Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Antes de mais uma pequena apresentação uma vez que é a minha primeira participação no fórum...

Sempre achei os aquários muito interessantes, embora a vontade de ter uma aquário de grande capacidade até agora se tenha ficado por um de 65lt. (60x30x40)

Visto que o espaço é sempre um problema e visto que brevemente irei mudar de casa tenho nas últimas semanas recuperado com mais entusiasmo as consultas sobre aquariofilia para apanhar alguma andamento (e alimentar o "bichinho" dos aquários...) Entretanto a remodelação deste aquário vai servindo de escola!

A minha questão é a seguinte, tenho possibilidade de montar no meu aqário um filtro de maior capacidade. Actualmente tem um filtro de +/-180l/h interior (micron) mas tenho um outro filtro de 800l/h tb interior (800l/h). Realço que por experiência anterior não me parece que o filtro micron tenha funcionado muito bem (pouca capacidade?) uma vez que a água apresentava frequentemente flutuações de pH.

Existe alguma vantagem em aumentar o poder de filtragem usando o segundo filtro em vez do primeiro? Tornaria a água no aquário mais estável?

Normalmente não cotumo trocar a água periodicamente adoptando o sistema de repor a água em falta.

Basicamente destina-se a um aquário que ainda está em montagem e povoação, de momento tem plantas, limpa vidros, limpa fundos e 3 guppies. visto que gosto bastante de plantas estou a planear um aquário bastante plantado.

Cumprimentos,

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Publicado:

Boas avilandia,

O filtro deve rodar pelo menos 4 vezes o volume do aquário por hora. O filtro de 800 litros hora parece-me um pouco exagerado. Provavelmente vais acabar por ter movimentação de água em excesso nesse aquário. Em relação à estabilidade do aquário só te ajuda se tiver compartimentos para materiais filtrantes (cerâmica, biobolas, etc.) para te ajudar a manter a colónia de bactérias.

No que se refere às trocas parciais de água é obrigatório que as faças semanalmente (entre 10 a 20% do volume total)...este é o primeiro passo para estabilizares os valores quimicos da água.

Para um aquário que está em fase de criação do ciclo biológico parece-me que tens peixes a mais.

Cumprimentos,

Luís Almeida

Publicado:

As variações de pH que falas não têm relação com a filtragem do aquário (que eu saiba. :shock:).

Podes ter descida de pH se a água for "muito velha". Para evitares isso tens de recorrer às trocas parciais.

O filtro de 180lt/h, para esse aquário, deve ser suficiente.

Se montares um maior opta por um filtro externo.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá,

Obrigado pelas informações.

Acabei por me ficar pelo interno de 180l/h o de 800 fica para o aquário de 100 que vou montar dentro de mais umas semanas...

Quando montei este aquário usei uma esponja já usada (recente) o que me pareceu que poderia facilitar a ciclagem. Os peixes estão bem, mas nos últimos 2 dias desde que experimentei o CO2 caseiro para tentar espevitar mais as plantas durante o dia tenho notado que ao inicio da manhã o pH tem tendência a estar para volta dos 7,5 mas a partir do meio dia normalmente estabiliza nos 6,5-6,7... Alguma ideia do que se passa? Pode ter a ver com a infecção de CO2 possivelmente, mas antes de a montar 6,7 era o pH normal durante mais de uma semana...

Parâmetros;

Aquário 62lt (cerca de 50-52 reais)

Iluminação 15W (pelo que tenho aprendido aqui é curto...)

ph - já indiquei acima

NO2, NO3, GH e KH - faço medição logo à tarde e actualizo

Tem cerca de 12-15 plantas (pés), de momento apenas me recordo de cor de valisneria e elódea.

Vou tentar tirar um foto logo à tarde.

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!