Recommended Posts

Publicado

Pessoal num aquário com algas nas plantas, daquelas tipo cabelos (veludo), é possivel eliminar a 100% as algas das mesmas ?

Ou a solução passa por remover as plantas todas, o entao ir cortando os pés mais infestados ?

Publicado:

Ola

1º não´há forma nenhuma de acabar com 100% de algas.

2º Podes tentar remover manualmente as algas, mas elas sertamente voltarao.

3º Olha é tudo uma questão de equilibrio. Tens de conseguir conciliar a quantidade de luz suficiente, a quantidade de nutrientes suficientes, plantas suficientes, co2, de forma a que as plantas ganhem a competição com as algas. Se alguma das condições nao estiverem equilibradas certamente teras um boom de algas.

4º Podes tambem por no aquario peixes, caracois e camaroes que te ajudem contralar as algas

Abraço

Publicado:

Se existem algas é porque o aquário não se encontra em equílibrio. Esse desequíbrio pode advir de uma série de razões que o Luis Rodrigues tão bem enumerou. Descobrir a causa da existência de algas nem sempre é uma tarefa fácil, pois elas podem aparecer derivado a um factor ou a uma conjugação de factores que leva tempo a determinar...

Respondendo directamente:

-Não existe maneira de eliminar algas a 100%;

-Mesmo que se elimine uma grande percentagem de algas não existe a garantia que elas não voltam a aparecer (as mesmas ou outras...)

Chamo a atenção para este artigo: http://www.otocinclus.com/articles/algae.html , indicado anteriormente pelo Sérgio Veterano...

Pela minha experiência é de primordial importância a existência de Sae`s e otos... por muita "burrada" que se faça , haverá sempre uns "amigos " com um apetite voraz por algas , minimizando assim os problemas...

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Olá,

Vão-me desculpar a discordância mas isso de as algas não desaparecem a 100% é relativo; se estivermos a falar de green spot, até acredito, qual é o aquário que não tem green spot..

Agora, dizer que "hair algae" que no caso parece ser o que o nosso amigo tem no aquário não desaparece a 100% não é de todo verdade. O mesmo vai para filamentosas, BBA, BGA etc..

Como disseram e bem as algas advêm de desiquilibrios, ou seja, não estamos a fornecer ás plantas o ambiente ideal para se desenvolverem, e daí resultam algas.

Se em vez de andarmos com técnicas de mudar de lâmpadas, mudar o espectro, reduzir a iluminação, blackouts, algicidas e sei lá mais o quê, esquecemo-nos que se as plantas tiverem as condições ideais (e quando digo ideais, não é necessário ter os valores da água num nível de perfeição absoluto), as algas vão embora. Nutrientes a mais.. algas. Nutrientes a menos.. algas. Na medida certa.. plantas saudáveis (e na pas de algas).

Os peixes que comem algas, resolvem parte do assunto, ou seja, vão comendo as algas, mas alguma coisa sempre fica, e nada nos garante que o estado de desenvolvimento das algas não suba para o pior dos estados - água verde :oops:

Conclusão: concentrem-se mais no crescimento saudável das plantas; afinal de contas é esse o objectivo do aquário: plantá-lo e não andar numa guerra eterna contra as algas.

Ah, se têm dúvidas de aquários 100% sem algas (sem contar obviamente sem a tradicional green spot no vidro) dêem uma voltinha por este fórum. Se não encontrarem nada eu posto aqui os links.

Abraço

Publicado:

Amigo Its Me

Quando fui á batalha ajudar a montar o stand do forum, apareceu lá o Sergio Veterano com os seus plantado espetaculares. Tive de procurar, mas as algas estavam lá. Não te esquesas que as condições ideais para plantas tambem o são para algas.

Abraço

Publicado:

Olá,

Já esperava qualquer coisa do género haha.

Para não estar a ir para aquários de outros países (para não haver bocas de truques de Photoshop etc...), eu posso mostrar-te o meu pessoalmente para verificares; só há o problema de eu ser de Aveiro mas a minha porta está aberta. Se quiseres a foto também não há crise, só que com fotos fica sempre a dúvida do Photoshop (de qualquer maneira eu posso mostrar se quiseres). Tens outra hipótese que fica mais perto de ti que é pedir ao ramirezi para te mostrar qualquer aquário dele. Cada filamentosa, BBA, BGA (whatever) que encontrares mando-te umas mudas de plantas.

Digo e repito, quanto á green spot é perfeitamente normal teres alguma coisa no vidro ou até em troncos/pedras que até dá um efeito natural; agora, filamentosas, BBA, BGA não existem em aquários com um crescimento saudável das plantas.

Abraço