Nano de Invertebrados


D-Backs

Recommended Posts

Boas noites!

 

Quero me lançar num projecto Cubo Vodafone (5L) de Invertebrados (Camarões e Caracóis) mas tenho algumas duvidas de compatibilidade...

 

- Possuo 2 Ampulárias que no comunitário têm de andar de antenas encolhidas pq os Kinguios as vezes vão lá bicar.

- Possuo 2 Neritinas Zebra e aí umas 20 physas c/ 2mm q estão numa maternidade para evitar serem comidas pelos Kinguios.

 

- Gostava de adquirir: Crystal Red's (1 casal), Crystal Black's (1 casal), Red Cherrys (2 casais), 1 micro lagostim.

 

Esta malta toda é toda compativel ou estão aqui grandes incoerências?

 

Flora para este nano:

- 1 anubias nana

- musgo de Java

- Ceratophylum demersum

 

Qualquer opinião é bem vinda!

Obrigado.

 

Bartolomeu Paes aka D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Estam aí grandes incoerências :D

Fauna e espécies demais, para um espaço tão pequeno.

Crystal Red e Crystal Black, são camarões sensíveis, que com pequenas oscilações de parâmetros podem ser afectados e até mesmo morrer.

Um "micro" lagostim, só é micro, quando é juvenil, porque depois disso cresce, e pode crescer muito, dependendo da espécie.

Os red cherrys, serão a única opção mínimamente viável para esse espaço, com alguma atenção aos parâmetros e sobre-população.

No que toca aos caracóis, mais uma vez, tens aí muitos caracóis, mas podes meter sem problemas, as neritinas e as physas, apenas as ampulárias é que se podem tornar no inconveniente.

Abraço,

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tendo em conta as dimensões do cubo eu optava pelas neritas e red cherry.

 

Os Cristal red e black só com cuidados redobrados.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tendo em conta as dimensões do cubo eu optava pelas neritas e red cherry.

 

Os Cristal red e black só com cuidados redobrados.

 

cumps

 

Podes definir "cuidados redobrados"?

É que se for "só" controlo da temperatura, testes semanais, cuidado com as horas de iluminação, com a comida, TPA's meticulosas e coisas assim eu estou disposto a arriscar porque acho os RED e os BLACK lindos! :blush: Se for questão de espaço pronto, espero por outra ocasião.

 

As ampulárias são pequenas (1 cm cada) e só as queria ter aqui para crescerem um pouquinho e depois iam de novo para o comunitário.

 

O lagostim aguentava-se bem num comunitário de kinguios e neons chineses ou é fatela? Pelas ftgs da net aquelas pinças assustam-me um bocado, tendo em conta que os kinguios são "curiosos" demais! :split: Arriscava-me a ver o lagostim a esventrar um kinguio e a fazer um banquete, Sim ou Não?

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O que requer grande cuidado é os parametros estaveis ph, gh e kh e em aquarios pequenos é mais dificil.

 

Quanto ás Ampularias são pequenas mas precisam de espaço para cresçer.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E em relação ao lagostim?

Já estive a informar-me e é um CPO (Cambarellus Patzcuarensis orange). Se calhar não compro...

E deixo as ampulárias no comunitário talvez, não?

 

Cumps!

Muito obrigado pela ajuda que têm dado =)

Editado por D-Backs

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então...e filtro??

 

Não é necessario?!

 

Julgo ser fundamental...mesmo para um Vodafone. Nem que seja uma bomba de ar...mas alguma «maquina» tens de ter, para te movimentar e/ou filtrar a água, trocas gasosas,etc, o resto fica para os expertes.

 

Sem isso, e olha que falo por experiencia propria (infelizmente), não te safas, mas...cada caso é um caso.

 

Cump.

 

Bruno Guerra

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O Cambarellus patzcuarensis 'Orange', muito menos, precisam de aquários com um mínimo de 30 l, são algo sensíveis, também e devem ser mantidos aos pares, trios ou colónias e não singularmente.

Recomendo-te que leias um pouco antes de te aventurares, em seja o que fores, e nunca mantenhas espécies, só porque são bonitas... E até porque geralmente, no mundo dos invertebrados, bonito é quase como um equivalente ao difícil de manter ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, a sério, muito obrigado pelas respostas!

Têm sido muito prestáveis e eu cá vou "aguentar os cavalos" em relação aos invertebrados até ter condiçoes favoraveis para eles... E se calhar começar com as Neritinas, as Physas e uns Red Cherrys.

Já me parece suficiente, por agora.

 

Vou dando notícias, claro!

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Malta o Cubo está estabelecido há 1 semana, utilizei só água do aquário comunitário e tem o seguinte:

Fauna

2 niritinas zebra

1 ampulária c/ 1cm

10 ou 20 physas

2 casais de Red Cherrys

 

Flora

1 anubias nana

Musgo de Java, ambas presas a um tronco que julgo ser Black Moor

Ceratophyllum Demersum (Hornwort) a flutuar

3 folhinhas de Duckweed que queria ver se se multiplicavam para eu tirar o ceratophyllum... A ver vamos.

 

Não tenho filtro por isso: areia fina e areão preto por cima mais as plantas para a filtragem biológica e uma bomba de ar para as trocas gasosas e movimentação da água. TPA's estava a pensar 1L - o cubo leva 5L portanto é TPa de 20% - 2x por semana: 1 de água da torneira repousada e 1 da água ciclada do comunitário. O que acham disto?

 

Ontem tive a felicidade de verificar que as fêmeas RCS desovaram e que andam aí pelo menos 5 micro camarões pelo areão! Provavelmente são muitos mais mas até agora so contei esses. Milagre da Vida :D

Estava muito contente até me ter morrido há poucas o maior macho RCS que tinha. ;) Creio que isto sucedeu porque eu ontem fiz a primeira TPA com água da torneira que ficou a repousar 24h e posso ter afectado os bichos. Terá sido? Por agora estou a alimentá-los só com spirulina, amanhã vou comprar ervilhas para fazer a famosa "papa" do Hugo R. Silva mas vi o falecido macho a comer 1 floco de spirulina de 1cm de diâmetro quase todo sozinho.

Os camarões podem morrer por excesso de alimentação?

 

Desde já obrigado!

Cumps e boa aquariofilia.

 

Só mais uma coisa: há bastantes dejectos/sujidade desta malta toda no areão, facto que me assuta um bocado, visto que não posso aspirar o fundo por causa da areia que está por baixo do areão. Será grave ou algum destes meninos me limpará o fundo?

Editado por Hugo R. Silva

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá sim excesso de comida é um dos factores de morte nos camarões.

 

E se não limpares o areão ele irá ficar cada vez mais sujo, mangueira daquelas fininhas das bombas de ar e muito devagar sugas a porcaria para dentro de um recipiente (eu optaria por incolor/transparente) para no final tentar verificar se vai junto algum camarão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar fazer isso do tubinho e do recipiente transparente. Bom, como não quero mais mortandade, quero então saber se me podem dar algumas dicas e informaçoes sobre os hábitos alimentares dos camarões.

 

Este fim-de-semana vou fazer "a" papa (JBL Vert em flocos substitui a spirulina, não?) mas até estarem os flocos secos e tal, com que frequência acham que dê uma pitada de spirulina?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais