CARACOIS NO MEU AQUA


jn1210

Recommended Posts

Oi pessoal, ja tenho o aquario com fauna a 16 dias e a uma semana que comprei um pouco de musgo de java por causa dos meu guppys... mas hoje de manha reparei que tenho um caracol no meu aquario... mas agora quando cheguei do trabalho olhei mais atentamente e tenho 5 ou 6 caracois.... bem deve ter vindo no musgo que comprei...

 

agora ponho umas duvidas sobre os caracois...

 

1.º sao prejudiciais ao aquario e respectiva fauna???

 

2.º o que comem???

 

3.º eles reproduzem-se???

 

4.º se sim com que frequencia?

 

5.º eles saem fora de agua???

 

desde ja o meu obrigado

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...p;#entry1006129

 

 

 

Oi pessoal, ja tenho o aquario com fauna a 16 dias e a uma semana que comprei um pouco de musgo de java por causa dos meu guppys... mas hoje de manha reparei que tenho um caracol no meu aquario... mas agora quando cheguei do trabalho olhei mais atentamente e tenho 5 ou 6 caracois.... bem deve ter vindo no musgo que comprei...

 

agora ponho umas duvidas sobre os caracois...

 

1.º sao prejudiciais ao aquario e respectiva fauna???

 

2.º o que comem???

 

3.º eles reproduzem-se???

 

4.º se sim com que frequencia?

 

5.º eles saem fora de agua???

 

desde ja o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- não são prejudiciais ao aquário, bem pelo contrário! São benéficos.

 

2-comem algas e detritos

 

3-as espécies que aparecem no aquario sem que as compramos reproduzem-se com bastante facilidade e rapidez

 

4- alta frequencia

 

5-Grande parte das espécies que aparecem no aquario sem que tenhamos comprado são caracois de água doce, com excepção dos caramujos da malásia. Sendo caracois, têm pulmões, logo respiram ar, apenas sustêm a respiração por muito tempo debaixo de água, têm claro capacidade de viver fora de água, dependerá da especie, mas por norma nao sairão do aquario, podendo sair fora um pouco, por causa da necessidade de terem de viver num ambiente humido.

 

quanto à tua ultima pergunta depende. A maioria das espécies que aparecem no aquário não são grande coisa, com frequencia são physas, que não são grande coisa a equilibrar o aquario, reproduzem-se bem e como são pequenos, podem ser inesteticos. Contudo, as especies compradas para além de equilibrarem o aquario com grande eficacia, têm valor estetico e dao um ar de maior diversidade de vida ao teu aquário.Eu apressio bastante e já gastei bem mais de 100 euros em bichos desses, mas ao contrario dos que aparecem nas plantas, têm infelizmente a maioria deles, problemas de reprodução, logo é uma adição ao aquário que acaba por ficar cara. Convém frizar que as espécies compradas não são por norma caracois, mas familias de moluscos gastropodes aquáticos, como sejam ampularias, neritideos, paquiquilídeos, buzios e tiarídeos, grande parte deles não são capazes de viver fora de água.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- não são prejudiciais ao aquário, bem pelo contrário! São benéficos.

 

2-comem algas e detritos

 

3-as espécies que aparecem no aquario sem que as compramos reproduzem-se com bastante facilidade e rapidez

 

4- alta frequencia

 

5-Grande parte das espécies que aparecem no aquario sem que tenhamos comprado são caracois de água doce, com excepção dos caramujos da malásia. Sendo caracois, têm pulmões, logo respiram ar, apenas sustêm a respiração por muito tempo debaixo de água, têm claro capacidade de viver fora de água, dependerá da especie, mas por norma nao sairão do aquario, podendo sair fora um pouco, por causa da necessidade de terem de viver num ambiente humido.

 

quanto à tua ultima pergunta depende. A maioria das espécies que aparecem no aquário não são grande coisa, com frequencia são physas, que não são grande coisa a equilibrar o aquario, reproduzem-se bem e como são pequenos, podem ser inesteticos. Contudo, as especies compradas para além de equilibrarem o aquario com grande eficacia, têm valor estetico e dao um ar de maior diversidade de vida ao teu aquário.Eu apressio bastante e já gastei bem mais de 100 euros em bichos desses, mas ao contrario dos que aparecem nas plantas, têm infelizmente a maioria deles, problemas de reprodução, logo é uma adição ao aquário que acaba por ficar cara. Convém frizar que as espécies compradas não são por norma caracois, mas familias de moluscos gastropodes aquáticos, como sejam ampularias, neritideos, paquiquilídeos, buzios e tiarídeos, grande parte deles não são capazes de viver fora de água.

 

 

muito obrigado por esta resposta.... bem sendo assim vou deixar ficalos.... hehehe muito obrigado.

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nota que se forem physa não são grande coisa. e é provavel que sejam physa. A mim nas plantas aparecem-me uma espécie que vale a pena, e há uma outra que é um tiarídeo... que é bem melhor.

 

se for uma physa, não é tão benefico nem bonito. Mal não fazem, mas dar beleza ao aquário também não trazem.

 

se o que tens parece-se com um pequeno buzio, recomendo-te a deixar ficar, pois pode ser uma espécie mais interessante. De resto, se achares engraçado, tens que comprar... pois os comprados são muito melhores, nem se compara! O preço dos comprados varia entre 2 a 5 euros cada, dependendo da espécie. Andam mais pelo fundo do aquario e têm conchas bonitas. esses que aparecem no aquario como respiram, andam muito na parte de cima do aquario e se forem physas, a concha é pequena e desinteressante.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracois podem-se tornar numa praga se não forem devidamente vigiados e no caso da physas isso pode acontecer em muito pouco tempo.

 

Verifica regularmente, passando os dedos pelo silicone do aquário, junto ao termoestato e restante decoração para ver se encontras uma espécie de gelatina, elimina-as antes de fazer a TPA (permitindo que o teu filtro puxe a materia que fica em suspenção). Se tiveres jeito, quando estiveres a aspirar o fundo ou a tirar a água com uma mangueira, vai aspirando essa gelatina (assim que identifiques o local onde está) para fora do aquário.

 

As physas também colocam os ovos fora do aquário. Se o mesmo for tapado, verifica se encontras algo.

 

Se tiveres plantas de folha larga, vê por debaixo das mesmas.

 

Com atenção e manutenção regular não há problema nenhum ter estes animais.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

há alguma coisa para tirar os caracois ? é que eu já estou farto dos meus, nao gosto de ver isto no aquário. E tenho muitos quero eliminar isto o mais rápido possivel. fica muito feio porque eles estão colados aos vidros. eu estou sempre a deita-los fora pela janela, todos os dias mas eles voltam sempre é mesmo uma praga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá podes optar pela compra de peixes (Botia) ou caracois comedores de caracois (Anentome Helena).

 

Quanto aos peixes novos deves ter atenção ao tamanho que tens de aquário pois os mesmos crescem bastante e depois acabas com o problema dos caracios e tens o problema de peixe grande.

 

Caso essa opção não seja viável podes optar por comprar armadilhas nas lojas de animais.

 

Por prevenção podes fazer o que atrás já foi referido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.