O que fazer com centenas de ovos?


Fabio_Fatal

Recommended Posts

Bom dia,

Já andei a ler umas coisas sobre a desova dos peixes dourados e sobre cuidados a ter com os alevinos, etc… mas o que fazer se eles se lembrarem de criar às centenas? O que é que uma pessoa faz com tanto peixe? :D

Tenho uma femea de olho de telescopio e o aquario é bastante espaçoso, gostava de lhe arranjar um namorado mas tenho medo que eles não saibam o que é o planeamento familiar lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso queiras procriar apesar de eu nao ser um expert na materia, podes criar caso tenhas execesso de peixes é fácil falas com o donode uma loja perto de ti e ou tentas vender ou trocar os se nenhuma destas duas resultas ofereces.

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Já andei a ler umas coisas sobre a desova dos peixes dourados e sobre cuidados a ter com os alevinos, etc… mas o que fazer se eles se lembrarem de criar às centenas? O que é que uma pessoa faz com tanto peixe? :roflroll2:

Tenho uma femea de olho de telescopio e o aquario é bastante espaçoso, gostava de lhe arranjar um namorado mas tenho medo que eles não saibam o que é o planeamento familiar lol

 

Olá Fabio_Fatal,

 

Antes de tudo, deixe-me fazer duas perguntas: qual a litragem do seu aquário e quais os parâmetros da água? Creio que caso o número de alevins seja muito muito grande, você possa vender paga algum amigo ou doa-los.

 

Algumas informações sobre a reprodução dos Peixes Dourados:

 

"A reprodução dos Peixes Dourados não é muito difícil, a fêmea desova de 2 a 5 vezes ao ano. Tanto a fêmea quanto o macho deve ter no mínimo de 2 a 3 anos de idade. A temperatura ideal para o acasalamento é de 18 graus. O macho persegue a fêmea intensamente, a desova ocorre pela manhã . Cerca de 500 ovos são depositados e dura cerca de 2 a 3 horas. Logo após a desova os ovos devem ser retirados para que os pais não se alimentem deles. O ovos devem ser transferidos para um aquário com as mesmas características e com a mesma água de onde ocorreu a desova. A eclosão ocorre 4 dias depois, em uma temperatura de 22 graus que deve ser corrigida gradualmente. Após 2 dias, a natação livre dos alevinos acontece e devem ser alimentados imediatamente com Nauplius de Artemias ou Dafnias vivas. Depois do Trigésimo dia do nascimento, pode ser oferecido junto com as Artemias, rações especiais para alevinos. A diferença de sexo , ao contrário que muitos pensam, não é pelas nadadeiras. O método mais conveniente para a diferenciação esta nos esporos ou espinhos brancos na superfície do opérculo ou pelo orifício uro-genital que se apresenta em uma forma triangular estreita. Estes dois métodos confirma um exemplar macho. "

 

Fonte: aquallun

 

Espero ter ajudado. Aguardo por respostas.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou iniciante, não lhe sei dizer ao certo quais os parâmetros da água mas o aquário tem as condições mais básicas: ar e filtro. Quanto à litragem, terá entre 50 e 60L. Penso que sirva para dois peixes ou três. Estou a pensar ficar pelos dois para não reduzir a qualidade de vida dos bichos.

Eu já tinha pensado nessa hipótese de os levar a uma loja, mas imaginemos que o peixe põe 500 ovos. Não sei qual a taxa de sobrevivência normal, mas imaginemos que é de 10% (o que me parece muito baixo). 10% em 500 ainda dá 50 peixes lol não me parece fácil arranjar dono pra todos eles, a única hipótese era que o dono da loja os pudesse receber todos mas não sei se pode. É algo que quero perguntar antes mesmo de comprar o macho.

 

“O macho apresenta grãos brancos, semelhante a pedras de sal, nas branqueas (bochechas) e nas barbatanas peitorais.

 

O sexo destes peixes é o mesmo que a zona anal, na femea pode ver-se uma pequena saliencia. No macho existe um afundamento da zona.

 

As femeas são mais gordas e barrigudas e os machos mais elegantes.”

 

Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/raca/peixe_dourado/113

 

De acordo com esta descrição o meu peixinho é fêmea, a sua deixa-me um bocado confuso :D

Obrigado pela vossa colaboração ;)

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, não se preocupe com os ovos, mesmo que tenha um macho e uma fêmea e essa fêmea coloque 500 ovos não vai sobreviver nenhum porque os pais os vão comer.

 

Para criar kinguios tem de se ter um aquário separado para os alevins e com filtro e agua já ciclada, so assim é possivél.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, não se preocupe com os ovos, mesmo que tenha um macho e uma fêmea e essa fêmea coloque 500 ovos não vai sobreviver nenhum porque os pais os vão comer.

 

Para criar kinguios tem de se ter um aquário separado para os alevins e com filtro e agua já ciclada, so assim é possivél.

Pois, mas a minha ideia era não deixar que os bichos se comecem uns aos outros lol provavelmente é o que vai acontecer com uma primeira ninhada, que deverá apanhar-me desprevenido, mas depois a ver se arranjo um segundo aquário.

Não sei exactamente a idade do peixe mas não me parece que tenha 3anos, para já não vou ter de me preocupar com desovas. Só que acho que é melhor pensar nestas coisas antes de se fazer ajeneiras.

Obrigado a todos pelas dicas

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.