Concelhos!


tiaguezas

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Sou um newbie nesta área e venho aqui pedir algumas dicas e concelhos pelo seguinte: Tenho em casa um aquário com vários ciclídeos aficanos que me foi dado por um amigo que ficou sem condiçoes e disponibilidade para os ter. o Aquário que consegui arranjar (uma vez que o meu amigo quis ficar com o dele) é de 60 litros apenas e entre os peixes que lá estão dentro, contam-se 3 amarelos de lista preta na barbatana dorsal, um limpa-fundos malhado, um casal de axadrezados e um melanochromis que anda a aterrorizar o resto do aquário... Pergunto se a agressividade do melanochromis que de acordo com o que pesquisei, já é típica da espécies, poderá dever-se ao tamanho do aquário ... Se Assim fôr, vou ter de arranjar alguém que fique com ele...

 

Obrigado malta,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Sou um newbie nesta área e venho aqui pedir algumas dicas e concelhos pelo seguinte: Tenho em casa um aquário com vários ciclídeos aficanos que me foi dado por um amigo que ficou sem condiçoes e disponibilidade para os ter. o Aquário que consegui arranjar (uma vez que o meu amigo quis ficar com o dele) é de 60 litros apenas e entre os peixes que lá estão dentro, contam-se 3 amarelos de lista preta na barbatana dorsal, um limpa-fundos malhado, um casal de axadrezados e um melanochromis que anda a aterrorizar o resto do aquário... Pergunto se a agressividade do melanochromis que de acordo com o que pesquisei, já é típica da espécies, poderá dever-se ao tamanho do aquário ... Se Assim fôr, vou ter de arranjar alguém que fique com ele...

 

Obrigado malta,

 

 

Pois, um aquário de 60 litros para ciclideos africanos não é de facto o ideal para um, quanto mais para tantos.

Repara uma coisa, se tens um animal que já de si tem um comportamento mais territorial, ao colocares o mesmo numa espaço pequeno e sobrepovoado a sua tendência agressiva vai ser ainda mais despoletada.

Não sei que te posso dizer mas não me parece que tenhas condições para ficares com esses animais...

Pelo menos terás que te livrar de alguns digo eu mas tu é que sabes;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, um aquário de 60 litros para ciclideos africanos não é de facto o ideal para um, quanto mais para tantos.

Repara uma coisa, se tens um animal que já de si tem um comportamento mais territorial, ao colocares o mesmo numa espaço pequeno e sobrepovoado a sua tendência agressiva vai ser ainda mais despoletada.

Não sei que te posso dizer mas não me parece que tenhas condições para ficares com esses animais...

Pelo menos terás que te livrar de alguns digo eu mas tu é que sabes;)

 

O aquário tem 60 cm de comprimento, 40 de largura e 40 de altura...penso que seja essa a capacidade (60 litros)... não sei se me veja livre de alguns, ou se invista num aquário maior...lol... dilema!! De qq das formas, obrigado pelas dicas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou arranjas um aquário com 120cm de frente no mínimo, ou dás a quem tenha condições.. sobe pena de começarem a matarem-se uns aos outros.. eu tive uma baixa assim e o meu aquário é grande.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Concelhos, posso dar já alguns: Lisboa, Tomar, Amadora, Sintra...

 

lol... desculpa mas não consegui resistir.

 

Mas agora em resposta à tua questão aqui vai um bom conselho: se queres ficar com o aquário, livra-te do limpa-fundos e do melanochromis.

 

Em alternativa, se gostas dos peixes e queres mantê-los, procura um aqua maior. Esses bichos precisam de pelo menos um aqua de 100 litros ou acima de 100 cm de comprimento. Se o limpa-fundos for um pleco... bem podes procurar um aqua de 150 cm pelo menos, pois esse bicho cresce e mto.

 

Se os mantiveres assim posso fazer já um prognóstico: o melanochromis mata o pessoal todo do aqua excepto provavelmente o limpa-fundos e morre de seguida com uma crise de stress pq se vê encurralado num sítio tão pequeno. Por fim... o limpa-fundos atinge o tamanho do aqua e morre de AVC pq n faz exercício.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não entendo porque que a malta gosta de desenterrar posts.

Passado mais de dois meses o colega é capaz de ter já arranjado solução não?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eu não entendo porque que a malta gosta de desenterrar posts.

Passado mais de dois meses o colega é capaz de ter já arranjado solução não?

 

lol... Já arranjei de facto solução e consegui um aquario de 120 Lt em 2ª mão há cerca de semana e meia, por um preço bastante acessivel... ainda n mudei os peixes pq como tenho o chão da casa torto (prédio antigo) estou a espera que a carpintaria onde fui, me entregue uma cunha que mandei fazer, com o comprimento do aquário. Mas sim, as coisas estão-se a compor aos poucos e vou hoje buscar um EHEIM 2213, sobre o qual já coloquei um post tb (para quem quiser ler) uma vez que estava com várias dúvidas relativamente à montagem do mesmo! De qq das formas, obrigado por todos os conselhos e ajuda prestada! :)

 

cheers people!

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem todos os ciclideos necessitam de um aquario de 1,20m. de frente. De onde tiraram essa conclusão? Há ciclideos africanos também para aquarios de min. 2 metros, 1.50 m, 1m e 80 cm.

 

é preciso saber que espécies tens especificamente. A agressividade tem várias origens...

 

um filtro eheim 2213 não me parece o ideal, tem um caudal fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem todos os ciclideos necessitam de um aquario de 1,20m. de frente. De onde tiraram essa conclusão? Há ciclideos africanos também para aquarios de min. 2 metros, 1.50 m, 1m e 80 cm.

 

é preciso saber que espécies tens especificamente. A agressividade tem várias origens...

 

um filtro eheim 2213 não me parece o ideal, tem um caudal fraco.

 

N me digas uma coisa dessas depois de todo o investimento que fiz...lol

Relativamente às espécies, tenho um Melanochromis cyaneorhabdos "maingano" (verdadeira peste), 3 yellows, 1 limpa fundos malhado, 2 axadrezados (macho e femea) e um outro listado em tons vermelho e azul, cuja espécie n consigo identificar... De todos os q referi, o melanochromis parece-me ser o único mais problemático...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melanochromis cyaneorhabdos - peixe para um aquário mínimo de 1m. Se o mantens no aquario de 60L com outras espécies é provável que o tamanho do aquário esteja a influenciar a atitude do peixe.

Nimbochromis livingstonii - (caso seja os axadrezados, verifica se é) o problema aqui é apenas o tamanho que atinge... logo 1.20m

 

tons de vermelho e azul... não tou a ver. foto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melanochromis cyaneorhabdos - peixe para um aquário mínimo de 1m. Se o mantens no aquario de 60L com outras espécies é provável que o tamanho do aquário esteja a influenciar a atitude do peixe.

Nimbochromis livingstonii - (caso seja os axadrezados, verifica se é) o problema aqui é apenas o tamanho que atinge... logo 1.20m

 

tons de vermelho e azul... não tou a ver. foto?

 

penso que seja este, o de cima http://cidadesol.olx.pt/vende-se-ciclideos-africanos-iid-2422927#pics

 

quanto ao casal axadrezado sao estes http://www.google.com/imgres?imgurl=http://ondadf.wordpress.com/files/2008/07/marlieri.jpg&imgrefurl=http://www.ciclideosonline.com/forum/viewtopic.php%3Ff%3D6%26t%3D6888%26start%3D20&usg=__SKTNcqHk-7NPjbrfOyzuEcZ83Ag=&h=440&w=473&sz=95&hl=pt-PT&start=0&sig2=F3Yra4YJUWoBqc_orYmp_g&zoom=1&tbnid=uwQebQjgUMP8SM:&tbnh=143&tbnw=154&ei=jVqsTbWeJMLX8gPl0K3XCg&prev=/images%3Fq%3Dcicl%25C3%25ADdeo%2Bafricano%2Bxadrez%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1259%26bih%3D599%26tbm%3Disch0%2C180&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=127&vpy=213&dur=7701&hovh=217&hovw=233&tx=136&ty=111&oei=jVqsTbWeJMLX8gPl0K3XCg&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:12,s:0&biw=1259&bih=599

 

 

desculpa o tamanho do link, foi o unico q encontrei! abraço e obrigado mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas fotos não são tuas, pois não? é que há muitos ciclideos semelhantes...

 

O de cima é um hap do malawi. Se é desse estilo com tons vermelhos pode ser uma Protomelas taeniolatus (atenção que não é o da imagem), não me preocupava muito com peixes com esse aspecto excepto com o tamanho máximo do peixe.

 

O outro axadrezado é Julidochromis regani ou Julidochromis marlieri, e é um tanganyika e tratam-se de espécies agressivas.

 

quanto mais agressivo o ciclideo, maior precisa de ser o aquario e mais parceiros precisa.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas fotos não são tuas, pois não? é que há muitos ciclideos semelhantes...

 

O de cima é um hap do malawi. Se é desse estilo com tons vermelhos pode ser uma Protomelas taeniolatus (atenção que não é o da imagem), não me preocupava muito com peixes com esse aspecto excepto com o tamanho máximo do peixe.

 

O outro axadrezado é Julidochromis regani ou Julidochromis marlieri, e é um tanganyika e tratam-se de espécies agressivas.

 

quanto mais agressivo o ciclideo, maior precisa de ser o aquario e mais parceiros precisa.

 

Não são minhas de todo. mas vou tratar de tirar umas quantas para facilitar a ajuda da vossa parte tambem... até agora, esse julidochromis n tem manifestado qualquer comportamento de agressividade, mas se tal vier a suceder, vendo-os e mantenho as espécies mais pacíficas...ainda tenho MUITO q aprender está visto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não são minhas de todo. mas vou tratar de tirar umas quantas para facilitar a ajuda da vossa parte tambem... até agora, esse julidochromis n tem manifestado qualquer comportamento de agressividade, mas se tal vier a suceder, vendo-os e mantenho as espécies mais pacíficas...ainda tenho MUITO q aprender está visto!

 

Finalmente, aqui seguem algumas fotos do aquário já montado! A qualidade não é das melhores mas já dá para ter uma ideia dos peixes aos quais me referia... Uma dúvida: parece-me haver alguma porcaria excessiva na água e ainda só os mudei na passada quinta feira... É normal? estará o tubo de sucção do filtro muito para cima, devendo estar mais junto ao fundo?

 

Obrigado malta!

 

Pic_19889_1.jpg

 

Pic_19889_2.jpg

 

Pic_19889_3.jpg

 

Pic_19889_4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens problemas de compatibilidade visiveis. Os melanochromis auratus é uma companhia demasiado agressiva para os labodichromis caeruleus. Alias isso pode explicar porque os dois amarelos (labidochromis caeruleus) estão num canto. o minimo de labs a ter é 3 (sexo é indiferente).

 

O hap é do tipo "peakock" possivelmente aulonocara sp. Se calhar Aulonocara stuartgranti ou algo semelhante.

 

A água está suja se calhar a areia não está limpa... se calhar deverias colocar uma esponja no filtro caso não tenhas... podes tentar uma TPA também...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens problemas de compatibilidade visiveis. Os melanochromis auratus é uma companhia demasiado agressiva para os labodichromis caeruleus. Alias isso pode explicar porque os dois amarelos (labidochromis caeruleus) estão num canto. o minimo de labs a ter é 3 (sexo é indiferente).

 

O hap é do tipo "peakock" possivelmente aulonocara sp. Se calhar Aulonocara stuartgranti ou algo semelhante.

 

A água está suja se calhar a areia não está limpa... se calhar deverias colocar uma esponja no filtro caso não tenhas... podes tentar uma TPA também...

 

Os amarelos são 3 na realidade, apesar de só se verem 2 na foto, que foi tirada pouco depois de os ter mudado (estavam bastante tímidos, agora já estão mais dispersos pelo aquário).

 

A areia foi lavada dezenas de vezes com água a ferver e esponjas, tenho 2 azuis e 1 branca... Tenho um produto de cor leitosa (depois de aplicado) cujo objectivo é clarear a água...poderá isso resolver o problema? Se n estou em erro, TPA significa substituir x quantidade de água do aquário, por água nova e "repousada" certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a areia é apta a aquários?

 

esses produtos para clear a água... desconfias que isso são algas ou algo semelhante? Se é sujidade não me parece a solução certa, se forem algas, é algo que se resolve de forma natural.

 

TPA significa Troca Parcial de Água que visa substituir uma percentagem da água velha (pelo metodo de sinfonagem para a remoção de dejectos dos peixes e nitratos) por água nova da torneira. A quantidade que se retira de água varia conforme o objectivo, a habituação dos peixes e a quantidade de nitrato na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a areia é apta a aquários?

 

esses produtos para clear a água... desconfias que isso são algas ou algo semelhante? Se é sujidade não me parece a solução certa, se forem algas, é algo que se resolve de forma natural.

 

TPA significa Troca Parcial de Água que visa substituir uma percentagem da água velha (pelo metodo de sinfonagem para a remoção de dejectos dos peixes e nitratos) por água nova da torneira. A quantidade que se retira de água varia conforme o objectivo, a habituação dos peixes e a quantidade de nitrato na água.

 

Sim, foram 12 kg de areia de coral que comprei no templo aquático, perto de onde trabalho... mas a sujidade à qual me referia, são dejectos dos peixes mesmo! Pensei foi que o filtro fizesse um trabalho mais "eficiente"...Há muita "porcaria" no fundo do aquário, no lado oposto ao do tubo de extracção, daí ter perguntado se o problema podia estar no posicionamento do mesmo. O aquário foi montado há 8 dias, n teve tempo de formar algas ou algo do género. Quando falaste na sujidade da água, pensei q te referias à turvidade... em último caso, posso sempre aspirar toda aquela porcaria, aquando do TPA...que achas?

 

Já agora, gostava também de um feedback teu relativamente ao balanço espécies/tamanho do aqua.!

 

 

Agradeço-te mais uma vez toda a paciencia tida até agora! Grande abraço!

Editado por tiaguezas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- mas não sei ao certo como tens o setup.

 

  1. tens que dizer o tamanho do aquário em comprimento e litragem. Em média, depois de atingires o mínimo de litragem requerida, começa a interessar o comprimento e a decoração.
  2. saber que espécies tens ao certo e tamanhos máximos delas.
  3. o filtro que tens: capacidade e principalmente os litros/hora. (pode estar aqui o problema da sujidade da areia).

o povoamento não é linear. Depende da tua acção, TPAs, Litros/hora, plantas existentes no aquário , superficie do aquário CxL e litragem.

 

  • filtro deve fazer no minimo dos minimos 5X. se tiveres um filtro fraco podes colocar uma bomba de circulação para ajudar
  • Em plantas, prefere valisneria spiralis em vez da gigante, pois espalham-se mais rápido, precisam de menos luz e menos fertilização. Serão mais eficientes como filtro natural.
  • deves ter atenção ás espécies que colocas, a sua agressividade e tamanho máximo em adulto.
  • em ciclideos africanos, o povoamento elevado reduz a agressividade e o bullying, mas precisas de ter muita atenção em relação à carga biologica e evitar espécies que partilhem os mesmos nichos ou do mesmo género.
  • TPAs semanais (com recurso a cifão), limpeza mais espaçada do filtro, mas deve ser feita. Não interessa se continua ou não a funcionar e a água estar cristalina, o filtro saturado deixa de filtrar e começa a ser a fonte do problema.
  • Pouca comida
  • um dica importante é a decoração. deves fazer duas zonas rochosas com tocas e não apenas uma.

layout

conjunto de pedras desenhadas como circulos O

meio do aquário x

Se te interessas por aquascaping [__O_x___O_]

se não te interessas por aquascaping podes fazer assim [_O___x___O_]

pedras a meio com vallisnerias atrás.

 

por ultimo: NUNCA COMPRAR CICLIDEOS AFRICANOS SEM SABERES O QUE ESTAS A COMPRAR. A diversidade nos ciclideos africanos é muito grande. Quer em comportamento, tamanho, aspecto, nichos que usam, uns são predadores outros herbivoros, uns são lutadores e outros zen (se comparados com outros ciclideos).

 

Primeiro vai a loja, aponta o nome ou pede que te apontem, e em casa pesquisa na internet ou pergunta nos foruns. Se nãosabem dizer o que têm, a loja não é fiável para comprares esses peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- mas não sei ao certo como tens o setup.

 

  1. tens que dizer o tamanho do aquário em comprimento e litragem. Em média, depois de atingires o mínimo de litragem requerida, começa a interessar o comprimento e a decoração.
  2. saber que espécies tens ao certo e tamanhos máximos delas.
  3. o filtro que tens: capacidade e principalmente os litros/hora. (pode estar aqui o problema da sujidade da areia).

o povoamento não é linear. Depende da tua acção, TPAs, Litros/hora, plantas existentes no aquário , superficie do aquário CxL e litragem.

 

  • filtro deve fazer no minimo dos minimos 5X. se tiveres um filtro fraco podes colocar uma bomba de circulação para ajudar
  • Em plantas, prefere valisneria spiralis em vez da gigante, pois espalham-se mais rápido, precisam de menos luz e menos fertilização. Serão mais eficientes como filtro natural.
  • deves ter atenção ás espécies que colocas, a sua agressividade e tamanho máximo em adulto.
  • em ciclideos africanos, o povoamento elevado reduz a agressividade e o bullying, mas precisas de ter muita atenção em relação à carga biologica e evitar espécies que partilhem os mesmos nichos ou do mesmo género.
  • TPAs semanais (com recurso a cifão), limpeza mais espaçada do filtro, mas deve ser feita. Não interessa se continua ou não a funcionar e a água estar cristalina, o filtro saturado deixa de filtrar e começa a ser a fonte do problema.
  • Pouca comida
  • um dica importante é a decoração. deves fazer duas zonas rochosas com tocas e não apenas uma.

layout

conjunto de pedras desenhadas como circulos O

meio do aquário x

Se te interessas por aquascaping [__O_x___O_]

se não te interessas por aquascaping podes fazer assim [_O___x___O_]

pedras a meio com vallisnerias atrás.

 

por ultimo: NUNCA COMPRAR CICLIDEOS AFRICANOS SEM SABERES O QUE ESTAS A COMPRAR. A diversidade nos ciclideos africanos é muito grande. Quer em comportamento, tamanho, aspecto, nichos que usam, uns são predadores outros herbivoros, uns são lutadores e outros zen (se comparados com outros ciclideos).

 

Primeiro vai a loja, aponta o nome ou pede que te apontem, e em casa pesquisa na internet ou pergunta nos foruns. Se nãosabem dizer o que têm, a loja não é fiável para comprares esses peixes.

 

Thanks my friend! Até agora, o único que parece dar problemas de agressividade é o melanochromis, os outros têm-se manifestado extremamente pacíficos! O aquário tem 1m de comprimento x 30 de profundidade x 40 de altura. A água parece-me bastante cristalina de momento, sendo que à primeira vista, os únicos problemas que identifico são a agressividade já referida daquele sujeito, e o excesso de dejectos no fundo do aquario, aos quais vou já pôr fim hoje com uma TPA. Relativamente às tocas, tenho 2 côcos (1 em cada ponta) e uma rocha grande ao centro do aquário com bastantes orifícios e recantos (tal cm está na foto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta! cá estou eu de volta...lol

 

Depois de muito observar o aquário novo, conclui que apesar do aumento de espaço, o melanochromis auratus continua muito "patrão" para o meu gosto. Assim sendo, fui a uma loja que me perguntou quanto queria eu pelo peixe. Ele tem aprox. 8 cm e posto isto, n faço ideia quanto deva pedir por ele (sim vou-me ver livre dele e substitui-lo por uma espécie mais pacífica)... alguém me pode dar algum conselho?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais