Caracois


Rui_11

Recommended Posts

Boas malta,

montei o meu aquario á pouco tempo ja tem uns poucos peixinhos e plantas naturais, mas bom vamos ao que interessa...hoje reparei no vidro que estava um caracol pequeno com a carapaça pontiaguda (não como aqueles que parecem uns cones mas tinha o final pontiagudo) e um pouco transparente.

Queria saber se são nocivos para as plantas :music_singguitar:

help me

cumps a tds os aquariofilistas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum

 

Provavelmente o caracol veio com as plantas.

 

O caracol é igual a este?

 

600px-Physa_acuta_001.JPG

 

Podem-se tornar uma praga, no entanto não são nocivos.

 

Tive há uns anos uma praga desses que me vi aflito para exterminá-los.

 

Há que mantenha no aquário, pois ajudam à eliminação de alguns detritos, no entanto e pessoalmente não gosto.

 

Verifica nas folhas das plantas se encontras uma especie de gelatina (ovos). Os ovos costumam estar no aquecedor, filtro, na tampa (se o aquario for fechado), na silicone do aquário, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pegando nas palavras ditas, eu pessoalmente também não gosto mas existe quem adore essas pragazinhas.

Os meus aquários infelizmente tem todos disso, podes sempre comprar um ou dois Botias palhaços que te ajudam a controlar essas pestes:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os caramujos só são praga porque,se dá comida demais aos peixes,

e eles com muita comida,ai sim fica praga,mas os caramujos nos nossos

aquários se bem controlados são uma mais valia,comem restos do comer

dos peixes,comem algas,comem folhas mortas,e podres das nossas plantas,

e não tocam nas nossas plantas que estejam viçosas.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado malta =D

 

O caracol é exactamente o da foto.

 

O meu aquario é da aquatlatins fechado de 90 L com td interno (termostato, filtro biologico e bomba de turbina).

 

Até agora n vi nd parecido com o que me descreveram em relação os ovos.

 

Á cerca de duas semanas mesmo n sabendo qual era a especie de caracol meti o producto gastoprex e 1 dia depois morreu-me o pleocostumos (unica baixa ate agr), agr se foi coincidencia ou n, n sei...mas tenh medo de põr outra vez o producto.

 

Em relação aos botia palhaço tenh de ponderar, se vou pô-los ou n pq pretendo pôr os camarões que ja me disseram q tbm os comem.

 

Os botia tbm fazem mal as khuli?

 

Cumps a tds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Á cerca de duas semanas mesmo n sabendo qual era a especie de caracol meti o producto gastoprex e 1 dia depois morreu-me o pleocostumos (unica baixa ate agr), agr se foi coincidencia ou n, n sei...mas tenh medo de põr outra vez o producto.

 

Em relação aos botia palhaço tenh de ponderar, se vou pô-los ou n pq pretendo pôr os camarões que ja me disseram q tbm os comem.

 

Os botia tbm fazem mal as khuli?

 

Cumps a tds

 

Ui não sabia que tinhas camarões, esquece lá os botias então...

Não metas produtos para matar os caracóis, isso só te dá cabo de alevins se tiveres e estraga te a água toda.

Além disso é uma tanga do caraças, realmente mata te 80% dos caracóis mas quanto aos ovos deles nada, ou seja passado duas semanas tens a comunidade em peso de volta as origens.

Malta quanto menos químicos meterem na vossa água melhor será para o vosso aquário, as coisas o mais naturais possivel (existem regras que claro que não podemos fugir) melhor para os nosso amigos de barbatanas:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não podes colocar botias, coloca uns caracóis comedores de caracóis, os Anentome Helena.

Tens um leilão a decorrer no fórum:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167945

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não podes colocar botias, coloca uns caracóis comedores de caracóis, os Anentome Helena.

Tens um leilão a decorrer no fórum:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167945

 

 

Já terminou

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorancia so q ainda sou novo nisto, o que são os alvins?

 

Eu ate agora tenh 1 corydora 1 pleocostumos 1 limpa vidros e casal de guppies

 

O aquario vai fazer agora 1 mês e fui introduzindo peixes pouco a pouco...

 

Eu ainda n tenho camarões, estou a ponderar polos. No caso de não meter os camarões e meter aquelas cobrinhas kulhi, os botia palhaço fazem mal a elas?

 

Obg plas ajuda

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins são os peixes bebés! :)

 

Se não colocares camarões nem caracois, podes colocar bótias!

 

 

Ele tem guppies, logo provavelmente vai ter alevins e da experiência que tenho que me levou a desfazer me dos botias, eles são bons predadores para os alevins...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende dos esconderijos que tem para os alevins!

Sempre os tive juntos e nunca tive muitas baixas porque tinha plantas que proporcionavam bons esconderijos.

Mas um ou outro servia de alimento vivo para o bótia! :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende dos esconderijos que tem para os alevins!

Sempre os tive juntos e nunca tive muitas baixas porque tinha plantas que proporcionavam bons esconderijos.

Mas um ou outro servia de alimento vivo para o bótia! :D

 

 

Eu também tenho sempre os meus aquários com vivíparos cheios de musgo de java e de plantas variadas mas o que é certo é que eles pareciam aspiradores de boca a aberta a mamar carninha tenra.

Pessoalmente no lugar dele optava por caracóis que se alimentassem de caracóis;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem malta obrigado desde já pelos esclarecimentos.

 

A duvida agora é a seguinte: quais os caracois que se alimentam dos caracois q tenho e onde adquiri-los??

Eu tive no forum almada, jumbo natureza e uma loja que conheço aqui perto e nenhuma das lojas tinham os caracois "predadores" =S

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem malta obrigado desde já pelos esclarecimentos.

 

A duvida agora é a seguinte: quais os caracois que se alimentam dos caracois q tenho e onde adquiri-los??

Eu tive no forum almada, jumbo natureza e uma loja que conheço aqui perto e nenhuma das lojas tinham os caracois "predadores" =S

 

Cumps

 

 

boas

 

o caracol de k estas a falar e o Anentome helena: também conhecido por "Caracol assassino" :D

 

espero ter ajudado

 

cumps

rui mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obr Rui Mota

Onde posso adquirir os tais helena?

ja vi que pode-se adquirir pela net mas n morrem ao virem? se soubessem uma loja que os tivessem aqui pela zona almada ou arredores era bom

Cumps

 

boas

 

infelizmente nao conheço lojas por ai visto eu ser do porto, mas se pedires numa loja na net penso k nao ha problema porque costuma vir bem protegido e em boas condiçoes.

mas o ideal e comprares por ai numa loja "fisica" sempre podes ver o que estas a comprar. Caso nao encontres nada, ai sim opta por uma loja pela net.

 

nao foi grande ajuda, mas tens a minha opiniao

 

cumps

rui mota

Editado por Rmota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, procura numa loja especializada onde o vendedor entenda do assunto, não vás a lojas de grandes superfícies porque senão ainda sais com tudo menos com Anentome helena.

Eu quando se fala de aquariofilia se entrar numa loja e vir que os vendedores percebem menos do que eu ou que se acham chicos espertos e tentam dar uma de "eu é que entendo disto" nunca mais lá meto os pés, ou somos exigentes ou fazem de nós burros e quando pago e pago por vidas de animais sou extremamente exigente.

Esta semana entrei numa loja aqui do shopping de Braga e vejo para meu espanto um cliente a perguntar se podia juntar escalares no aquário que tinha la em casa de 20 litros cheios de guppies com alevins...a resposta que ouvi da vendedora foi: " sem qualquer problema".

- Escalares não comem os alevins dos guppies...

- Escalares e aquário de 20 litros são perfeitamente adaptáveis...

Posso te dizer que a minha mulher me calcou o pé quando viu a cara que eu fiz e me puxou para vir embora porque eu já ia falar com o cliente.

Passado um bom bocado cruzo me com o tal cliente e vejo um saco na mão dele com 3 escalares...ENFIM.

Continuando...

Anentome helena são fáceis de encontrar, caso não consigas passa pelas lojas aqui do fórum e de certo vais conseguir obter o que queres,eu pessoalmente nunca tive disso mas dizem me que mostram resultados;)

Grade abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Queria aproveitar o tópico para dizer que se alguém tiver caracóis praga e me puder dispensar alguns agradeço. É que comprei umas 2 Helenas há 3 Meses que se reproduziram e agora tenho mais de 30 Anentome Helena juniores a circular no aquário e precisam de comida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Quando as comprei tinha uma praga de caracóis e agora, nem tenho um para lhes dar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Queria aproveitar o tópico para dizer que se alguém tiver caracóis praga e me puder dispensar alguns agradeço. É que comprei umas 2 Helenas há 3 Meses que se reproduziram e agora tenho mais de 30 Anentome Helena juniores a circular no aquário e precisam de comida !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Quando as comprei tinha uma praga de caracóis e agora, nem tenho um para lhes dar :)

 

 

pelas minhas contas tenho pelo menos 40 caracois praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando as comprei tinha uma praga de caracóis e agora, nem tenho um para lhes dar :)

É a velha questão do controlo de pragas... as especies introduzidas para combater uma praga normalmente tornam-se elas proprias uma nova praga :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais