Aquário mal tratado.


eliocoelho

Recommended Posts

tem um filtro preto grande :) no interior ( que já limpei 2 vezes tipo uma esponja cheia de lama ... )

dentro dessa caixa tem um motor de agua e um genero de aquecedor tubular ...

tem tambem um termostato colado ao vidro ( tipo termometro )

tem o fundo em pedrinhas muito pequenas

tem umas pedras médias principalmente num dos lados que fazem tipo umas grutas sobrepostas

tem as tais luzes

ve se nesse filtro preto encontras algumas letras iu coisas do genero se naos e verem bem tenta limpar e posta aki o ke ta la escrito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes demais esqueçe as ultimas opiniões, se o aquario esta já a funcionar é sinal que tens algum material. O ideal é tirares umas fotos para o pessoal ver e dar-te opiniões concretas e não como as ultimas que são disparadas parecendo que estão num duelo.

 

Gastas dinheiro sim e para o nivel desse aquario as coisas são caras mas como dizes que tens luz 24h por dia e filtro sempre ligado quer dizer que poderás não ter de gastar nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve se nesse filtro preto encontras algumas letras iu coisas do genero se naos e verem bem tenta limpar e posta aki o ke ta la escrito

 

Fotos para te ajudar. Urgente .... ahh e filtro não laves ainda até vermos o estado do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu de facto concordo com o MarioSilva, até fico parvo com o que leio...

 

Já alguém pensou que antes de ele começar a comprar peixes e plantas primeiro tem que saber como cuidar deles?

Já alguém pensou que antes de comprar material tem que perceber minimamente de aquariofilia?

Alguém leu o homem a dizer que não entende nada disto ou fui eu dos poucos que prestei atenção a isso????

Antes de estarem a dizer ao homem o que ele deve comprar não seria melhor ele primeiro ler e informar-se sobre assuntos que assim de repente são IMPORTANTES e VITAIS?

 

Coisas tipo:

 

- Ciclo de azoto

- Parametros da água

- Nitritos

- Nitraos

- Cloro

- Ph

- KH

- Luzes necessárias (coisa que já fez asneira pelo que li)

- Não lavar as esponjas do motor em água da torneira (que pelo que li já o deve ter feito e pelos vistos 2 vezes)

 

Quer dizer esta tudo entusiasmado com o aquário do homem, e esqueceram-se de que o homem não sabe como o meter a funcionar correctamente.

 

Vai gastar uma pipa de massa a seguir as vossas opiniões e sugestões e depois?

Atira tudo lá para dentro e siga?????

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elicoelho, queres fazer as coisas correctamente?

Pois bem, como tudo na nossa vida antes de fazermos algo, devemos ter informação necessária sobre aquilo onde nos vamos meter.

Vou tentar escrever isto por etapas para ser mais fácil ok?

 

Antes de mais o que não deves fazer:

 

- Não limpes o motor

- Não metas nenhum produto na água

- Não compres mais nada

 

De seguida procura aqui no fórum e se precisares pede-nos ajuda, tópicos sobre:

 

- CICLO DO AZOTO

 

É o assunto mais importante que poderás encontrar neste mundo

 

Procura também sobre:

 

- Parametros da água;

- Filtragem;

- Iluminação;

- TPAs

 

Lê com atenção e entende as coisas como elas devem ser e tem em atenção que para seres um aquarioflista deves:

 

- Ter paciência

- Ter calma

- Ter dinheiro para sustentar os animais (algum)

- Ter tempo para eles (pouco)

- Ter respeito pela natureza(muito mas mesmo muito)

 

Só após leres tudo que te aconselho e teres meditado nisto tudo é que deves então decidir se queres de facto meter mãos a obra.

 

Sim? Muito bem, toca a planear (com calma) nada de correrias e pressas porque senão dá mau resultado.

E só aqui é que eu e os colegas deveremos interferir , até lá o máximo que podemos fazer é dar te ajuda nas dúvidas que possas ter sobre assuntos importantes.

Ajudei?Espero que sim.

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei porque mas só algumas fotos dao imagem ... as outras tenho de seguir o link

 

eu já lavei o filtro com torneira da a gua 2 vezes sim senhos :whocares:( isso é mau ?

 

 

É daquelas coisas que NUNCA se deve fazer.

As esponjas que tem por dentro albergam bactérias que são essenciais ao equilibrio do teu aquário, são digamos boas bactérias, ao lavares as esponjas com água da torneira acabaste de as matar.

Pah conforme eu te disse neste momento a melhor coisa a fazeres é estar quieto;) e leres antes de fazeres algo mais ok?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elio

 

Bem-vindo ao fórum

 

Tal como o Julius já te disse, o teu maior amigo agora é a paciência e a leitura atenta.

 

1º O aquário já estava a funcionar e tem peixes.

 

2º Tens duas opções: desmanchas tudo ou aproveitas o que tens, fazendo uma correcta manutenção do aquário (esta ultima será a mais barata), que te permita adquirir mais conhecimentos através da prática e depois repensares o aquário.

 

Para a manutenção, tens de reter duas coisas importantes:

 

a) A água que colocas no aquário, seja para repor o nível, seja para as limpezas semanais (por exemplo) tem de ter um tratamento específico (seja com a colocação de um eliminador de cloro ou deixando a agua a "descansar" dentro de um recipiente, com uma pedra difusora ligada a um tubo e a uma bomba de ar, a fazer "bolinhas" para agitar a agua e por conseguinte a eliminar (mais demorado) o cloro que vem na água para consumo humano e que sai da tua torneira.

 

b) A esponja do teu filtro é lavada em água que retires do aquário (a menos suja) para reduzires o risco de uma maior morte de bactérias.

 

As bactérias estão espalhadas por todo o lado do teu aquário, sendo que o filtro é o local principal onde está concentrada a colónias de bactérias que se foi estabelecendo ao longo dos tempos dentro do aquário, o que permite que os peixes que ainda estão ali dentro possam sobreviver.

 

As algas estão a aparecer por teres demasiado tempo a luz ligada ou porque está a incidir alguma fonte de luz natural no aquário.

As algas aparecem porque não está nada a "competir" com elas, por exemplo: plantas.

Terás que fazer TPA's (Trocas Parciais de Água) regularmente (faz parte da manutenção de um aquário) para reduzires a "carga" de nutrientes existentes no aquário e que permite o surgimento das algas.

 

Continua a fazer a limpeza aos vidros, até onde chegues, manualmente e com o íman.

Relembra-te que ao limpares estás a desprender as algas e que devem ser retiradas, através do teu sistema de filtragem, daí ser importante teres tudo a funcionar correctamente, com manutenções regulares.

 

Antes de sequer pensares em outros peixes ou plantas, terás que resolver o “problema” de limpeza do fundo do aquário. Terás de repensar num sistema que te permita limpar o fundo. Adquire conhecimentos em como funciona um sifão de fundo, como é feita uma limpeza do fundo do aquário (uma pesquisa no youtube, encontras muitos vídeos, vê por exemplo este: http://www.youtube.com/watch?v=Ge0m7365dXk).

 

Depois de entenderes isso terás que repensar e o pessoal aqui irá também ajudar-te a pensar numa alternativa, pois tens o aquário altíssimo o que invalida o uso dos normais equipamentos para limpeza de fundo. Mas nada é impossível e com engenho tudo se resolve.

 

Quanto a despesas e se queres ir em frente com a manutenção do aquário, recomendo-te o seguinte:

 

1 – Comprar um acondicionador de água

2 – Não comprar peixes nos próximos tempos

3 – Melhor iluminação (para plantas) só se conseguires resolver o problema do acesso ao fundo do aquário, porque para veres os peixes essa luz chega

4 – Testes de água para saberes qual a composição da água, os de fita são mais barato, se bem que não são muito precisos, mas consegues obter valores que te darão uma ideia em como estará a saúde do aquário.

 

Boa sorte, vai com calma, pondera todas as despesas que possas vir a fazer sem ser as que estão relacionadas com a manutenção normal do aquário.

 

Faz regulamente as TPA’s ao aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que vou fazer tpa's ai uma vez por semana ? ou agora de inicio 2 vezes ??

esse video é porreiro ... por acaso já tinha comprado essa peça e fiz um aumento em tubo de electrecidade para chegar ao fundo ...

faço essa operação para a limpeza e tambem para os tpa's correcto ?

 

faço isso até ter a agua porreira ( parametros ) e depois penso em peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te deixes abater pelas opiniões algo catastróficas de alguns utilizadores.

Um aquário desse tamanho, se não for sobrepovoado, torna-se bastante estável e tolerante a variações.

A melhor prova disso é ter peixes vivos com tão poucos cuidados durante tanto tempo!

 

Vai com calma, mediante a tua disponibilidade.

 

Podes fazer uma coisa muito bonita!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que vou fazer tpa's ai uma vez por semana ? ou agora de inicio 2 vezes ??

esse video é porreiro ... por acaso já tinha comprado essa peça e fiz um aumento em tubo de electrecidade para chegar ao fundo ...

faço essa operação para a limpeza e tambem para os tpa's correcto ?

 

faço isso até ter a agua porreira ( parametros ) e depois penso em peixes

 

 

Elio já leste algo daquilo que te recomendei?

Já sabes para que serve um TPA? Já sabes que parâmetros deves ter na água? Parece me a mim que estas super entusiasmado e que isso te esta a levar a querer meter a carroça a frente dos bois.

Aqui quando erramos sabes o que acontece?Matamos os nossos amiguinhos.

Os TPAs são feitos para mudar parte da água e ao mesmo tempo são limpezas, logo TPAs e operação de limpeza vai dar ao mesmo, porque estas a limpar parte da água é quase como que uma golfada de ar novo entendes?

É complicado estar te a explicar as coisas quando tu fazes novas perguntas mas não tens ainda a noção do que esta para trás.

Tens que fazer TPAs SEMANAIS de 30% do total da água, todas as semanas

E agora pergunto-te sabes quantos litros isso leva?Se sim faz as contas ao que tens que mudar.

Para isso vais aspirando o fundo para um balde e despejando a água fora e depois com a ajuda de um garrafão ou balde que NUNCA tenha levado detergentes vais repondo a água, com o respectivo condicionador.

Podes meter água da torneira mas estabiliza a temperatura, tipo mete água mais ou menos morna, não metas água gelada porque senão vais diminuir muito a temperatura do aquário.

 

Por agora eu no teu lugar fazia um TPA de 50% do total da água e para a semana outros 50% durante um mês e só depois passava para apenas 30%

Mas lá esta, isso já é a minha opnião, outros poderão aconselhar mais ou menos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de como fazer limpeza e ao mesmo tempo tpa's eu já tinha percebido ... e acho que vou fazer aí uns 40 % e a loja já se disponibilizou a zazer analises .... por isso acho que com paçiencia chego lá

 

essa dica dos filtros ... isso sim é importante ... mas agora já sei que só com agua do proprio ... há mais algo assim mt importante que deva saber ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há mais algo assim mt importante que deva saber ?

 

Por acaso há, muita coisa, não aprendes tudo de uma vez muito menos numa manhã a ler o que te dizem pelo fórum;)

 

Volto a perguntar

 

Elio já leste algo daquilo que te recomendei?

 

Sem bases como queres entender????

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de como fazer limpeza e ao mesmo tempo tpa's eu já tinha percebido ... e acho que vou fazer aí uns 40 % e a loja já se disponibilizou a zazer analises .... por isso acho que com paçiencia chego lá

 

essa dica dos filtros ... isso sim é importante ... mas agora já sei que só com agua do proprio ... há mais algo assim mt importante que deva saber ?

 

 

 

Que qualquer acção errada que tenhas com o aquario irá fazer mal aos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai um pequeno excerto, de uma maneira muito simplista e que explica mais ou menos para que servem as tais bacterias que todos te falam...

 

 

"Many people just don't understand just how important filtration is on a fish tank. They buy a tank set up, fill it with water and then just plonk the fish in. Then they wonder why the fish start dying off. It would be lovely and convenient if that's all you had to do. Unfortunately, there is little bit more to it than just filling the tank with water and putting the fish in it. You have to establish a biological filter before you can safely house your fish. This may sound complicated but honestly it isn't. To explain this in its simplest form is to look at your toilet. Why do we clean our toilets with disinfectant? To kill all the horrible bacteria that feed off all the horrible stuff that goes into a toilet. This is basically what goes on inside your filtration system, although we don't want to kill the bacteria, the bacteria are our best friend when it comes to keeping a healthy aquarium. In an established filtration system, you have a huge bacteria colony that live on your media, whether this be sponges or little ceramic balls. These bacteria feed off fish waste. So what happens is that the water gets sucked into your filtration system. It passes through the media inside your filters and the bacteria start processing fish waste. First of all they get to work on the ammonia, this is what the fish produces first. Once the ammonia has been processed, this is turned into nitrite. The bacteria then start gorging themselves on nitrite. Once the nitrite has been processed you end up with nitrate. The bacteria can't eat nitrate, this is why you have to do water changes, to reduce the amount of nitrate in the water."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.