Algumas Duvidas


posidon

Recommended Posts

Boas ppl:

Iniciei-me agora neste mundo dos ciclideos e estou agora a fazer pesquisas sobre os mesmos, mas existem algumas questões que que talvez voces me possam responder:

1º - pelo que me disseram posso colocar areia no fundo do aquario gostaria de saber se existe algum problema comisso , pois tb ja me disseram que vou ter problemas na sinfonagem.

2º gostaria de saber que tipo de pedras devo colocar e onde as posso arranjar.

3º qual o significado de ciclideos hibridos.

4º como posso saber que tipo e quantidades maximas de peixes posso colocar.

 

Todas estas questões têm implicito que tenho um aquario de 150 litros e pertendo ter peixes do lago Malawi Mbuna

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade e ajuda. :D

 

p.s.: mais algum conselho que achem relevante postem por favor

João Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes de mais 150L é meio curto para mbunas, pois deviam ser pelo menos 200L.

Em 150L talvez 2 trios de ciclideos mais calmitos.

 

Respondendo agora às tuas perguntas:

1- Esta questão foi colocada várias vezes aqui no forum e se pesquisares encontras diversas respostas em relação ao uso de areia.

A questão da sifonagem é pertinente, mas digo-te que só vais ter problemas se a fizeres à balda. Se tiveres atenção e não deixares o sifão muito forte vais ver que consegues sifonar a areia muito bem sem a chupares toda para dentro do balde :D

 

2-Outra questão também já respondida aqui diversas vezes. Basicamente pedra com buracos (calcária), sem arestas vivas e de dimensão pequena/média.

 

3-Um ciclideo hibrido é um peixe que resulta do cruzamento de duas espécies diferentes. Nos ciclideos africanos, dado que o reconhecimento das fêmeas é realizado por padrão de cor e forma por parte dos machos, corre-se o risco de um macho dominante cruzar com as fêmeas da sua espécie e cruzar também com todas as fêmeas com coloração e forma semelhantes às da sua espécie.

Desta forma existem algumas regras, tais como ter 1 macho e sempre 2 ou mais fêmeas da sua espécie, ter espécies com cores e formas distintas e ter espécies com niveis de agressividade semelhantes para evitar machos hiper-dominantes.

Existem depois outros hibridos que são fabricados pelo homem como o famigerado ciclideo papagaio.

De uma forma geral os hibridos ocorrem frequentemente na natureza, mas na natureza existe a selecção natural, o que implica que os hibridos gerados ou morrem ou têm muitas dificuldades em se cruzarem com outros.

No aquário não existe selecção natural e por isso se surgirem hibridos eles vão poder procriar e com isso diminuir a diversidade genética da espécie.

 

4-Dada a agressividade natural dos ciclideos africanos do malawi no teu aquário não convem colocar espécies muito grandes ou muito agressivas.

Como te disse acho que o numero ideal de peixes no teu aquário será 6 ou talvez 8 no máximo, divididos em 2 espécies.

Para começares posso-te aconselhar 2 espécies relativamente pacificas e uma terceira mais agressiva mas muito bonita.

- Labidochromis Caeruleus : são pacificos e fáceis de tratar, ficam com cerca de 12cm em adultos. São muito fáceis de encontrar nas lojas.

- Iodotropheus : De iodotropheus não conheço muito mas há pelo menos um membro do forum que os tem e gosta deles daí eu referir a espécie :)

- Cynotilapia Afra : São peixes lindos e mais agressivos que os Labidochromis. Não são muito fáceis de encontrar nas lojas, mas existem quase sempre em lojas com alguma especialização em ciclideos.

 

Boa sorte e boas leituras

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qureo agradecer desde já a tua resposta bastante esclarecedora, até aqui sempre pensei q este ipo de cilcideos fosse uma das mais pequenas mas afinal...e já agora se é que é possivel sabes dizer-me onde posso encontar lojas especializadas em ciclideos.

João Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...e já agora se é que é possivel sabes dizer-me onde posso encontar lojas especializadas em ciclideos.

Boas

 

Isso depende da zona do país que fores... Lisboa é fácil de encontrar lojas com boa qualidade e oferta em ciclideos.

Porto também se encontra mas menos variedade e menos lojas também.

 

Coimbra (onde vivo) é mentira. Se queres encomendas e mesmo assim podes ter que esperar bastante tempo.

 

As restantes zonas do país não sei, mas infelizmente ciclideos africanos são peixes dificeis de encontrar na maioria das lojas, pois precisam de condições e nem todos os lojistas estão para lhas dar.

 

Já agora... ciclideos africanos sortidos que aparecem em algumas lojas é algo ao qual deves fugir. Se já com o nome cientifico à frente eles são complicados de distinguir, imagina todos ao molho num aquário...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e já agora se é que é possivel sabes dizer-me onde posso encontar lojas especializadas em ciclideos.

 

Um pouco por todo o país, especialmente em lisboa onde existem umas dezenas.

 

Se por acaso estás a perguntar nomes de lojas, essa pergunta não poderia ser colocada aqui - regras do forum :)

 

Quanto a algumas questões que colocas-te, e que o darius respondeu e muito bem, tens muita informação no forum sobre elas, basta teres interesse e dispenderes algum tempo para leres esses topicos.

 

cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... ciclideos africanos sortidos que aparecem em algumas lojas é algo ao qual deves fugir. Se já com o nome cientifico à frente eles são complicados de distinguir' date=' imagina todos ao molho num aquário...[/b']

 

Esta frase realmente é de salientar, tanto é que eu arrisco a dizer que 80% das lojas funciona assim :)

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais