Plantas para aqua de oscars


Bruno Marques

Recommended Posts

Boa tarde a todos

Tenho um aquário de 260L com 2 oscars e um nigrofasciatus. Como sempre ouvi dizer que os oscars dão cabo das plantas, resolvi, quando montei o aquário, não meter plantas e meter apenas pedras (não calcárias). Faço TPA´s semanais tentando meter o PH da agua nova que introduzo a 6,5 +/-. Este fim de semana fui medir o PH do aquário e estava a 5,5. De seguida medi os nitratos e estavam a cerca de 50mg/l. Deduzo que estes valores provenham da sujidade que os oscars fazem. Pesquisei na internet uma forma natural de reduzir o valor dos nitratos e reparei que introduzindo plantas, estes valores podem diminuir. Apesar de os oscars terem tendência para dar cabo das plantas, estou disposto a arriscar e introduzir 2 ou 3 plantas. Só que, quando montei o aquário, não tinham intenções de meter plantas, também não meti substrato. Apenas meti areão.

A minha questão é a seguinte: Será que existe alguma planta que não necessite de substrato?

A luz que já vinha no aquário já é de floração mas como não tenho substrato, tenho duvidas se haverá alguma planta que se alimente apenas pelas folhas.

Pensei em meter musgo de java nas pedras e meter aquelas "bolas de relva" (não sei o nome) mas não sei se será suficiente.

 

Bruno Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Reconheço ser muito difícil mantermos plantas em aquários com Oscars pela bagunça que eles fazem no cascalho e confesso que nunca presenciei a criação desta espécie com plantas flutuantes, mas, acho possível mantê-los com plantas mais resistentes como amazonense, desde que estejam bem fixadas.

 

Abraço.

 

FDRFORTAL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por as plantas flutuantes... ainda para mais multiplicam-se muitíssimo rápido (a maioria delas)

 

Desloca-te a uma loja da especialidade e pergunta ao lojista por estas plantas, se for simpático ainda tas dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais