem a minha duvida, ou talvez eu nao tenha sido bem explicito. Quando me referia a divisões, nao era divisões do filtro de decantacao, mas sim, divisões no aquário.

 

Abraço

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando, em praticamente todos os aquários estou a pensar utilizar o primeiro setup. No entanto, estou a pensar usar um aquário dividido em três,sendo essas três divisões para a mesma espécie.

Pretendo fazer três divisões com objectivo de separar os camarões por idades, ou seja, na primeira divisão camarões recém nascidos, na segunda camarões jovens, na terceira camarões adultos.

Neste setup, o mais indicado parece-me se utilizar um filtro de decantação como o Rio sugeriu. Mas surge-me uma duvida, visto o filtro de decantação estar numa extremidade do aquário, as temperaturas no seu extremo oposto serão idênticas ao lado do filtro? Pergunto isto porque apenas costumo ver aquarios com filtro de decantação com duas divsões, e nunca três.

 

 

Abraço

 

Eu estava a responder ao que esta sublinhado.

 

Mas se fores fazer o filtro de decantação, o filtro sera do tamanho dos tres aquarios

 

Fiz um desenho a para ver se estamos a falar do mesmo

 

 

 

Aqua.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, so que tens mais vantagens que o filtro interno.

 

Não sei quanto estas a pensar gastar mas eu neste gastei +ou- 95€ em Aquario/Bomda de agua/termostato

 

Medidas do aquario (CxLxA)

 

50x50x30 sendo 10cm de largura é o filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um tópico bastante interessante :D Pois também gostava de construir uma bateria para camarões e tenho andado a pesquisar por estas bandas...

 

Tudo dependerá das dimensões dos aquários. No meu caso estou a pensar em aquários de 40x25x25 (mais coisa menos coisa)...

 

Eu optaria pela opção 1.

Esta opção permite controlar as doenças e dar um tratamento mais "personalizado" a cada aquário.

 

Embora possa ser a opção mais dispendiosa, julgo que trará beneficios a longo prazo.

 

Venham lá mais ideias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

A primeira opção é a melhor e não acho que seja assim tão dispendiosa se formos olhar para as vantagens e problemas que podemos evitar.

 

Eu estou a optar por estas medidas 50x50x30 por causa da litragem (50lts) do aquário, para facilitar o controlo dos parâmetros do aquário.

 

A minha luta aqui esta na iluminação estou a pensar numa régua 90cm suspensa T5 2x39w.

A ideia é meter uma régua por cada 2 aquários.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ola Black bom olhos te vejam por ca, com mais uns projectos que espero sinceramente que corram bem.

Como anda isso por ai em terras de Sua Majestade?

 

Ao nivel das tuas duvidas, sem duvida 1ª e 3ª opção por esta ordem.

 

A 1ª realmente com mais custos mas melhor sem duvida.

 

A 3ª opção se fosse para uns nanos é sempre complicado porque os filtros esponja pequenos que tens ai no mercado ainda são granditos e ocupam espaço. No entanto tens agora uns mini-sponge filters de 5cm de altura e 5 cm de largura para nano ate 60 lts mto mto eficientes. O custo é o mesmo que um esponja normal mas estes fazem biologica e mecanica. Caso estejas curioso dp diz que te envio o link dos mesmos.

Outra boa vantagem da 3ª é que fazes bem tu os filtros DIY para os filtros de esponja, logo o custo iria reduzir os custos bastante. Eu talvez pessoalmente optaria por esta 3ª opção pelos custos.

 

Ao nivel das divisões posso dizer-te que o aqua dividido sem decantação necessita de 2 termostatos. E a divisão que falo é em acrilico.

Gosto mto do sistema de decantação mas tira espaço e as colonias de camarões ficam reduzidas, para isso uma Sump faria o mesmo. Ao nivel das divisões, sem duvida tentaria especies diferentes em cada nano, nada que uma meia/rede não evite as fugas das crias.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@Rio apenas referi isso sobre as colónias de camarões, porque tira espaço ao aquario. Apenas isso.

Mas claro que isto depende sempre das medidas do aqua dele :P

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, so que tens mais vantagens que o filtro interno.

 

Não sei quanto estas a pensar gastar mas eu neste gastei +ou- 95€ em Aquario/Bomda de agua/termostato

 

Medidas do aquario (CxLxA)

 

50x50x30 sendo 10cm de largura é o filtro

 

Sim, de facto o sistema decantação não é caro e torna o aquario mais bonito pelo facto de não se ver o equipamento. Mas o objectivo não é ter aquarios bonitos, mas sim que sejam boas baterias para reprodução. De qualquer das formas, achei interessante a tua ideia.

 

Ora aqui está um tópico bastante interessante :music_singguitar: Pois também gostava de construir uma bateria para camarões e tenho andado a pesquisar por estas bandas...

 

Tudo dependerá das dimensões dos aquários. No meu caso estou a pensar em aquários de 40x25x25 (mais coisa menos coisa)...

 

Eu optaria pela opção 1.

Esta opção permite controlar as doenças e dar um tratamento mais "personalizado" a cada aquário.

 

Embora possa ser a opção mais dispendiosa, julgo que trará beneficios a longo prazo.

 

Venham lá mais ideias ;)

 

Olá h_saldanha, quando fiz este tópico pensei que as ideias e discussões que aqui surgissem pudessem ser uteis para users com as mesmas duvidas, portanto concordo contigo :P

 

Sim, a opção 1 neste momento parece-me ser a melhor e mais credivel. Pelo menos é aquela que me da 100% de garantias que vai funcionar e que se consegue um melhor controle. O material em sim é o menos, porque gasta-se uma vez e está feito. O problema é a electricidade que este material gasta.

 

 

Bom dia,

 

A primeira opção é a melhor e não acho que seja assim tão dispendiosa se formos olhar para as vantagens e problemas que podemos evitar.

 

Eu estou a optar por estas medidas 50x50x30 por causa da litragem (50lts) do aquário, para facilitar o controlo dos parâmetros do aquário.

 

A minha luta aqui esta na iluminação estou a pensar numa régua 90cm suspensa T5 2x39w.

A ideia é meter uma régua por cada 2 aquários.

 

 

Cumprimentos

 

Parecem-me boas medidas para baterias. Não sei se a altura para os teus aquários é 50cm ou os 30cm. Mas se for os 50, muito provavelmente eu escolheria menos altura, visto ser demasiada para camarões

 

Em relação à iluminação, ao escolheres esse setup calculo que vás utilizar varias tipos de plantas em cada aquário, se sim, parece-me bem.

Eu apenas vou usar uns musgos, como tal, estou a pensar numas réguas ou fitas flexíveis com leds que há a venda no ebay.

 

Boas,

 

Ola Black bom olhos te vejam por ca, com mais uns projectos que espero sinceramente que corram bem.

Como anda isso por ai em terras de Sua Majestade?

 

Ao nivel das tuas duvidas, sem duvida 1ª e 3ª opção por esta ordem.

 

A 1ª realmente com mais custos mas melhor sem duvida.

 

A 3ª opção se fosse para uns nanos é sempre complicado porque os filtros esponja pequenos que tens ai no mercado ainda são granditos e ocupam espaço. No entanto tens agora uns mini-sponge filters de 5cm de altura e 5 cm de largura para nano ate 60 lts mto mto eficientes. O custo é o mesmo que um esponja normal mas estes fazem biologica e mecanica. Caso estejas curioso dp diz que te envio o link dos mesmos.

Outra boa vantagem da 3ª é que fazes bem tu os filtros DIY para os filtros de esponja, logo o custo iria reduzir os custos bastante. Eu talvez pessoalmente optaria por esta 3ª opção pelos custos.

 

Ao nivel das divisões posso dizer-te que o aqua dividido sem decantação necessita de 2 termostatos. E a divisão que falo é em acrilico.

Gosto mto do sistema de decantação mas tira espaço e as colonias ficam reduzidas, para isso uma Sump faria o mesmo. Ao nivel das divisões, sem duvida tentaria especies diferentes em cada nano, nada que uma meia/rede não evite as fugas das crias.

 

Abraço

 

João

 

Olá grande joao! Andei bastante desaparecido, aliás, já nem me recordava da password do forum :P O motivo foi a minha casa ter precisado dumas obras e desse modo tive de desmontar tudo. Já poderia ter montado um plantadozito, mas quero passar para o seguinte nivel, o nivel dos 400litros :D Tenho andado a planear tudo, mas é algo que não vou fazer a curto prazo. A curto prazo está esta Shrimp Room eheh

 

A primeira opção, sem duvida, parece-me a melhor para o que pretendo. De qualquer das formas, estou a pensar utilizar um aquário com 2 ou 3 divisões ligado a uma sump, em que cada divisão vai ter camarões que não se cruzem.

 

Se poderes, gostaria de ver esse link, envias-me por MP?

 

 

Obrigado a todos!

 

Abraço

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais