joaoFonseca Publicado Janeiro 8, 2005 Publicado Janeiro 8, 2005 Tenho um aquario de 100x40x40 com um "compartimento"/caixa onde se colocam as materias filtrantes e uma bomba (penso que se chama filtro de decantação). Numa loja disseram-me que os filtros exteriores eram muito melhores e aconselharam-me a comprar um so que para conseguir por 1 no meu aquario tinha que tentar fazer uns buracos na tampa do aquario pois não ha espaço para passarem os tubos. Queria saber se realmente compensa comprar um filtro exterior ou se posso continuar com o que tenho. Gostaria que me respondessem o + rapidamente possivel. João Citar João Fonseca
nunomiguel Publicado: Janeiro 8, 2005 Publicado: Janeiro 8, 2005 Se fosse eu não comprava. Acho que com um de decantação ficas bem servido. Mas isso sou eu, claro... Se tiveres euros para gastar compra um externo (mas não vejo necessidade). Acho que mais rapidamente é impossível. Citar Cumprimentos, Nuno
jalves Publicado: Janeiro 8, 2005 Publicado: Janeiro 8, 2005 Qual é a capacidade da bomba? Assim a olho, quantos litros de media consegues lá por dentro? (tirando o espaço para a esponja de filtragem mecanica) Citar Cpmts, João
joaoFonseca Publicado: Janeiro 9, 2005 Autor Publicado: Janeiro 9, 2005 ola a todos! foste realmente rapido nunomiguel=) Gostaria de ouvir opinioes de mais pessoas... jalves: nao sei muito bem a capacidade do filtro mas tem cerca de 35/40cm de comprimento, 35/40cm de altura e +/- 10cm de largura. Ocupa um dos lados (laterais) do aquario. As materias filtrantes que tenho sao: esponja, lã de vidro, ceramicas e carvao com resinas(disseram-me para por porque a agua estava muito turva). Apesar de ja ter posto o carvao a algum tempo a agua continua turva e um bocado esverdeada. O que me aconselham a fazer? João Citar João Fonseca
joaoFonseca Publicado: Janeiro 9, 2005 Autor Publicado: Janeiro 9, 2005 ola a todos! foste realmente rapido nunomiguel=) Gostaria de ouvir opinioes de mais pessoas... jalves: nao sei muito bem a capacidade do filtro mas tem cerca de 35/40cm de comprimento, 35/40cm de altura e +/- 10cm de largura. Ocupa um dos lados (laterais) do aquario. As materias filtrantes que tenho sao: esponja, lã de vidro, ceramicas e carvao com resinas(disseram-me para por porque a agua estava muito turva). João Citar João Fonseca
joaoFonseca Publicado: Janeiro 9, 2005 Autor Publicado: Janeiro 9, 2005 esqueçam o ultimo post, foi engano. Citar João Fonseca
rmiguel Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 Boas Eu concordo com o Nuno. Eu tenho uma aqua desse tamanho e só tenho o filtro interno tipo o teu, e só tem 1 esponja mais nada. Ja tenho cá peixes á mais de 2 anos, plantas a montes e n tenho tido problemas nenhuns. Mas é claro que mais um filtro não te fazia mal nenhum. Aguarda por mais opiniões. Fica... Citar
jalves Publicado: Janeiro 9, 2005 Publicado: Janeiro 9, 2005 Isso daria 12L o que seria bastante bom para o tamanho do teu aquário. O prob é que não deves de usar isso tudo. Mas com essa capacidade, acho que não vale a pena ires para um externo. Assim tens mais capacidade do que com alguns filtros externos. Mas substitui as ceramicas por Substrato (efhisubstrat no caso da eheim) que permitem colonizar muito mais bactérias. Assim optimizas o espaço, e reduzes (acho que eliminas mesmo) a necessidade de um filtro externo. Qt mais substrato conseguires por dentro do filtro melhor. A bomba deve fazer 3x a capacidade do aquario, ou seja, no teu caso aproximadamente 600L/h. Eu não optei por esse tipo de filtro por uma questão meramente estética. Qt à agua estar esverdeada, isso é excesso de luz ou excesso de nitratos, ou mesmo as duas coisas. Faz um teste à agua para tirares conclusões. Se for excesso de nitratos, mostra que o teu filtro está a funcionar bem! E nesse caso, aconselho-te o mesmo que me aconselharam a mim! poe muitas plantas no aquário! espero ter ajudado. Citar Cpmts, João
nunomiguel Publicado: Janeiro 10, 2005 Publicado: Janeiro 10, 2005 As materias filtrantes que tenho sao: esponja, lã de vidro, ceramicas e carvao com resinas(disseram-me para por porque a agua estava muito turva) Turva como? Tens matéria em suspensão na água? Se for este o caso tens de limpar mais frequentemente a esponja/lã do filtro. Também podes ter é um débito fraco da bomba. Tens de ver isso. Eu concordo com o Nuno. Eu tenho uma aqua desse tamanho e só tenho o filtro interno tipo o teu, e só tem 1 esponja mais nada. Coloca cerâmica. Só com esponja não consegues uma boa "base" para a colonização das bactérias. Além disso, quando limpas a mesma perdes muitas bactérias. Nada como colocar cerâmica. :D Claro que o aquário "tem estado a funcionar bem" mas acho que não perdias nada se colocasses. Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts