Confirmar dúvida entre diferenciar machos de fêmeas


Recommended Posts

Boa noite a todos, quer seja aqui no fórum, quer seja pela internet fora, todas as vezes que pesquiso como distinguir se um peixe é macho ou fêmea, uma caracteristica distintiva que é sempre mensionada é o tamanho das barbatanas (dorsal e anal).

 

Todas as vezes vejo mencionado que o macho tem ambas as barbatanas mais comprimas e as fêmeas por sua vez ambas as barbatanas mais curtas.

 

Pedia que me confirmassem ou desmentissem tal facto.

 

Muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes vermelhos...

 

Por exemplo (neste caso só se percebe a barbatana anal):

 

defenirsexo.jpg

defenirsexo2.jpg

 

Desculpem a fraca qualidade das fotos, foram tiradas com o telemóvel.

 

Outros exemplos:

 

Macho:

male-goldfish-lg.jpg

Fêmea:

female-goldfish-lg.jpg

-----------------------------------------

Macho:

male-goldfish-lg2.jpg

Fêmea:

female-goldfish-lg2.jpg

 

Como podem ver, em ambos os casos, a barbatana anal é visivelmente maior num deles (presumo que seja no macho), e a dorsal embora no segundo caso não seja tão visível, no primeiro caso é claramente mais alongada num deles chegando à zona da barbatana anal (presumo que esse seja o macho).

Editado por begreat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sua resposta e também pela MP, já consultei o link que me enviou, e reparei que contém todas as técnicas que já encontrei ao pesquisar pela internet, parabéns pelo conteúdo.

 

No que toca à barbatana dorsal tenho 100% de certeza que estou correcto, é diferente entre machos e fêmeas, num deles alonga-se até à cauda enquanto que no outro é mais curta.

 

A minha questão é qual deles é que é o macho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disse que era um forma de detectar, não que era a única nem que se aplicava a todos os peixes, até posso estar enganado, não devo ser o único que acha ter 100% de certeza e depois está enganado.

 

Mas mantenho parte da minha afirmação "No que toca à barbatana dorsal tenho 100% de certeza que existe diferença, sendo que dentro da mesma espécie por vezes alonga-se até à cauda enquanto que outras vezes é mais curta."

 

Digo isso porque já tive um casal de telescópios (infelizmente morreram) e lembro-me perfeitamente da diferença entre as suas barbatanas dorsais e inclusive na loja onde os comprei fui informado da existência dessa mesma diferença...

 

Daí a minha convicção na afirmação que fiz, uma realidade é que essa diferença existe e só afirmei ser relacionada com sexo com base no que li na internet e pelo que o dono da Petstore onde compro os meus peixes me informou.

 

Já me deparei várias vezes com essa situação, se por acaso se verificar que é realmente uma característica sexual simplesmente não sei qual é o macho e qual é a fêmea...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá não fiques chateado que não estou aqui para me zangar com ninguém.

 

Relativamente a barbatana dorsal o que se passa é o seguinte:

Nas fêmeas a barbatana dorsal normalmente estende-se até a barbatana da cauda e nos machos existe um espaço entre as duas, a explicação é simples, os machos são mais esguios e as fêmeas mais largas.

 

Se queres tentar identificar por essa característica boa sorte porque a mesma nada significa, não passa de um palpite.

 

Se te dizeram na loja e queres acreditar tudo bem, mas está errado.

 

Querer identificar o sexo dos peixes vermelhos por uma característica que na realidade nada quer dizer é o mesmo que tentar identificar o sexo dos discus ou escalares pela forma das suas barbatanas, é impossivél, mollys e afins é facil, no teu caso não consegues.

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chateado não fiquei nem fico, se estou a colocar uma questão aqui no fórum é porque claramente quero opiniões, como disse certeza tenho desse mesmo facto, de que por vezes a barbatana dorsal é mais comprida, agora se corresponde ou não a uma característica sexual, isso não tinha a certeza.

 

Peço desculpa se em algum comentário dei a ideia de que estaria chateado, mas não estou de nada, até estou muito grato, pois desta forma sei que não posso então confiar nessa característica, sendo mais fácil de identificar machos e fêmeas para adquirir e ver se consigo iniciar a procriação.

 

Muito obrigado pela paciência e pela ajuda, abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, vou deixar ficar aqui mais dois sites com esse assunto

 

http://www.elgoldfish.com/reproduccion.html#uno

 

http://www.bristol-aquarists.org.uk/goldfi...o/sexing-fs.htm

 

Como criar

 

http://www.bristol-aquarists.org.uk/goldfi...o/sexing-fs.htm

 

Se quiseres posso dar-te por MP um artigo em Português.

 

Se tiveres duvidas sobre o sexo dos teus peixes coloca fotos nítidas das barbatanas frontais.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu sou iniciante, mas vou dar o meu palpite.

Se são esses os teus peixes (que já são adultos) tenta mete-los num aquario que será mais facil observa-los. Procuras região anal a ver se é funda (macho) ou saliente (femea) e podes tentar juntar esta caracteristica à dimensão do abdomen. Se algum deles tambem tiver os tais granulos no "boxexa" podes considera-lo macho.

A tal questão das barbatanas parece-me falsa, comoja disse outro membrodo forum ha muitas variedades de peixes com diferenças nas barbatanas, por essa logica os kinguios comuns eram todos femea e os cometa eram todo macho.

Não deve se muito dificil veres o sexo com peixes adulos, eu ando as aranhas porque estou a começar um quario e tenho um peixe que acho que é femea e agora quero escolher-lhe um macho vai ser uma especie de tiro no escuro porque quero comprar-lo pequenito lol. Vai dando noticias que todos aprendemos com estas trocas de experiencias (mesmo que inesperientes) lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais